23/06/2015

Os 8 remédios naturais - Equilíbrio

| |
Business vector designed by Freepik

Pode não parecer, mas equilíbrio pode ser um dos melhores remédios naturais existentes, e um dos mais difíceis também. Equilíbrio envolve o evitar excessos. Não comer demais, nem de menos. Não se exercitar demais, nem de menos. Não falar demais, nem de menos. É bastante difícil quantificar algo num mundo doido como o nosso. E é a falta desse equilíbrio que nos põe muitas vezes doentes.

A maioria das doenças são causadas por stress e desequilíbrios da vida. E quando algo não vai bem, e as coisas perdem o equilíbrio, compensamos cometendo excessos em alguma parte de nossa vida. Alguns compensam comendo demais. Outros fumando. Há quem beba. Enfim, são tantos os vícios - e cada vez surgem vícios novos! - que não é sequer possível citar. 

Para manter o equilíbrio é necessário um tempo de reflexão. Alguns minutos do dia para parar e analisar os acontecimentos, os problemas e buscar soluções. Usar inteligentemente as coisas boas, e evitar as ruins. Mas acima de tudo refletir. 

Nosso grande mal é buscar justificativas para estas compensações que fazemos. Então conseguimos quase que uma licença poética para o excesso de algo. Comemos muitas porcarias porque nosso trabalho é uma droga. O adolescente fuma para se sentir uma pessoa legal - por achar que não é. A mulher gasta muito dinheiro em roupas para compensar seu casamento ruim. O homem bebe todos os dias por não suportar a pressão do trabalho. E assim vamos arrumando uma sucessão de bengalas emocionais, que nos impedem de encarar de frente nossos problemas.

É doloroso, muitas vezes, encarar um problema de frente e resolvê-los. Parece que nascemos com os genes da procrastinação. No entanto, resolver o que é possível nos poupa muito sofrimento.

Buscar equilíbrio não é fácil. Mas é a solução para tantos problemas que o esforço da busca acaba compensando.

No que você se sente desequilibrado? Equilibre-se já!

Se você curte o blog, pode me acompanhar nas redes sociais:
FACEBOOK | TWITTER | INSTAGRAM | GOOGLE+ | PINTEREST | TUMBLR | YOUTUBE
SNAPCHAT: @dennybap / PERISCOPE: @dennybaptista
Comentário(s)
Comentário(s)