20/07/2015

Amigo de verdade liberta

Créditos imagem Freepik

Cá estou eu, aos 45 do segundo tempo para falar do Dia do Amigo. Eu acho engraçado porque tenho a impressão de que temos uns 15 dias do amigo por ano no Facebook, né? Porque de tempos em tempos vem uma leva de imagens de felicitações por esse dia. Mas oficial mesmo, é hoje. 

Então eu fiquei observando minha timeline, dando uma corrida por cima, depois de um dia cansativo de reuniões e uma programação noturna. Vi algumas pessoas com quem vivi grande parte da vida desejando feliz dia do amigo e marcando várias pessoas no post - menos eu. Vi pessoas que conheço há pouco tempo surpreendentemente me marcando em postagens desse dia. Pensei, refleti, e ao invés de me chatear por ter sido esquecida por alguns, fui pelo caminho do entendimento e percebi que amizade não se força. O tempo passa, a vida segue seu rumo, as pessoas se afastam mesmo. E sobre isso postei uma parte de minha reflexão no Facebook - que aqui trago mais ampla.

Temos em nossa vida muitos conhecidos, vários companheiros e poucos amigos (aqui falo dos amigos na extensão total da palavra). Com o passar do tempo percebi que amigos de verdade não fazem cobranças. Se você exige certas atitudes para considerar alguém seu amigo, então você não pode considerar-se um. Amigos de verdade ficam anos sem se ver e quando encontram-se a conversa segue naturalmente de onde parou. Porque amizade é muito mais que identificar-se com alguém, é um envolvimento profundo que vem forma natural e totalmente gratuita. Amizade é algo lindo, profundo, pessoal e não depende de ações para se manter, depende unicamente de amor. Esse sim precisa ser recíproco. 

Muitas vezes gostamos muito de algumas pessoas e as temos em alta conta sem que estas saibam ou sintam da mesma forma. Há então a admiração, mas não a amizade. A amizade, enfim, é um relacionamento que não traz consigo julgamentos, rótulos, e não espera nada do outro a não ser carinho. É a leveza, a liberdade de gostar e ser gostado sem as amarras das convenções. E é por isso que digo que amigos são poucos. É difícil dar sem exigir algo em troca. Normalmente nos magoamos com pessoas que não telefonam o tempo todo ou não mantém um diálogo permanente pelo whatsapp. Nos chateamos porque pessoas consideradas amigas não curtem nossas fotos no Facebook ou não nos marcam em posts de Dia do Amigo (oi!). Mas a amizade verdadeira não se impõe. É natural. Não precisa da presença constante - sim, alimenta-se disso também, e como flor precisa ser regada - mas mantém-se intacta passe o tempo que passar.

Ser amigo é ser livre. Para demonstrar o carinho quando desejar e não se sentir pressionado a nada. Quem é amigo de verdade, reconhece-se. E se alguém não nos considera seu amigo, não há papo de whatsapp, marcação em foto no Facebook ou ligação telefônica que o convença do contrário. 

Beijão e feliz dia do amigo!

Se você curte o blog, pode me acompanhar nas redes sociais:
SNAPCHAT: @dennybap / PERISCOPE: @dennybaptista

2 comentários:

  1. Tenho a exata mesma impressão sobre a quantidade de dias do amigo por ano, mas enfim, né, hahahah.
    Eu já passei da fase de me chatear por ser esquecida nas postagens. Principalmente porque reconheço que sou uma amiga de merda e me afasto de todo mundo sem querer (tenho um sério problema no que diz respeito a medir o equilíbrio entre "se puxo muito assunto sou chata, se sumir um pouco sou indiferente), então não posso cobrar que se lembrem de mim e tudo bem. Talvez seja um círculo vicioso meu, até, me afastar quando percebo que não faço muita diferença, e aí não me considerarem tanto porque me afastei e etc. Não to muito a fim de pensar muito sobre o assunto, hahahah!
    Beijão, cara-gêmea <3

    ResponderExcluir
  2. NUNCA ESTARÁS A SÓS...

    Ante a névoa das lágrimas, quando a incompreensão de outrem te agite os sentimentos, lembra-te de alguém que sempre te oferece entendimento e conforto.
    Ante a deserção de pessoas queridas, quando mais necessitavas de presença e segurança, pensa nesse benfeitor oculto que jamais te abandona.
    Ante as ameaças do desânimo, nos obstáculos para a concretização de tuas esperanças mais belas, considera o amparo desse amigo certo que, em tempo algum, te recusa bom-ânimo.
    Ante a queda iminente na irritação, capaz de induzir-te à delinqüência, refugia-te no clima desse doador de serenidade que te guarda o coração nas bênçãos da paz.
    Ante as sugestões do desequilíbrio emotivo, suscetíveis de te impulsionarem a esquecer encargos que assumiste, reflete no mentor abnegado que jamais te nega defesa, para que usufruas a tranqüilidade de consciência.
    Ante prejuízos, muitas vezes causados por amigos aos quais empenhaste generosidade e confiança, medita nesse protetor magnânimo que nunca te desampara e que promove, em teu favor, sempre que necessário, os recursos precisos á recuperação de que careças.
    Ante acusações daqueles que se te fazem adversários gratuitos, amargurando-te os dias, eleva-te em pensamento ao instrutor infatigável que sempre te convida à tolerância e ao perdão.
    Ante as crises da existência que te sugiram revolta e desespero, recorda o mestre da paciência que te resguarda constantemente na certeza de que não há problema sem solução para quem trabalha e serve para o bem sem perder a esperança.
    Ante os desgostos e contratempos que te sejam impostos pelos entes amados, não te emaranhes no cipoal das afeições possessivas, refletindo no companheiro que te ama desinteressadamente muito antes que te decidisses a conhecê-lo.
    E quando perguntares quem será esse alguém que nunca te desampara e que te garante a vida, em nome de Deus, deixa que os teus ouvidos se recolham aos recessos da própria alma e escutarás o coração a dizer-te na intimidade da consciência que esse alguém é Jesus.
    Emmanuel
    (Do Livro “Algo Mais”, Francisco Cândido Xavier)



    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/mensagens-de-animo/nunca-estaras-a-sos/#ixzz3je8kVbk9

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Atualizações do Instagram

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo