03/03/2015

F.A.Q. Dieta Dukan - Esclarecendo dúvidas frequentes

| |

Bom dia turma! Ô final de semana complicado esse! Mas cá estou eu, com mais um post fresquinho para vocês. A sigla F.A.Q. Vem do inglês frequently asked questions, em tradução livre: perguntas frequentes.  Muitos sites utilizam esta sessão, diversos blogs e o termo, mesmo não sendo brasileiro, pegou. Decidi criar então um F.A.Q. sobre a Dieta Dukan, para deixar ali no meu superior e facilitar a busca. Conforme forem surgindo perguntas, irei atualizando. Mas antes de mais nada é preciso frisar que nada substitui a leitura de um dos livros sobre a Dieta Dukan. Vamos lá!

- O que é a Dieta Dukan?
A Dieta Dukan é uma dieta criada pelo nutrólogo francês Dr. Pierre Dukan. Composta por quatro fases (Ataque, Cruzeiro, Consolidação e Estabilização), tem como base alimentar as proteínas puras, alimentos com baixíssimo teor de gordura, e legumes e verduras com baixo índice de carboidratos. Seu ingrediente principal é o farelo de aveia, com ele podemos fazer as mais variadas receitas dentro da dieta. A atividade física é parte obrigatória da dieta. 

- Como posso começar a Dieta Dukan?
Antes de começar de fato a Dieta Dukan, é preciso que você leia no mínimo um dos principais livros sobre ela. É uma dieta com várias nuances e detalhes, e que precisa ser seguida à risca para ter bons resultados. E às informações completas só tem acesso quem faz a leitura do livro. Os principais livros são "Eu não consigo emagrecer" e "O método Dukan ilustrado". Recomendo o "O método Dukan ilustrado" por ser mais didático e ir direto ao ponto, com sugestões de cardápios, receitas e afins. Mas, se você é um curioso como eu e quer saber de todos os detalhes e processos que regem a dieta Dukan, recomendo o "Eu não consigo emagrecer", pois é bem mais detalhado.  O primordial é conhecer bem a dieta antes de iniciá-la e decidir segui-la. 

- Quantos dias dura a Fase Ataque?
A Fase Ataque pode durar de 2 a 7 dias no máximo, nunca ultrapassando esta marca. 

- Quantos dias dura a Fase Cruzeiro?
Não há um período determinado de duração da Fase Cruzeiro, pois ela dura até você chegar ao seu peso ideal, o que varia de pessoa para pessoa. Ela pode durar algumas semanas, ou vários meses. 

- Quantos dias dura a Fase de Consolidação?
Você deve seguir a Consolidação por 10 dias para cada kg de peso que você perdeu. Se você perdeu 5kg, deverá segui-la por 50 dias, e assim por diante. 

- Quantos dias dura a Fase de Estabilização?
A Fase de Estabilização dura pelo restante da vida. Não você não ficará em dieta pelo restante da vida, mas há algumas diretrizes a serem seguidas para garantir que seu peso não volte a subir.

- Eu preciso fazer atividade física durante a Dukan?
Sim. A atividade física não é apenas indicada, ela é obrigatória durante a Dieta Dukan. É ela que garante os bons resultados e a manutenção dos mesmos mais tarde. Não é opcional. 

- O consumo do farelo de aveia é obrigatório?
Sim. O farelo de aveia é essencial para todo o processo que envolve a Dieta Dukan. Ele fornece um tanto de carboidratos ao organismo, ajuda na eliminação do pouco de gordura que se consome, aumenta a saciedade e a saúde, além de permitir que se façam diversas receitas de pães, bolos, panquecas, que tornam a dieta mais fácil de ser seguida. 

- Posso consumir mais farelo de aveia do que o recomendado na minha fase?
Não, você não pode. Primeiro porque o farelo de aveia é carboidrato e o alto consumo pode ocasionar ganho de peso. Segundo porque ele tem alto poder de absorção e se você utilizar mais que 3 colheres de sopa (a margem segura) de farelo por dia, ele pode interferir na absorção de alguns medicamentos. 

- Como faço para calcular a quantidade de farelo que consumo?
Você precisa sempre contar quantas colheres de farelo de aveia utiliza nas receitas. Divida o total de sua receita pela quantidade de colheres de farelo de aveia utilizada, e cada porção equivalerá a uma colher de sopa. Aí fica fácil controlar e não ultrapassar a cota. Exemplo: em um bolo você utiliza 8 colheres de sopa de farelo de aveia. Divida-o em 8 pedaços e cada pedaço vai contar como uma colher de farelo de aveia. 

- Não encontrei o farelo de aveia. Posso utilizar aveia em flocos ou farinha de aveia no lugar?
Não. O farelo de aveia tem composição diferente dos flocos de aveia e da farinha. Enquanto o farelo de aveia tem mais proteínas que carboidratos, nos flocos e farinha acontece o contrário: eles possuem mais carboidrato que proteína. Por isso só o farelo de aveia é utilizado. 

