30/01/2014

Dieta Dukan - Fase Ataque

| |
Atenção! Este é um post grande. Não economizei palavras, pois acho importantíssimo fornecer o maior número de informações possível, uma vez que todos precisamos saber onde estamos nos metendo certo?



Agora que você já sabe no que consiste a Dieta Dukan - e se você não sabe, vai neste post pra saber - é a hora de conhecer cada uma das fases. 

A Fase Ataque é a primeira fase da Dieta Dukan. É a fase mais restritiva, mas a que vai te trazer resultados mais rápidos, que irão te estimular a seguir em frente. Ela também vai preparar seu corpo para a próxima fase, que é a que vai te levar até seu peso definitivo.

O segredo desta fase da dieta Dukan é que, banidos os carboidratos (que contém glicose), em sua maioria, que dão energia ao seu organismo, o fígado fica sem o glicogênio, e então passa a consumir as reservas de gordura do seu corpo para ter energia, e não a glicose, como fazia antes, num processo chamado cetose. A cetose, não deve ser confundida com a cetoacidose diabética, que acontece em portadores do diabetes Tipo I e em alguns do Tipo II, processo que, pela incapacidade de produção de insulina pelo fígado, acaba acidificando o sangue. Estes são processos muito diferentes.

Seguindo, adiante então. A cetose é a base desta fase da dieta Dukan, e o corte dos carboidratos é que a torna possível. A cetose pode incomodar um pouco no começo, bem como o corte dos carboidratos. Algumas pessoal se sentem mal, sonolentas, indispostas. E isso é justificado! A primeira coisa a se saber é que um pouco de sono, mal estar e até uma dorzinha de cabeça são normais nestes primeiros dias da Fase Ataque. O seu corpo funciona como uma criança que até ontem tinha uma oferta abundante de doces e balas gostosos (os carboidratos), então algumas coisas ela ingeria, outras ela deixava passar. Acontece que você parou de dar esse alimento pra ele! Então, a "criança" apavorada, quer de todo jeito essa comida, e vai fazer birra pra você dar pra ela! Mas com a insistência, ela vai perceber que há outras coisas que ela pode comer, e como ela precisa comer, vai apelar para outros alimentos, no caso, a gordura! Esse é o processo chamado cetose, que ao invés de retirar energia dos carboidratos, passa a retirá-la da gordura, exterminando a danada aos poucos!

Se nesse momento vocês escorregarem, ao invés de metabolizar um pouco do carboidrato e desprezar uma parte, o organismo vai atacar tudo como um leão faminto e consumir cada pedacinho, aproveitando tudo e... estancando a perda de peso totalmente. Nesta fase é ESSENCIAL e OBRIGATÓRIO o cumprimento exato dos passos e a atenção à lista de alimentos autorizados. Sair da lista, planejada e elaborada após muitos anos de pesquisas, pode prejudicar esta fase, e tornar a perda de peso mais lenta no decorrer de toda a dieta que seguirá. São poucos dias! Vamos ser sinceros: se você não conseguir seguir a dieta por estes poucos dias, que terão resultados muito bons, conseguirá segui-la por tempo suficiente para emagrecer e manter esta perda de peso? PENSE BEM.

E o mais importante: essa fase PASSA. Ela dura uns 2 ou 3 dias no máximo! E não é um mal estar extremo que vai incapacitar vocês, cuidado com isso! Se o mal estar está intenso demais, é importante investigar, pois é provável que haja algum outro problema de saúde atrapalhando, e convém investigar. As dicas então, para aliviar o mal estar, e superar essa fase são:

* SE ALIMENTE BEM. Isso é importantíssimo! Se você não se alimentar bem, seu organismo vai tirar forças de onde? Não pare de se alimentar, escolha receitinhas saborosas que irão facilitar o processo, pela internet afora há muitas! O site Dieta e Receitas tem receitas para todas as fases, separadas assim para facilitar a busca - mas sempre convém checar se os ingredientes estão de acordo com a fase indicada, já encontrei várias receitas com ingredientes não permitidos na Dukan ou na fase proposta.

* INTENSIFIQUE A INGESTÃO DE ÁGUA. A água evita a sobrecarga dos rins, e ajuda seu organismo a funcionar melhor, a normalizar a temperatura nesse calor, a filtrar as proteínas, e a funcionar direitinho.

* MUITO MAL ESTAR? GELATINA. A gelatina zero açúcares e gorduras é permitida na Dukan, e refresca o estômago, alivia o mal estar, e melhora o ânimo. Geralmente ela deixa o estômago mais "tranquilo".

