Dicas Internet

Grupos do Facebook - Regras de etiqueta

14:00Denny Baptista


Eu gosto muito da ferramenta de grupos do Facebook. Participo de vários, alguns com mais membros, outros com menos. De alguns sou apenas membro, de outros sou moderadora. A verdade é que independentemente do assunto ou tamanho do grupo, os problemas são basicamente os mesmos em todos. Você sabe como se portar em um grupo do Facebook?

Eu detesto o que o pessoal da internet chama de "cagação de regra", que nada mais é que se criar regras para tudo. No entanto, há algumas normas de boa convivência que podem otimizar nossa experiência nesta ferramenta e, o principal, evitar conflitos desnecessários.

1. Só entre em grupos de assuntos que lhe interessam. Pode parecer bobeira dizer isso, mas já vi muita gente que entra em um grupo de algo que não gosta e depois fica enchendo o saco de quem está envolvido no assunto. Chato. Escolha aqueles que têm tudo a ver com você.

2. Quando entrar no grupo, procure descobrir se o mesmo possui regras. Olhe os arquivos do grupo, leia a descrição e o post fixo que geralmente existe. Quem chega é que deve procurar se adequar à proposta do grupo, e não o contrário. É como visitar a casa de amigos: você precisa conhecer a mecânica da coisa, e nem sempre as ações do tipo "tentativa e erro" dão certo. 

3. Achou as regras? Respeite-as. Sem essa de entrar em um grupo e começar a encher o saco sobre não achar justo as regras, ou querer iniciar um levante contra o moderador. Não se esqueça que a maioria dos grupos é privado e o mais importante: você nao é obrigado a permanecer no grupo. Se não gostou das regras, saia do grupo.

4. Aprenda pelo menos o básico a respeito do assunto do grupo. Sim, grupos foram feitos para aprendermos mais e trocarmos ideias. No entanto entrar em um grupo e sair perguntando tudo é abuso. Pergunte primeiro ao tio Google. Aprenda o básicão sobre o assunto. E então você poderá fazer perguntas realmente pertinentes.

5. Antes de abrir um tópico, cheque se o mesmo já não foi aberto em outro momento. Nada mais chato que vários tópicos com as mesmas perguntas. Digite o termo de pesquisa na lupa do grupo. Se você acessou pelo celular corra a timeline e vá nas informações do grupo para realizar a pesquisa. Se você encontrou um tópico que responde à sua pergunta, mas ainda ficou com dúvidas, pergunte no próprio tópico, e ele será upado e as pessoas poderão te ajudar ali mesmo.

6. Pense antes de polemizar. Polêmica é a receita certa para as chamadas "tretas" (brigas). Só entre em uma se for para contribuir de verdade. 

7. Seja SEMPRE educado. Não se esqueça que gentileza vem de berço. É meio que a propaganda que você faz da sua própria família e do que aprendeu com papai e mamãe, ok? Se alguém foi estúpido com você, seja educadíssimo, beirando ao extremo - não deixa de ser uma forma de irritar também, mas dessa forma você não se rebaixa ou perde a razão.

8. Participe! Crie tópicos novos, comente nos que já existem, contribua sempre que puder. Os grupos foram feitos para isso e só compartilhando sua experiência será otimizada e fará valer a pena a ferramenta!

Espero que tenham gostado das dicas, e não deixe de dar sua opinião caso tenha algum item a acrescentar na lista!

Beijão!

Me siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
SNAPCHAT: @dennybap / PERISCOPE: @dennybaptista

Você pode gostar destes também

0 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato