02/12/2016

Receita: Bolo de Coco Paleo

| |

Mais uma receitinha para fechar a semana! Fiz este bolo no final de semana passado e ficou delicioso! Um bolo molhadinho, saboroso, e que cabe em uma dieta LCHF (lowcarb high fat). Infelizmente, se você faz uma dieta tradicional, de contagem de calorias, esta pode não ser uma boa opção, dada a quantidade alta de calorias e gorduras. Mas se você está de boa numa dieta mais livre, mais paleo, mais lowcarb, é tudo de bom! 

Claro, que não é algo que você deva fazer sempre, muito menos algo que você deva comer irrestritamente. Mas é gostoso e mata o desejo por um docinho com certeza! Peguei a receita no site Primal Brasil e dei meu jeito nela, como costumo fazer., pois não tinha todos os ingredientes em casa. Então veja bem, se você quer uma receita paleo, faça-a conforme a original. Se você faz lowcarb, faça as substituições que fiz no caso do mel (troquei por adoçante). Então, sem mais delongas, bora para a receita!


Bolo de coco LCHF


Ingredientes

- 3 ovos
- 1 copo de leite de coco
- 1/3 de copo de mel orgânico (utilizei adoçante, sugestões: xilitol, eritritol, stevia)
- uma pitada de sal
- 1/3 de copo de óleo de coco (usei manteiga)
- 1 colher de chá de essência de baunilha (não usei, não tinha)
- 1 1/2 copos de coco ralado
- 1/2 copos de farinha de amêndoa (você pode usar farinha de qualquer oleaginosa)
- 1 colher de sopa de farinha de coco (usei farinha caseira, que eu mesma faço)


Como fazer

Primeiramente aqueça o forno a 180 graus. Primeiramente misture os líquidos (ovos, leite de coco), depois a gordura (óleo de coco ou manteiga), e então as farinhas. Eu misturei na mão mesmo, mas você pode usar a batedeira normalmente - o site indica bater em velocidade baixa. Eu utilizei uma fôrma de pudim pequena. E aqui fica uma dica importante: prefira fôrmas antiaderentes e ainda sim dê uma untada, pois o resultado é uma massa úmida e sem tanta liga, já que não leva farinha, e se grudar um pouco pode despedaçar seu bolo na hora de desenformar. Este bolo não cresce, ok? Então use a fôrma onde ele caiba sem precisar pensar nesta questão, rs... Leve ao forno por 30 ou 40 minutos, ou até que os lados comecem a dourar. Eu precisei deixar mais pois meu forno elétrico anda me trollando, rs... Tire do forno e deixa esfriar completamente. Corte em quadros e mantenha na geladeira até servir.


Cobertura de chocolate

- 1 barra de chocolate 80%
- 1 lata de creme de leite sem soro (usei o de lata, pois estava sem nata ou fresco, o de caixinha serve também, apenas não é a melhor opção em termos de processamento)

Pique o chocolate. Aqueça o creme de leite até levantar bolhazinhas. Despeje o creme de leite quente sobre o chocolate e aguarde 3 minutos. Mexa até incorporar bem. Leve à geladeira por cerca de 10 minutos, para firmar um pouco e despeje sobre o bolo. Vai sobrar calda, então guarde em potinhos para (delicioso) consumo posterior!

Vamos ao close? 😋


É um bolo naturalmente molhadinho, meio "pudinzento" hahahaha, e delicioso! Geladinho então... hum....

Espero que tenham curtido, se alguém fizer me conta! Pus o botão imprimir também (como tenho feito nas últimas receitas) para facilitar a vida de quem quer ter uma cópia à mão! Só clicar ali embaixo!


Beijão!



Print Friendly and PDF




Comentário(s)
Comentário(s)