23/09/2015

Escada Nutricional - Resumo #Vídeo

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Já conheço a Escada Nutricional há algum tempo, desde que foi lançada na França, depois Itália e então veio vindo, veio vindo. Uma menina de um grupo do Facebook do qual faço parte me convidou a ajudar ela a responder alguns pontos sobre a Dukan tradicional em um grupo sobre a até então chamada "Nova Dieta Dukan". Com a correria do dia a dia, eu ajudava um pouco lá, mas não entrei a fundo neste novo método proposto pelo Dr. Pierre Dukan. No entanto, recentemente o livro (finalmente!) foi lançado no Brasil e ganhei um exemplar da Dieta Dukan Brasil, para conhecer melhor a novidade. Demorei mais do que eu gostaria para ler, mas enfim terminei a leitura. 

Algumas leitoras aqui do blog e meninas que me acompanham no Instagram já vinham pedindo este resumo há algum tempo. Então decidi fazer em vídeo. Ficou maior do que eu gostaria, mas não queria deixar tão resumo a ponto de não ser compreendido. Tentei abranger tudo da melhor forma. Mas se você não quiser assistir o vídeo, postarei abaixo alguns tópicos importantes! Então, segue o vídeo:




De que se trata a Escada Nutricional?

Trata-se de um método mais "suave" da Dieta Dukan original. Composta por um ciclo de 7 dias, que inicia-se na segunda-feira com um dia apenas de proteínas puras, acrescentando-se a cada dia um novo grupo alimentar até fechar o ciclo no domingo, com uma refeição de gala.


Para quem é indicada?

A Escada Nutricional é indicada para quem:

- Não tem pressa de emagrecer;
- Não tem muito peso a perder;
- Apresenta risco médico mediano;
- Não sofre de distúrbios alimentares;
- Não aceita privações por muito tempo;
- Não se sente tão incomodado com o sobrepeso;
- Tem motivação mediana.

Como funciona a Escada Nutricional?

O ideal é que você inicie numa segunda-feira para não quebrar o ciclo semanal e facilitar a organização. A cada dia você poderá consumir os alimentos do dia anterior e mais um grupo alimentar extra. Abaixo um resumo do que consumir em cada dia da semana:

Segunda-feira

Neste dia você pode consumir os mesmos alimentos da Fase Ataque da Dieta Dukan. Resumidamente:
  • Proteínas puras.
  • Carnes magras (frango sem pele, cortes magros de boi, todos os peixes - exceto os em conserva de óleo - e frutos do mar.
  • Laticínios desnatados - 0% de gordura e 0% de açúcar (leia-se como laticínios queijos, requeijão, iogurtes e cremes lácteos).
  • Presunto magro.
  • Peito de peru light.
  • Ovos.
  • Tofu.
  • Seitan.
  • Gelatina diet zero açúcar 9de preferência sem maltodextrina, como as gelatinas das marcas Lowçucar, Magro e Linea).
Farelo - 1 e 1/2 colher de sopa.
Atividade física - no mínimo 20 minutos de caminhada.
Regra - não cometer deslize nenhum!

Veja a lista completa dos alimentos permitidos na Fase Ataque

Terça-feira
  • Todas as proteínas da segunda-feira.
  • Todos os legumes (exceto os feculentos como batata, mandioca, inhame, etc) e verduras, como na Fase cruzeiro da Dieta Dukan tradicional.


Farelo - 1 e 1/2 colher de sopa.
Atividade física no mínimo 30 minutos de caminhada.

Quarta-feira
  • Todas as proteínas da segunda-feira.
  • Todos os legumes e verduras da terça-feira.
  • Uma porção de fruta, como na Consolidação, ou seja, todas são permitidas, exceto banana, uva, frutas secas (damasco, ameixa, uva passa) e oleaginosas (amêndoas, castanhas, etc).


Farelo - 1 e 1/2 colher de sopa.
Atividade física no mínimo 30 minutos de caminhada.

Quinta-feira
  • Todas as proteínas da segunda-feira.
  • Todos os legumes e verduras da terça-feira.
  • A porção de fruta da quarta-feira.
  • 2 fatias de pão integral (para seu pão ser integral de verdade, é preciso olhar a lista de ingredientes e o primeiro deve ser a farinha integral), de preferência não nos desjejum.


Farelo - 1 e 1/2 colher de sopa.
Atividade física no mínimo 30 minutos de caminhada.

Sexta-feira
  • Todas as proteínas da segunda-feira.
  • Todos os legumes e verduras da terça-feira.
  • A porção de fruta da quarta-feira.
  • As duas fatias de pão integral da quinta-feira.
  • 40g de queijo que tenha no máximo 45% a 50% de gordura.


Farelo - 1 e 1/2 colher de sopa.
Atividade física no mínimo 30 minutos de caminhada.

Sábado
  • Todas as proteínas da segunda-feira.
  • Todos os legumes e verduras da terça-feira.
  • A porção de fruta da quarta-feira.
  • As duas fatias de pão integral da quinta-feira.
  • As 40g de queijo da sexta-feira.
  • 1 porção de feculentos que deve obedecer aos "tamanhos" abaixo:
- Lentilha, feijão, grão de bico, 200 g
- Quinoa, 200g
- Massa "al dente", 190 g
- Massa mole, 170 g
- Milho na espiga, 190 g
- Milho em conserva, 160 g
- Arroz integral, 170 g
- Arroz branco, 150 g
- Batata com a casca, 140 g
- Purê de batatas, 80 g

Dica - pese os alimentos depois de prontos e procure pesar pelo menos nas primeiras vezes que consumi-los para ter noção do tamanho da porção.

Farelo - 1 e 1/2 colher de sopa.
Atividade física no mínimo 1 hora de caminhada.

Domingo
  • Todas as proteínas da segunda-feira.
  • Todos os legumes e verduras da terça-feira.
  • A porção de fruta da quarta-feira.
  • As duas fatias de pão integral da quinta-feira.
  • As 40g de queijo da sexta-feira.
  • A porção de feculentos do sábado.
  • Uma refeição de gala que deve seguir a ordem abaixo:
- Entrada
- Prato principal
- Sobremesa
- 1 taça de vinho
- NÃO REPETIR!


Dica - lembre-se que é uma refeição de gala, não um dia!

Farelo - 1 e 1/2 colher de sopa.
Atividade física no mínimo 1 hora de caminhada.

Links citados no vídeo:

Sobre os tolerados na Escada Nutricional

A princípio seu uso não está claro no livro, e as orientações do atendimento Dukan são apenas no que diz respeito ao método tradicional, enquanto o atendimento para a Escada Nutricional ainda não chega ao Brasil. 


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