- O que são os alimentos tolerados?
Os alimentos tolerados são ingredientes que podem ser utilizados na Dieta Dukan, a partir da Fase Cruzeiro, de forma muito controlada e sob certas condições. Você só pode utilizá-los se estiver perdendo peso muito bem. Você não deve utilizá-los diariamente, ou sua perda de peso será prejudicada. É preferível não utilizá-los em dias de PP. 

- Quantos tolerados posso utilizar por dia?
A partir da Fase Cruzeiro você pode utilizar duas porções de tolerados num mesmo dia - lembrando que eles devem ser usados só de vez em quando. Na Fase de Consolidação a quantidade sobe para três porções. Jamais mais que isso. 

- Não gosto do cacau em pó. Posso usar achocolatado diet/light ao invés de cacau em pó como um tolerado?
Não, você não pode. Apenas os alimentos listados e autorizados pela Dieta Dukan devem ser utilizados. Para suavizar o sabor intenso do cacau em pó, utilize-o em menor quantidade nas receitas, e complete com essência de chocolate. Ajuda muito! E invista em uma boa marca de cacau em pó, existem no mercado marcas muito ruins!

- Posso comer tapioca na Dieta Dukan?
Não nas duas primeiras fases. A base alimentar da Dieta Dukan nas duas primeiras fases exclui alimentos amiláceos e feculentos, pois estes contém muito carboidrato de rápida absorção, portanto, da pior qualidade. batata, mandioca, tapioca, etc, são proibidos na dieta Dukan. 

- Quando as frutas entram na Dieta Dukan?
As frutas entram a partir da Fase 3, a Consolidação. Até que se alcance o peso perdido elas estão excluídas da dieta. 

- Mas se eu não consumir frutas acabarei doente. Como proceder?
Isso é um mito. Nós não precisamos de frutas para nos manter saudáveis. precisamos de vitaminas e sais minerais. Estes podem ser encontrados na vasta lista de alimentos permitidos na Dieta Dukan. Portanto, você não corre o risco de ter uma hipovitaminose se gerir bem os alimentos que consome e seguir a dieta à risca. 

- O que significam as siglas PP e PL?
PP é a sigla para proteínas puras. PL é a sigla para proteínas + legumes

- Posso utilizar whey protein e outros suplementos durante a Dukan?
O uso de suplementos proteicos e outros não é incentivado durante a dieta Dukan, pois ela já é uma dieta hiperproteica e consumir ainda mais proteína pode sobrecarregar o organismo. 

- A Dieta Dukan fará com que eu perca massa muscular como em outras dietas?
Este é um grande mito que envolve a Dukan. A proteína - e nisso a Dukan é riquíssima - ajuda tanto no crescimento quanto na manutenção da musculatura. Portanto, uma dieta rica em proteínas auxilia inclusive no ganho de massa muscular. 

- Esta dieta aumenta o colesterol?
A Dieta Dukan não permite a utilização de alimentos ricos em gordura, pelo contrário: apenas alimentos zero gordura ou com muito pouco percentual dela são permitidos, e em quantidades moderadas. Sem gordura, é muito difícil que haja aumento dos níveis de colesterol. 

- O consumo de grandes quantidades de proteínas não sobrecarrega os rins?
Na Dieta Dukan há um alto consumo de proteínas, no entanto é indicado um alto consumo de água para que o organismo filtre estas proteínas. Quando esta diretriz é respeitada, não há risco algum. 

- É verdade que o farelo de aveia corta o efeito do anticoncepcional?
Não. Com o consumo de até 3 colheres de sopa de farelo de aveia não há perigo de que sua eficácia seja diminuída. Se você usa um anticoncepcional de baixa dosagem hormonal, basta consumi-lo em horário diferente do farelo de aveia. Nenhum laboratório correria o risco de produzir algum medicamento cuja eficácia fosse prejudicada por um simples farelo de aveia. 

- Se eu consumir laticínios lac free, posso aumentar a cota diária?
Na Dieta Dukan há a indicação de consumo máximo de 1 litro / 1 quilo de laticínios. Isso se deve ao fato de os laticínios conterem lactose, um carboidrato de rápida absorção que, em excesso, pode interferir na perda de peso. A substituição por produtos sem lactose não faz com que você possa consumir mais porque a lactose é substituída pela galactose e pela glicose, dois outros tipos de carboidratos, e no final dá na mesma.

Bom, aos poucos irei aumentando as perguntas e respostas conforme elas forem surgindo. Se você tem alguma dúvida, deiuxe nos comentários deste post e incluirei ela no F.A.Q. com a respectiva resposta!


Beijocão!

Se você curte o blog, pode me acompanhar nas redes sociais:
Comentário(s)
Comentário(s)