09/07/2015

Os 8 remédios naturais - Exercícios

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Já falei aqui no blog de 6 dos 8 remédios naturais, e hoje é a vez de falar do sétimo remédio natural que é a atividade física. Que exercícios fazem bem à saúde, isso já é unanimidade. Mas qual o impacto real deles na vida cotidiana? Qual a frequência ideal? É disso que vamos falar hoje.

Lemos em toda parte que é preciso praticar alguma atividade física, e isso é a mais pura verdade. Muitas vezes não nos damos conta da real necessidade da atividade física em nossa vida até que fiquemos doentes, ou decidamos fazer algum exercício e percebamos os benefícios disso.

Há um bom tempo a atividade física já é vista como essencial à saúde. Essencial do tipo obrigatória mesmo. Mas cada vez mais e mais benefícios são descobertos. Vou listar alguns, mas na certeza de que a lista é muito maior, ok?

  • Prevenção da hipertensão e doenças cardíacas;
  • Controle da glicose;
  • Prevenção da síndrome metabólica;
  • Prevenção e combate à obesidade;
  • Melhora da capacidade cardiovascular;
  • Prevenção e tratamento da asma;
  • Auxiliar no tratamento para abandono do tabagismo;
  • Previne e trata doenças neurodegenerativas como Alzheimer e outras;
  • Previne diversos tipos de câncer.


O ideal é que se faça pelo menos 3 horas semanais de atividade física, em um ritmo que exija esforço. Ou seja: aquela caminhadinha para olhar as vitrines da rua não conta, ok? Tem que suar, esforçar-se. Não se deve fazer atividade física demais nem de menos. Exercícios de menos não produzem resultados, e exercícios demais causam lesões e até doenças. Portanto a dica é: conheça o seu limite.

Para que a atividade física se incorpore mais facilmente ao seu dia a dia é importante escolher algo que lhe dê prazer. Para isso quem sabe seja preciso envolver-se em atividades variadas até encontrar seu gosto. Mas o importante é descobrir para poder incorporar isso como um hábito.

E então, bora fazer alguma atividade física? Sua saúde agradece!

Beijão!

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