Pessoalidades

... Sobre livros ...

18:27Denny Baptista

(imagem de uma biblioteca que só não é mais perfeita por não ter mais espaço ainda, DAQUI)

Adoro ler. Amo, é uma das minhas maiores paixões. Ultimamente tenho sido bastante relaxada e tenho lido pouco, ainda que todos os dias. Uma liquidação de perfumes ou roupas não me deixa tão doida quando promoções de livros! 

Então vi um questionário no blog da Manu sobre o assunto e resolvi responder também. Vamos lá?

1. Qual sua hora favorita para ler?
Antes de dormir, porque aí já entro num clima mais calmo, deitada na cama e depois só largar o livro no criado mudo e dormir.

2. Você lê durante as refeições?
Dificilmente. E quando leio, são revistas ou jornais.

3. Você tem algum mau hábito quando lê?
Acho que não. Ao menos não com relação à leitura em si. O que faço errado é algumas vezes ler sob pouca iluminação, em posições erradas, e tal.

4. Quantas horas por dia você lê?
Eu leio praticamente o tempo todo. Mas falando de livros especificamente, acho que cerca de 1 hora por dia.

5. Você lê mais ou menos do que lia, digamos, há 10 anos atrás?
Leio muito menos. Lembro de no Ensino Médio ter "secado" a biblioteca escolar, lia de um a dois livros por semana. Agora levo meses em um só.

6. Você se considera um leitor rápido?
Não mais. Já fui rapidíssima, mas agora a falta de tempo e a mania de me envolver com várias coisas impedem que eu progrida tão rapídamente na leitura.

7. Se você pudesse ter qualquer superpoder relacionado a livros, qual seria?
Queria lembrar de todas as histórias, tais quais a li, e de todos os livros que já li, ou seja, queria o superpoder de uma memória sem falhas.

8. Você carrega um livro com você para todo lugar que vai?
Apesar de ter livros em casa, sempre ter um no trabalho (embora NUNCA tenha tempo de ler) e sempre levar um na mala em viagens, não levo livros na bolsa, por exemplo.

9. Que tipo de livro você prefere ler?
Histórias. Em geral. Fantasiosas ou reais. Suspense, mistério, romance, drama. Uma pitada de comédia de vez em quando. ;)

10. Quantos anos você tinha quando fez sua primeira carteirinha em uma biblioteca?
27 anos. Sério, hahahaha... Nas bibliotecas das escolas que estudei não havia sistema de carteirinhas, e nunca peguei livros na biblioteca municipal (que, a propósito, sempre achei péssima) da cidade onde morei até me casar. Fui fazer aqui em Santo Ângelo, mas confesso que só peguei um livro até agora, tenho muito o que ler em casa ainda.

11. Qual o livro mais antigo em sua coleção? (A cópia física mais antiga? O que está há mais tempo em sua coleção? O de copyright mais antigo?)
A Bíblia, definitivamente. E considero ela a parte mais efetiva da minha biblioteca, porque leio sempre!

12. Você lê na cama? Gosta de ler na cama?
Adoro, conforto acima de tudo.

13. Você escreve nos seus livros?
No máximo, colocava os nomes nas contracapas. Agora nem isso tenho coragem de fazer, me dá dó, rs.

14. Se você pudesse dar um conselho a alguém que acabou de se tornar um leitor, qual seria?
Leia SEMPRE. Tudo o que estiver à mão. Até bulas de remédios. ^^

15. Qual foi o último livro que você leu? Qual você está lendo agora?
O último que li foi "Marley e eu". No momento estou lendo dois, simultaneamente: A Guerra dos Tronos - As crônicas do gelo e do fogo - Livro UM, e a Bíblia, que costumo ler diariamente, três ou quatro capítulos, desde que me entendo por gente.

16. Qual foi o último livro que você deu de presente a alguém?
Vou citar dois, porque um já entreguei e outro comprei hoje, mas levará uns 20 dias pra chegar, então não sei se já posso considerar como "dado". O último livro que entreguei foi o "Dez ursos na cama - Um livro para contar e sentir", que dei pra minha priminha de 5 anos. E hoje comprei o livro "Arte Moderna" que comprei de presente de aniversário para o marido, porque sei que ele irá usar no mestrado.

