29/12/2013

Diário de Fitness: Dia 01 / Focus T25 - Fase Alpha

| |


Já falei algumas vezes do quanto eu precisava incluir alguma atividade física na minha rotina, certo? Encontrei várias barreiras neste sentido ultimamente, que vão desde a falta de vontade mesmo, até o clima e limitações financeiras. Caminhar tem sido difícil porque o calor por aqui está rolando a níveis tristes para pessoas que, como eu, sofrem com a pressão baixa. Sou muito branca e nas vezes em que caminhei consegui belas marcas de bermuda / meia do tênis / regata / camiseta, rs... Pareço uma zebrinha meu povo! 50 tons de Denise! Hahahahahaha... E, importante salientar, sempre uso protetor solar! Vejam bem o nível de radiação do senhor sol! As academias que têm bons preços estão lotadíssimas nessa época, e as que estão apenas lotadas praticam preços não muito amigos, digamos, rs. Aí fui me enrolando. 

Então, dia desses, a Pri Mayer, que já tinha um blog há tempos atrás, mas havia parado de postar, me avisou que estava retornando com um blog muito bacana! Fui espiar o blog e, lê um post aqui, um post ali, encontrei o Focus T25, que ela está fazendo.

Resumo: o Focus T25 é um programa de treino em vídeo, idealizado pelo renomado treinador físico Shaun T. São 3 fases (Alpha, Beta e Gamma), e vários vídeos com atividade física - que usa muito poucos equipamentos, na maioria das vezes nenhum - que vão se alternando dentro de um calendário que deve ser seguido para bons resultados. Cada vídeo tem duração exata de 25 minutos, mais 2 minutos para desaceleração cardíaca - o famoso "esfriar o corpo". E o melhor: você faz em casa! Para entender melhor o programa, vejam ESTE post da Pri.

Bom, eu vi os posts na sexta-feira, no sábado terminei de baixar todos os vídeos da fase Alpha (a primeira), que a Pri disponibiliza no blog,  meu marido converteu para um formato suportado pelo nosso DVD Player, e no hoje já comecei o programa! Querem saber como foi? 


O treino começa pelo Cardio. É uma série bem puxada, intensa, de aeróbico. Há o "grande grupo", que faz movimentos mais intensos, como pequenos saltos. E uma moça oriental, à direita da tela, que faz movimentos mais leves, para quem está ainda não consegue a intensidade os demais. Apesar do sedentarismo de quase 4 anos, achei que ia conseguir acompanhar esse grupo... POIS ME ENGANEI REDONDAMENTE, hahahaha... Consegui por cerca de 5 minutos, aí arreguei e acompanhei a mocinha da direita, rs... Mas fui até o final, sem parar, seguindo os movimentos direitinho, e procurando fazer com o máximo de correção e empenho. A vantagem de serem 25 minutos (que equivalem a uma hora de atividade física, dada a intensidade dos exercícios), é que é um alvo que DÁ PRA FAZER. É puxado sim, BEM puxado. Mas com determinação, o treinador estimulando, concentrando-se, dá pra fazer sim. Eu estou parada há praticamente 4 anos e consegui ir até o fim, sem parar. Ou seja, É POSSÍVEL. Vale a pena.

Ao final dos 25 minutos, eu estava assim:


Vermelha como um pimentão, e suada, MUITO suada. E quando parei, em alguns minutos comecei a suar ainda mais, rs... O calor por aqui tem ficado na faixa dos 38, 40ºC, e é nisso que dá. Depois do banho, um longo banho de água fria para conseguir me refrescar, eu estava cansadona. Mas não tanto quanto eu imaginava.

Dica para quem segue uma dieta à base de proteínas e com pouco carboidrato: deixe para consumir sua porção diária de farelos cerca de 40 minutos antes do treino, pois então seu corpo terá energia para os 25 minutos. Fiz isso e não me senti fraca em momento algum. Depois do banho, comi um iogurte, que é uma proteína que vai para a dona massa muscular ficar lindinha. E foi isso.

Super recomendo esse treino, com ele a gente não tem desculpa pra não fazer nada!


Beijão!


Comentário(s)
Comentário(s)