16/06/2015

Os 8 remédios naturais - Descanso

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Continuando a série de posts sobre os 8 remédios naturais, hoje vamos falar sobre o descanso. O descanso é imprescindível para uma boa saúde. Quando ficamos uma noite sem dormir, ou dormimos mal, o dia seguinte é penoso, não é mesmo? Eu sempre fui muito dorminhoca, mas com o passar dos anos meu ritmo de sono foi mudando muito. Já tive períodos em que sofri demais com a insônia, precisei inclusive tomar remédios para dormir e o resultado sofro até hoje: péssima memória. Mas porque o sono é tão importante? É o que veremos hoje.

O que acontece enquanto dormimos? 

Durante o sono, acontecem diversos processos importantíssimos em nosso organismo:
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Secreção de liberação de hormônios (do crescimento, insulina, etc);
  • Consolidação da memória (aí que me ferrei!);
  • Relaxamento e descanso da musculatura.
E se dormimos mal?

Bom, as consequências de longos períodos de insônia ou de pouco sono podem ser devastadores ao organismo. A Universidade de Chicago – EUA, fez um estudo neste sentido. Onze pessoas entre 18 e 27 anos, durante 6 dias, não puderam dormir mais de quatro horas. As consequências? De arrepiar. No final dos 6 dias, o organismo delas tinha o funcionamento comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos Diabéticos. Pesquisas em laboratório utilizaram ratos como cobaias em pesquisas, e eles não agüentaram mais de dez dias sem dormir. A conseqüência foi morte por infecção generalizada. Dá medo, não?


Como dormir bem

Dormir bem está cada dia mais difícil. A tecnologia nos cerca de estímulos constantes, que nos mantém excitados o tempo todo, e isso dificulta o ato de "desligar-se" para dormir. No meu caso, o problema é exatamente este. Faço várias coisas ao mesmo tempo, e quando chega a hra de dormir, frequentemente o silêncio me deixa mais acessa ainda. Tenho dormido depois da meia-noite e acordado às 6:30. Preciso dormir mais, mas a rotina puxada não está permitindo. Mas preciso fazer algo. 

Abaixo, algumas dicas para facilitar o sono:
  • Durma em local confortável, escuro e silencioso;
  • Evite o uso de substâncias estimulantes à noite (cafeína, tabaco, remédios, refrigerantes, doces e alimentos pesados);
  • Evite refeições pesadas logo antes de dormir;
  • Faça exercícios físicos e 4 a 6 horas antes de dormir;
  • Tome um banho morno alguns minutos antes de dormir;
  • Evite ter televisão em seu quarto e evite levar eletrônicos para a cama;
  • Mantenha horários regulares para dormir e acordar, mesmo nos finais de semana;
  • Não durma com fome - uma dica é ingerir um copo de leite, que mantém o estômago satisfeito e é rico em triptofano, precursor da serotonina, que favorece o relaxamento;

Enfim, nem sempre dormir é fácil para algumas pessoas, mas com calma e adoção de alguns destes hábitos, é possível melhorar a qualidade de sono de muita gente.

Um bom descanso para você!

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