17. E qual foi o último livro que você ganhou de presente?
Ganhei a coleção Gurra dos Tronos  da Lorena e do Paulo  *_*. 

18. Algum livro que você já tenha lido várias vezes e não cansa de reler?
A Bíblia, de novo, rs. Leio sempre, sempre. Mas um livro que li na adolescêncis umas duas vezes e que leria novamente agora é "O garoto sardento e os Comanches". Muito legal!

19. Cite um, apenas um... Ok, 3 livros que te fizeram chorar.
Chorei com muuuuitos! Mas tem que escolher né. "O Diário de Anne Frank", definitivamente. "Um certo Capitão Rodrigo", do Érico Veríssimo também. E "A menina que roubava livros", fantástico.

20. O livro mais vergonhoso que você possui.
"O doce veneno do escorpião", aquele famoso da Bruna Surfistinha. Só não pus fora ainda porque tem uma extensa dedicatória na contracapa, nada interessante de ser lida por outros. o_O

21. Digamos que exista apenas uma biblioteca no mundo todo, e que ela tenha todos os livros já escritos na história da humanidade - e ela pegou fogo. Você só teve tempo de salvar três livros. Quais?
A Bíblia - um pouco de esperança.
Uma enciclopédia completíssima (como a que a Manu citou, rs) - um pouco de história.
E uma enciclopédia ortográfica - os que escreverão a partir de então irão precisar.

22. Já fez amigos em uma livraria?
Não temos muitas livrarias (recônditos exclusivos de livros) por aqui, e nas que visitei em minhas viagens, sempre estava já acompanhada, então não senti a necessidade - nem tive a oportunidade - de conversar e fazer amizade com alguém.

23. Qual foi a conversa mais interessante que você já teve em uma livraria?
Na Saraiva, em Joinville, meu marido e eu estávamos olhando um livro sobre design gráfico e publicidade, com anúncios inusitados e muito, MUITO engraçados. Então ficamos ali lendo, rindo, conversando e inventando novas "pérolas", rs.

24. Se você está vendo alguém ler, que hábito dessa pessoa pode te irritar?
Eu realmente não presto atenção na leitura dos outros, acho que seria interessante fazer isso, pois é uma chance bacana de compartilhar ideias (desde que não no meio da leitura, claro). Mas nunca prestei atenção nisso, mas acho que me irritaria ver alguém manipulando um livro com desleixo.

25. Qual foi o sonho mais bizarro que você já teve depois de ler um livro?
Quando li a biografia (não autorizada) do Tom Cruise, e todo aquele enfoque - exagerado - que se dá ao seu envolvimento com a Cientologia, sonhei que ele estava conversando com uns bichinhos gosmentos e pedindo para que eles saíssem do seu corpo, e eu estava muito assustada vendo esse diálogo, os bichinhos eram horrorosos, kkkkk! (os cientologistas acreditam que muitas doenças, etc, são causadas por "seres" que ficam neles, então eles ficam "conversando" com esses seres até que eles o respondam (eles são muito chatos e não gostam de conversa) e pedem para que vão embora, e quando esses seres vão embora a doença e a paz são restauradas. Uma explicação simplista, mas é bem por aí, rs)

Então, acho que era isso, rs...


Beijo!

P.S. ~> A propósito, quem quiser me ADD no Skoob, olha o link aí ~> http://www.skoob.com.br/usuario/perfil/159508/perfil:on

Você pode gostar destes também

1 comentários

  1. Realmente, cara-gêmea, nos superamos nas semelhanças agora, HAHAHAHAH

    Eu não conhecia muitas das teorias da Cientologia, mas essa das doenças é interessante. Vai que é isso mesmo, vai saber né. Ciência moderna ia testemunhar um suicídio em massa se fosse verdade, HUAHAUHAUH

    Beeeijo!

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato