01/06/2014

#Receitinha - Queijo cremoso zero gorduras

| |

Depois de iniciar meu processo de emagrecimento, venho buscando receitas saudáveis. Que levem pouca gordura, pouco açúcar, menos farinha, etc. E também procuro receitas que se adaptem à ótica Dukan: low carb e 0% de gorduras. Nesta busca venho testando receitas de queijos, requeijões, iogurtes e afins que possam ser feitos em casa, com o mínimo de conservantes possível. Isso me rende produtos mais saudáveis e, de quebra, uma boa economia.

Os queijos zero gordura no Brasil são realmente um achado. Difíceis de encontrar e geralmente caríssimos. Queijos cremosos então, pior ainda. Recentemente aprendi uma receitinha muito simples e que rende um queijinho cremoso, e que pode ser temperado da maneira que você desejar. O melhor: zero gorduras. Perfeita para a Dukan e para quem busca diminuir o consumo de gorduras. Vamos à receita? 

Queijo cremoso 0% de gordura

- 4 potes de iogurte natural desnatado
- 1 coador de café grande de tecido ou tela fina - não use o de papel!
- 1 recipiente alto em  cuja superfície se encaixe o coador de café

Lave bem o coador de café, que deverá ser utilizado apenas para esta finalidade a fim de não misturar sabores. Coloque-o no recipiente - ele deve ficar com as bordas presas na superfície do recipiente, para que não caia para dentro. Este recipiente deve ser mais alto que o coador, pois acumulará todo o soro dos iogurtes. Coloque os iogurtes dentro do coador e leve à geladeira. Deixe dessorar por 24 horas. Ele vai ficar com aspecto firme, mas ainda cremoso. Veja:


Esta receita rende aproximadamente 300g de queijo cremoso - pesei na balança culinária. Mas isso pode variar, dependendo da marca do iogurte que você utilizar. Utilizei o natural desnatado Nestlé para fazer este. Vou testar outros e dizer qual o rendimento e is atualizando o post, conforme for testando, ok? 

Algumas sugestões de utilização do queijo cremoso:
  • adoçando-o, como uma sobremesa;
  • temperando-o para usar em torradinhas e pães;
  • em substituição à manteiga em receitas de bolos e pães;
Ele tem toda a versatilidade do cream cheese e requeijão. Basta temperá-lo da maneira que preferir. 

Iogurtes testados e seu rendimento final (utilizando 4 unidades do iogurte):
  • Iogurte Natural desnatado Nestlé: 300g de queijo cremoso.

Beijão gente! Uma boa semana a todos!
Comentário(s)
Comentário(s)