04/06/2017

Lista de compras Low Carb / Paleo econômica

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Imagem: Freepik

Oi gente! Tô sumida, mas viva! Há uns dias uma moça me pediu ajuda para montar uma lista de compras mais "realista" e low carb. Há várias listas de compras rolando pela internet. Mas a maioria contempla itens caros pra caramba, e nem sempre necessários. Estes "extras" acabam encarecendo demais uma alimentação que, em teoria, deveria ser simples.

A primeira coisa que você precisa saber é que o foco para uma vida mais saudável é simples: comida de verdade. E, ao contrário do que a maioria gosta de usar como desculpa, comida de verdade não é cara! Basta ir em hortifturis, verdureiras, quitandas, ou seja lá como vocês chamam estas lojas especializadas em vendas de vegetais. Frequentemente saio de uma dessas lojas com 3 sacolas cheias de vegetais e gasto cerca de R$20,00. 

O que pesa mais no orçamento realmente é a proteína. Os ovos são mais baratos, mas o preço deles ainda está elevado em algumas regiões (aqui dificilmente encontro por menos de R$6,00 a dúzia). As carnes também não tem um preço maravilhoso, mas basta escolher cortes menos nobres, e ficar de olho nas promoções.Bom, mas vamos ao que interessa: a lista.

Lista de compras paleo / low carb

É preciso ficar claro que esta lista é baseada nas coisas que eu, Denise, consumo, de acordo com a minha realidade. Eu, por exemplo, não consumo carne suína, nem nada que venha do porco. Então você pode muito bem adaptar à sua realidade. A intenção aqui é dar um norte, para quem está meio sem ideia. Quantidades também são individuais e vai depender de quantas pessoas comem com você, e outras variáveis que não há como generalizar na lista, certo?

Legumes

- Abobrinha
- Pepino
- Berinjela
- Couve-flor
- Chuchu
- Brócolis
- Abóbora moranga ou cabotiá
- Pimentões (verde, vermelho, amarelo, laranja)
- Tomate
- Cebola
- Alho
- Vagem
- Cenoura

Verduras

- Alface
- Acelga
- Agrião
- Repolho branco e roxo
- Rúcula
- Espinafre
- Brotos em geral


Frutas

- Kiwi
- Morango
- Maracujá
- Limão
- Abacate
- Coco
- Abacaxi (eventualmente)


Gorduras

- Azeite de Oliva extra virgem
- Manteiga


Temperos e afins

- Chimi churri
- Curry
- Páprica picante
- Salsinha e cebolinha in natura
- Pimenta
- Canela
- Gengibre


Laticínios

- Queijos (parmesão, mussarela, etc|)
- Nata ou creme de leite (fresco ou em lata)


Proteínas

- Ovos de galinha e codorna
- Carne moída de 2ª
- Costela bovina
- Bife de patinho ou coxão mole
- Coxas e sobrecoxas de frango
- Coxinha da asa de frango
- Peito de frango ou filezinho sassami
- Filé de peixe
- Sardinha em lata ou atum


Bom, esta é uma lista BEM generalizada. Mas sabe como eu decido o que levar ou não? Olhando os preços. Agora por exemplo, o preço do kiwi está ótimo, mas o do morango não. Então levo o mais barato. Com as carnes faço o mesmo. Há outros itens como cogumelos, que bem de vez em quando faço, mas que para o cotidiano ainda não cabem no meu bolso. Então segue abaixo algumas dicas que uso para baratear minhas compras:

- Alimente-se antes de ir às compras para diminuir o risco de levar mais do que o necessário, ou itens dispensáveis.

- Faça um cardápio semanal. Não precisa ser muito elaborado, apenas o suficiente para você saber o que comprar e quanto.

- Compre os hortifrutis uma vez na semana ou, se sua cidade for muito quente, duas. Evita que estraguem e role aquele desperdício.

- Compre os itens de hortifruti em uma verdureira / fruteira / whatever. SEMPRE sai bem mais barato. Ovos costumam sair mais baratos nestas também.

- Foque nos itens mais baratos. Se você ver que algum preço subiu muito, simplesmente substitua por outro da lista ou, se for o caso, exclua.

- Veja se no supermercado onde vc faz suas compras há um dia especial para carnes. Algumas redes dão descontos especiais neste dia. Assim como no caso dos hortifruti, leve o que for mais em conta. Sempre há alguma promoção, aproveite! Se você tiver freezer, esta compra pode ser mensal.

- Na questão dos queijos, nata, creme de leite: como são itens que não devem ser consumidos diariamente, a compra pode ser quinzenal ou até mensal. Compre o que for mais em conta no supermercado, apenas evitando ultraprocessados como polenguinho, ou então parmesão de pacotinho. Compre de forma que você use uma ou duas vezes na semana apenas, ou seja: pouca quantidade. Sua dieta e seu bolso agradecem.

- Sobre as gorduras: eu compro o que for mais barato. Ultimamente tenho comprado uma garrafa de azeite no mês e se acaba finalizo o mês com manteiga mesmo, pois o preço do azeite não está fácil, rs... Eu preferiria óleo de coco ou manteiga de garrafa, porém aqui são itens muito caros! Se onde vc mora forem opções viáveis, consuma!

- Oleaginosas têm sido artigo de luxo, por conta do preço mesmo. Aqui são muito, muito caras. Acabo nunca levando!

E basicamente é isso. É uma alimentação simples, mas saborosa e que vem melhorando minha saúde muito! 

Espero que a lista possa ajudar você também!

Beijocão!
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