* DESCANSEM. São aconselhados 20 minutos de caminhada nesta dia. No entanto, se você estiver cansada demais, não insista!

E o mais importante: se o mal estar não passar, procure um médico. Como o próprio Dr.Pierre Dukan enfatiza, algumas pessoas simplesmente não se adaptam, essa é a realidade! O importante é não se permitir chegar ao limite, mas também entender que isso ocorre apenas nos dois ou três primeiros dias e depois os sintomas desaparecem completamente.

Minha experiência: nunca tive mal estar algum, e continuei praticando atividade física intensa (Focus T25). Apenas tive o cuidado de consumir alimentos com o farelo logo antes da atividade física, para ter energia extra. Simples e perfeitamente implementável. E estou mais bem disposta do que nunca!

Bom, se você decidir por fazer a dieta Dukan, vai começar pela fase ataque. Agora vamos saber o que você precisa para começar:

A primeira coisa que você precisa fazer é ir até o site Dukan oficial, fazer o cálculo gratuito do peso ideal que você encontra ao lado direito da página. Depois disso, você vai ter acesso a um questionário com perguntas como a circunferência de seus pulsos (para saber sobre sua densidade óssea), quantas dietas fez ao longo da vida (a cada dieta seu corpo adquire maior resistência à perda de peso) e outras coisas super simples. Então você terá um gráfico com o cálculo de quantos dias VOCÊ precisará se manter em cada fase. E aí já saberá quantos dias precisará fazer a Fase Ataque. Bueno, de posse desse cálculo, seguimos adiante.

A segunda coisa que você precisa saber é a principal "regra" desta fase: todos os alimentos permitidos podem ser consumidos À VONTADE. Isso mesmo, você pode comer bastante mesmo! 

A terceira coisa é que esta fase não permite erros! Se você se desviar dos alimentos permitidos, e consumir outros, vai quebrar totalmente o processo de cetose (já falo mais sobre ele), e pôr a fase a perder!

A quarta coisa a se saber é que alimentos são liberados para esta fase. Como já falei, é uma fase bastante restritiva, mas com o que temos dá para fazer uma grande quantidade de receitas que não vai permitir que estes dias sejam monótonos! Não se preocupe!

Você tem a lista dos alimentos permitidos disponível nos livros do Dr. Dukan (aconselho o livro "O método Dukan Ilustrado", ele contém todas as diretrizes da dieta de um modo muito didático e nada monótono), e publiquei a lista recentemente NESTE link.

Outra coisa importante, que já falei no post inicial sobre a dieta Dukan: é obrigatório o consumo do farelo de aveia em todas as fases da dieta. Especialmente na Fase Ataque, seu uso se limita a 1 e 1/2 colher de sopa por dia. Não mais que isso. Nem menos. Com ele é possível preparar centenas de pratos, bolos e pães deliciosos.

Relembrando: não passe fome. Você deve se alimentar bem, para diminuir os riscos de escorregar, comer algo fora da dieta e prejudicar seu processo, ok? Essa é uma dieta de tudo ou nada. Como seu organismo está em déficit de carboidratos, ele usa a gordura como fonte de energia, certo? Mas ele continua preferindo os carboidratos. Quando você come algo fora da dieta, um carboidrato (açúcares são carboidratos, ok?), ele passa a usar este carboidrato como fonte de energia, parando o processo de cetose. Então, quando você retorna à dieta, o processo de cetose precisa recomeçar. Percebeu como isso pode deixar seu organismo confuso? Uma hora ele usa os carboidratos como fonte de energia, depois as gorduras, e aí carboidratos de novo, nossa, é uma confusão mesmo! Não precisa ser gênio nenhum para saber como isso faz mal para ele.

Tenho postado muitas receitas aqui, e você encontra centenas de outras receitas no site Dieta e Receitas, e em blogs, e sites, e em grupos do Facebook, e no Instagram, através da hashtag #Dukan. É só dar uma procurada gente! Tem muita coisa bacana por aí!

Aos poucos vou pondo mais receitas, nas quais especificarei para qual fase são permitidos.

Beijo grande geeente! 

Este texto foi redigido por mim, após a leitura dos livros e pesquisas na internet. Não contém citações, nem foi retirado de nenhum outro lugar. Portanto, não copie! Além de ilegal, isso é muito feio. Se quiser replicar algum trecho, fale comigo através do formulário de contato à direita do blog. Terei o maior prazer em respondê-lo. :)
Comentário(s)
Comentário(s)