07/05/2015

Os 8 Remédios Naturais - Água

| |

Olá turma! Na semana passada falei rapidamente sobre os 8 remédios naturais, e prometi detalhar cada um deles. Em resumo, os 8 remédios naturais nada mais são que recursos que temos a nosso dispôr, gratuitamente, e que fazem uma diferença enorme em nossas vidas, se aplicados de forma correta. 

Hoje falaremos sobre a água. A água é um dos elementos mais abundantes no planeta. É essencial à vida. Nenhum ser vivo sobrevive sem um mínimo de água. Ela faz parte de rios, mares, riachos, córregos, compõe a chuva, o ar, auxilia na manutenção da temperatura e muitos outros "atributos". No organismo humano então, ela tem papel determinante. Representa cerca de 60% do peso de um adulto e 70% do peso de um bebê. É essencial no organismo, tendo como suas principais funções no corpo humano:
  • Transportar alimentos, oxigênio e sais minerais pelo organismo;
  • Auxiliar na excreção de resíduos através da urina suor e lágrimas;
  • Compõe o plasma sanguíneo e articulações;
  • É essencial ao bom funcionamento dos sistemas respiratório, digestivo e nervoso;
  • Está presente na pele, auxiliando na excreção através dos poros e na elasticidade;
  • Filtra as impurezas do organismo através de sua parceria com o sistema renal;
  • Cerca de 20% dos ossos é composto de água.
Quanta água devo ingerir?

Cada pessoa tem uma composição corporal única, tamanho e volumes diferentes, portanto cada um necessita de uma quantidade específica de água. A recomendação é que se ingira no mínimo 2 litros de água. Mas a recomendação mais acertada é a de 0,30ml por quilo de peso corporal. Dessa forma basta fazer o cálculo de peso x 0,30 e ver quanto de água você precisa especificamente ingerir. 

Como deve ser a água ideal para ingestão?

Desde crianças aprendemos que para uma água ser própria para consumo ela precisa ser filtrada ou fervida. Nosso sistema de tratamento de água costuma eliminar a maioria das impurezas, mas não estamos livres de contaminações, como demonstram as constantes "viroses" que são atribuídas à má qualidade da água. Para ser própria para consumo, a água precisa ter, no mínimo, três características básicas:
  • Ser incolor. A água não deve ter coloração alguma, deve ser totalmente transparente. 
  • Ser inodora. A água não deve ter cheiro algum. 
  • Ser insípida. A água não deve ter sabor. 
A água e a alcalinização do organismo

A água pura é a melhor bebida para nosso organismo. Para que nosso organismo funcione corretamente, livre de doenças e afins, é preciso que exista nele um ambiente balanceado, nem alcalino demais, nem ácido demais. O PH 7 seria o ideal. Quando o organismo fica ácido, se torna terreno fértil para cânceres, tumores, infecções e diversas doenças. A água tem a função de manter este PH balanceado, prevenindo estas doenças e mantendo o organismo saudável. Todas as águas minerais vendidas contém em seus rótulos o PH da água. Quanto mais alto este número for, melhor o papel alcalinizante desta água. Evite ao máximo ingerir águas com PH menor que 7. Infelizmente muitas marcas com um bom PH acabam carregadas de sódio, o que também não é bom. Então é preciso buscar as melhores opções entre as que temos no mercado. 

Bebidas açucaradas prejudicam a saúde, e disso todos sabemos. Geralmente refrigerantes acidificam o organismo e para cada copo de refrigerante ingerido são necessários cerca de sete copos de água para voltar a alcalinizá-lo. Para você entender bem este processo, embedei abaixo um vídeo do Dr. Lair Ribeiro que fala do importante papel da água no nosso organismo e foca na questão da alcalinização e tudo o mais, é um vídeo fantástico, não deixe de assistir:


A água e a Dieta Dukan

Como sou adepta da Dieta Dukan, não poderia deixar de fazer este adendo importantíssimo. A Dieta Dukan incentiva uma alta ingestão de proteínas. Mas Dr. Dukan deixa bem claro em todos os seus livros, que estas proteínas geram detritos para o organismo, e estes detritos podem sobrecarregar nossos corpo. Por isso mesmo ele insiste, muito enfaticamente, em diversos pontos de seus livros, a extrema necessidade de uma ingestão adequada de água. Se você não bebe água suficiente, pode ter acúmulo de detritos no seu organismo e acabar doente. No entanto, se ingerir a quantidade ideal de água, estes detritos são facilmente eliminados e os riscos que os acompanham também. 

Por isso é importante sempre conhecer muito bem a Dieta Dukan,para saber destes detalhes importantíssimos. Muitos juntam informações da internet (muitas vezes erradas!) e fazem a dieta sem conhecer suas peculiaridades. Então acabam doentes, ou não têm bons resultados e culpam o método quando, na verdade, sequer o seguiam corretamente. 

Bom, se formos abordar tudo o que há sobre a água, teríamos aqui um texto imenso. Mas creio que consegui abordar os pontos principais, que te ajudarão a perceber a importância deste "remédio natural" para nossa vida. 

Beijão!

Se você curte o blog, pode me acompanhar nas redes sociais:

Comentário(s)
Comentário(s)