Manual de Kefir de leite

21:32Denny Baptista

Imagem: Freepik.

Acordando o blog com algo bem bacana! Falei nas redes que eu estava fazendo um manual do kefir de leite. Demorei um pouco porque queria ter certeza de algumas informações, fazer alguns testes no meu próprio kefir, para que tudo desse certinho e enfim ele está pronto!

Calma, vou começar este manual ensinando você a conseguir o seu também!

Como tudo na vida, depois que ganhei meu kefir, comecei a pesquisar enlouquecidamente (sim, sou exagerada!) seus benefícios, formas de cultivo, cuidado, preparo. Então já domino boa parte do assunto, o suficientemente para ensinar. Fiz também muitas receitas com ele, fiz testes e tudo o mais. Junto com meu kefir, recebi um manual de cultivo. Ele tem tudo o que se possa querer saber sobre o kefir. Mas este também é seu maior problema: é MUITO material. Então eu me via perdida ao tentar caçar alguma informação. Da mesma forma, encontrar informações nos grupos do tema não é sempre tão simples e geralmente são informações para a galera veterana no assunto, ou besteiras sem muito embasamento, além das muitas informações erradas.

Decidi, então, criar esse manual básico do cultivo do kefir de leite. Haverá também um sobre o kefir de água (quem sabe enquanto você lê este o manual do kefir de água já esteja pronto também), e penso em fazer um livrinho de receitas. Neste manual você vai encontrar o básico. Sem firulas, sem complicações. A intenção é resumir a coisa a ponto de você pegar ele como fonte de consulta simples e rápida quando tiver alguma dúvida. É para ser simples e fácil de encontrar algo aqui. Claro que explicarei tudo, para que quem não sabe nada de nada consiga entender. Mas também não haverá grandes aprofundamentos. Por exemplo, você já deverá pelo menos saber o que é o kefir e para que ele serve. Não sabe? Pergunte ao Google, juro que ele tem respostas bem razoáveis – apesar de haver certo exagero nos milagres a ele devidos. Deixo-os para o manual completo – se você quiser, me peça e te enviarei. A ideia é pinçar o básico para que você não fique refém das pérolas postadas nos diversos grupos sobre o assunto.

Nele você vai encontrar os seguintes itens:

Como conseguir meu kefir?
Consegui meu kefir, e agora?
Qual o melhor leite para o cultivo do kefir?
Cuidando do kefir
Proporção de grãos e leite, e tempos de fermentação
Mitos sobre os tempos de fermentação
Consumo de kefir por intolerantes à lactose
Acidez do kefir
Criando uma reserva de grãos
Contaminação do kefir
Os grãos estão crescendo muito, e agora?
Congelando os grãos
Como utilizar o kefir
Utilizando o kefir em receitas
Posso transformar meu kefir de leite em kefir de água
Como saber se meu kefir morreu
Duração dos produtos à base de kefir

Seu feedback será muito importante. Se você acreditar que há mais alguma informação a ser inserida – desde que básica, ok? – me avise via e-mail, ou pelo blog, fanpage do Facebook também. Pretendo ir atualizando este manual e deixa-lo cada vez mais bacana, e conto com sua ajuda para isso, ok?

O manual esteve disponibilizado gratuitamente neste post até o dia 01/02/2018. A partir de agora você pode encontrá-lo na versão e-book, com uma formatação mais profissional, a um preço simbólico (R$9,90). Segue o link:




Um grande beijo!                                                                                                


Você pode gostar destes também

0 comentários

Formulário de contato