Dicas Saúde

A melhor maneira de consumir chás

06:00Denny Baptista


Que chás trazem inúmeros benefícios à saúde já não é notícia nova, né? Mas a pergunta de hoje é: você sabe quais versões de chás existem? E sabendo, sabe qual a melhor para o consumo? Então é disso que vamos falar hoje. 

Antigamente a única maneira conhecida para fazer algum chá era utilizar a própria erva, in natura ou desidratada. Atualmente, os chás surgem de várias formas: a erva, em sachês, cápsulas, enlatados, solúveis e em pó. As formas de apresentação são muitas. Mas e a eficácia? Bom, vamos ver uma a uma, e você decide qual q melhor maneira de consumir seu chá favorito!

Erva pura - seca ou desidratada, é a versão menos prática de um chá. Demanda tempo na secagem, ou nem sempre é fácil de encontrar. Além disso, exige algum aparato para coar a infusão e separar líquido das folhas/talos. No entanto, esta é a versão onde as propriedades do chá estão mais presentes, por ter passado por menos processos de preparo. 

Sachê - os sachês são bem mais práticos que a erva pura, mas ainda sim você não pode levá-los na bolsa para consumo em qualquer local. Outra desvantagem é que nem sempre é feito totalmente com a parte da planta que serve à finalidade desejada. geralmente folhas, talos e sementes compõe a misturinha que preenche os saquinhos, portanto o efeito tende a ser bem menor.

Cápsula - sem dúvidas o meio de consumo mais prático. Dá para carregar na bolsa, levar para todo o canto e o consumo é rápido e imediato. O problema é que no processo de confecção é possível que algumas propriedades sejam perdidas. 

Chá pronto em lata ou garrafa - bastante prático pois pula a parte do preparo. No entanto possui uma quantidade muito baixa dos fitoquímicos do chá, e leva geralmente muitos compostos químicos como acidulantes, aromatizantes e afins que podem acabar trazendo um efeito mais negativo que positivo.

Chá solúvel em pó - super prático também, geralmente traz sabores que tornam a adaptação mais tranquila aos chás. No entanto, assim como os chás em latas, pode conter outros ingredientes desnecessários e perder suas propriedades. 

Agora, conhecendo os tipos de chá, e os benefícios, você pode escolher melhor os meios de consumo!

Beijocão!




Se você curte o blog, pode me acompanhar nas redes sociais:

SNAPCHAT: @dennybap / PERISCOPE: @dennybaptista

Você pode gostar destes também

1 comentários

  1. Oi Denny, eu uso sachê que é mais prático. Mas irei tentar comprar a erva pura já seca que vende em algumas lojas naturais. Pelo que vi é melhor!!!
    Beijão lindona ♥

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato