06/02/2014

The Biggest Loser - Dieta e emagrecimento: qual o limite?

| |

Acredito que a maioria de vocês deve conhecer o programa da rede NBC chamado The Biggest Loser. Para quem não conhece, resumidamente: The Biggest Loser é um programa veiculado por tv a cabo, pelo canal NBC, americano, que consiste no acompanhamento de obesos em busca do emagrecimento, através de alimentação adequada e atividade física. Quem perder mais peso, ao final do programa, recebe uma boa grana. É um programa campeão de audiência. São formadas equipes, cada uma monitorada por um treinador, que faz um programa super intensivo de treinamento físico e alimentação.

Porém, esta semana uma grande polêmica se instalou sobre o programa. Uma das participantes, Rachel Frederickson, venceu o programa. Atá aí, tudo bem. Acontece que ela perder cerca de 60% do seu peso inicial e aparenta alguém à beira de um distúrbio alimentar. As fotos:



Rachel entrou no programa pesando 117kg e saiu com 47kg. O programa dura 4 meses, ou seja, ela perdeu esse peso todo neste período de tempo. E é preciso lembrar que as câmeras costumam "engordar" as pessoas, então ela deve aparentar bem menos peso que nas fotos acima. No vídeo abaixo, do momento em que ela é apresentada com sua tranformação, observe a treinadora Jillian Michaels, antiga treinadora do programa. O rosto chocado dela, e lê-se nos lábios dela, claramente um "Oh, my God!" (oh meu Deus!). No entanto, o olhar dela não é de comemoração. É de preocupação. Veja:



Desde ontem o assunto virou uma grande polêmica, onde diversas pessoas criticam o programa e inclusive a própria Rachel. Chamam-na de anoréxica, entre outras coisas. Logo deve estar nos grandes portais do Brasil. Eu vi porque sigo a própria Jillian e ela foi questionada em sua própria página.

Por mim, ela poderia ter perdido só um pouquinho mais do que nesta foto, vejam que linda! No entanto, é preciso lembrar que é uma competição, e isso não significa que ela necessariamente vá ficar magra assim, ok?



Eu me preocupo, sinceramente, com essa menina. Não pelo peso perdido, porque isso ela pode recuperar o suficiente para parecer saudável e ficar bem. Me preocupa se ela está ou não preparada para essa enxurrada de críticas pessoais. Algumas críticas são muito ferozes! Creio que ela vá precisar de algum acompanhamento psicológico para conseguir lidar com isso.

A pergunta que fica para nós é: qual o limite do emagrecimento? Qual o limite de uma dieta? Que tipo de corpo eu desejo para mim? Um corpo possível, saudável, ou magro e esquálido? Ela estava em uma competição, mas e nós?

Nossa saúde é importante demais para virar brincadeira. Acho que esse caso merece uma reflexão. E agora, quero saber de vocês: o que vocês pensam sobre este assunto?

Beijos!


P.S.: essa também é a prova de que dá pra emagrecer sem ficar pelancuda né? Porque o emagrecimento, neste programa se dá em apenas 4 meses, vejam bem! Preciso do segredo, rs.
Comentário(s)
Comentário(s)