Dieta Dukan

Pão de farelo de aveia Low Carb Dukan - Receitas de forno

23:55Denny Baptista

Eu faço esse pão desde que entrei na dieta. É um pão gostoso, que já fornece os farelos diários necessários (e, dependendo da quantidade que decidir comer, ainda sobra um farelozinho para alguma outra coisa). No início da dieta pesquisei diversas receitas. Esta encontrei no canal Dukan do YouTube. Mas ele não ficou legal da primeira vez que fiz. Segui as medidas direitinho, utilizando medidores culinários e tudo e a massa não ficou com a textura  nem de perto semelhante à textura mostrada no vídeo, ficou muito líquida, o pão meio que esbugalhava, sabem? Enfim, não ficou legal. Então pensei, pensei, pensei... opa! Porque não adicionar o farelo de trigo para dar mais firmeza à massa e, de quebra, dar aquela ajudazinha prometida por esse farelo na questão intestinal? Bingo! Então, basta acrescentar o farelo de trigo proporcionalmente à fase em que você se encontra na Dukan. Se você estiver na fase de Ataque, ponha 1 colher de farelo de trigo para cada colher de farelo de aveia. Se estiver na Cruzeiro, uma colher de farelo de trigo para cada duas colheres de farelo de aveia. A consistência da massa fica perfeita, e o resultado é um pão fofo e gostoso! Após a receita, vamos falar a respeito das porções diárias!

Então, vamos à receita? Não sem uma foto antes, claro!


Pão de farelo de aveia Low Carb Dukan

Ingredientes
  • 3 ovos;
  • 6 col. de sopa de farelo de aveia;
  • 6 col. de sopa de farelo de trigo (fase ataque) ou 3 col. de sopa (fase cruzeiro);
  • 8 col. de sopa de leite em pó desnatado;
  • 3 col. de sopa de iogurte desnatado;
  • 3 col. de sopa de leite desnatado líquido;
  • 1 col. de sobremesa de fermento em pó químico;
  • Sal a gosto;
Opcional: eu gosto de um pão mais docinho, então acrescentei 2 colheres de sopa de adoçante em pó culinário.

Modo de fazer:

Antes de fazer o pão, certifique-se de que todos os ingredientes encontram-se em temperatura ambiente. Isso melhora a qualidade ao pão e sua textura. Antes de começar a prepará-lo, ponha o forno pré-aquecer a 180ºC. Agora, vamos ao preparo.

No liquidificador, bata os ovos, inteiros, por cerca de 2 minutos, até que fiquem esbranquiçados e espumantes. Essa etapa é importante para a maciez do pão. Então, acrescente os ingredientes líquidos, um a um, batendo por 10 segundos a cada adição. Então, acrescente os ingredientes secos, exceto o fermento. Bata bem. Acrescente o fermento, e misture delicadamente, com uma espátula. 

Despeje a massa em uma fôrma adequada, do tamanho de uma fôrma de bolo inglês, ou de pão caseiro. Eu uso uma fôrma antiaderente e passo uma gotinha de óleo só para garantir que não grude mesmo (às vezes essas fôrmas nos passam a perna, não é mesmo?). Você pode usar a de alumínio normal, mas aconselho a untar um pouco mais, porque ela gruda um pouco, principalmente embaixo. Você também pode forrar a fôrma com papel manteiga e evitar a necessidade de untar. Ou utilizar uma fôrma de silicone, que dispensa gordura. 

Vai ao forno por 25 a 30 minutos. A partir dos 20 minutos é bom dar uma espiada para deixar o pão corado a seu gosto. Eu prefiro o pão mais clarinho, hoje deixei ele passar um pouco do ponto. 

Porções:

Se você decidir gastar toda sua cota de farelo de aveia com o pão, poderá comer 1/6 dele por dia na fase de ataque, e 1/3 dele na cruzeiro. Eu não faço propriamente a dieta Dukan, como vocês sabem, mas utilizo as "métricas" para farelos da fase cruzeiro da Dukan.

Esse pão rende sanduíches gostosinhos, e vai bem acompanhado de uma geleia diet!

Quem por aí fizer, me conta!

Beijão e boa semana a todos!

Você pode gostar destes também

0 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato