25/01/2013

Receita - Torta de maracujá

| |

Aí que no meu aniversário fiz essa torta de maracujá, e um bolo de aniversário que, modéstia à parte, ficaram uma delícia. Meu plano, inicialmente, era fazer uma cheesecake, mas fui no zupermercado, e não tinha a parte mais importante da cheesecake: o "cheese". Sem cream cheese. Aí optei por fazer uma torta mesmo. A receita da torta de maracujá foi bem pedida, então vou passar pra vocês. É fácil e prático.

Ingredientes:

MASSA
- 300g de biscoito maizena triturado no liquidificador;
- 200g de manteiga sem sal amolecida (em temperatura ambiente).

RECHEIO
- 1 lata de leite condensado;
- 2 latas (ou 3 caixinhas pequenas) de creme de leite;
- 3/4 de uma garrafinha de suco concentrado de maracujá ou a mesma quantidade de suco puro da fruta;
- 1 ou 2 envelopes de gelatina em pó incolor sem sabor (usei 2, mas usaria um só se fizesse novamente, pra ficar mais molinho);
- 5 colheres de água.

CALDA

- polpa de 3 maracujás
- 1 xícara de açúcar

Como fazer:

MASSA

A primeira coisa a e fazer é a crosta de biscoitos. Triturados os biscoitos, misture à manteiga amolecida até que a mistura fique perfeitamente homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de fundo ou aro removíveis. Eu fiz assim: depositei toda a mistura no fundo da fôrma e fui apertando com o punho fechado do meio para as laterais, porque aí já vai subindo o necessário pras laterais. A quantidade de massa vai ser suficiente para uma fôrma de 20, 25cm de diâmetro.

Leve à geladeira enquanto prepara o recheio.

RECHEIO

Despeje todos os ingredientes, menos a água e a gelatina, em uma vasilha e misture bem. Em um pote pequeno, hidrate a gelatina nas 5 colheres de água. Leve ao micro-ondas por 15 segundos, ou em banho maria até derreter. Despeje a gelatina na mistura e despeje sobre a massa. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora e meia antes de fazer a calda.

CALDA

Em uma panela, despeje as polpas de maracujás e o açúcar e mexa até engrossar como uma geleia mais molinha. Deixe amornar e despeje sobre a torta.

Dica valiosa: o recheio nada mais é que uma mousse de maracujá, ou seja, pode fazê-la sozinha em outro momento. ;)

Bom apetite!

Essa receita rende uma torta que dá uns 10 a 15 pedaços, se você for generoso. Se cortar pedaços fininhos, rende bem mais.

Quem gostar e fizer a receita, mande as fotos pra gente publicar no blog, vai ser bem legal!


Beijão!
Comentário(s)
Comentário(s)