09/03/2014

Receitinha: doce de abóbora Diet / Dukan / Light

| |
Oi turma!

Nesse final de semana decidi fazer um docinho pra tirar o amarrrgo da vida ultimamente. Optei pelo de abóbora que é o que eu tinha em casa. Eu tenho facilidade para experimentar na cozinha, gravar informações, receitas, etc. E também de memorizar modos de fazer, e transpôr de uma receita para outra. Então, sabia que era basicamente cozinhar, adoçar e tava ok. 

Olhei diversas receitas na internet, mas todas pediam cal, e o passo a passo era cansativo e eu nem sempre estou no clima de fazer uma receita elaboradíssima. Então, segui um basicão que, no fim, deu certo. Ficou tipo... MUITO delícia! 

Já postei a receita na fanpage e no Instagram, mas aqui vai com mais detalhes. Vamos lá?


Cozinhando no fogão - A primeira coisa a fazer é cozinhar a abóbora. Cubra com água e leve ao fogo até que fique "al dente" (nem tão dura, nem tão mole, firme). Então acrescente o adoçante para forno e fogão. Também dá pra usar o adoçante líquido, já usei (porque fiz hoje novamente, rs) e ficou delícia também. Acrescente também o cravo e a canela, e deixe ferver até ficar bem macia. 

Cozinhando no micro-ondas - coloque os cubos de abobrinha em um refratário de vidro alto, cubra com um prato, baixe a potência para 80% e deixe por 4 minutos. Com um garfo, observe a consistência. Se estiver al dente, coloque o açúcar, a canela e o cravo e deixe novamente por mais 4 minutos. 

Deixe escorrer em uma peneira por cerca de 10 minutos. A abóbora ainda acumulará água no seu interior, mas isso ajuda no processo. Ponha em um refratário de vidro, não precisa untar nem nada, salpique adoçante em pó e leve ao forno alto (250ºC) por cerca de 30 minutos, dependendo sempre da potência do seu forno. O segredo é não deixar queimar. Esse processo faz com que ela fique levemente crocante por fora e macia por dentro. Nada como uma abóbora com açúcar cristalizado que deve ficar MARA nessa parte do fogão, mas fica excelente. Maridão aprovou! Quem diria!

Beijão e uma linda semana pessoal!
Comentário(s)
Comentário(s)