07/12/2016

Lowcarb / Paleo / Primal / LCHF / cetogênica - Os melhores links!

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Olá turma! Ultimamente tenho "andado" bastante entre os grupos do Facebook. Já comentei aqui o quanto acho bacanas estes grupos - se você souber aproveitá-los para aprendizagem da melhor forma, claro. Muitas pessoas chegam a estes grupos em busca de fórmulas mágicas, ou mesmo de quem lhes ensine o passo-a-passo. Às vezes são bem recebidas, outras nem tanto. Bom, mas o que importa dizer aqui é que todos começamos em algum ponto. A internet tem MUITA informação de qualidade, mas muita coisa meia boca também. E só depois de um bom tempo dispendido em estudo é que vamos conseguindo diferenciar uma coisa da outra. 

O post de hoje tem o intuito de concentrar os melhores links a respeito da lowcarb / primal / paleo / LCHF / cetogênica, e irei atualizando cada vez que encontrar outros bons links.  Vou iniciar com o conceito básico de cada uma - já falei em outro post, mas acho importante manter aqui também.

A dieta paleo baseia-se na alimentação com a qual nossa espécie evoluiu, que estamos geneticamente adaptados para comer, ou seja, comida de verdade! O período paleolítico, historicamente falando, se refere ao período anterios ao advento da agricultura, onde o ser humano era caçador / coletor. Vejam bem, não é simplesmente uma dieta baseada numa lista prévia de alimentos exclusivos desta época, uma vez que o que temos são suposições sobre o que se comia, e não faz sentido pensar desta forma, nem nunca foi a intenção de uma linha alimentar paleolítica limitar o consumo de alimentos aos daquela época, justamente por não se ter uma lista exata destes. Porém, temos uma certeza: não havia industrialização, a comida não era vendida em pacotinhos, nem potinhos, e não havia cultivo em termos de agricultura, portanto os grãos não eram consumidos simplesmente por não serem cultivados à época. A alimentação desta época não possuía uma lista de ingredientes. então a dieta paleo tem mais a ver com o consumo de comida de verdade, que qualquer outra coisa. Vegetais, carnes, ovos.  Obviamente não se consumiam grãos, nem farinhas, nem nenhum tipo de alimentos refinado ou modificado industrialmente. "Ah, mas o homem paleolítico vivia muito pouco" - imagina-se que sim, esta informação até hoje não tem uma resposta repleta de certezas, apenas suposições. Era uma terra inóspita, cruel e violenta. No entanto, àquela época não haviam as grandes doenças que abatem a civilização moderna, doenças que se tornaram epidemias hohe em dia: diabetes, obesidade, síndrome metabólica, pressão alta, etc. Estas doenças têm cerca de um século quando muito e vieram com o advento da industrialização. Bom, essa introdução é necessária pois muitas publicações fazem reportagens bem superficiais e atacam esta linha alimentar focando no fato de não vivermos mais na era paleolítica, como se tudo fosse simplório assim. Enfim, abrindo o leque das linhas alimentares que "defendo" como ideais à saúde por motivos óbvios:

PALEO – A base toda é de comida de verdade. Vegetais (frutas, verduras, tubérculos, etc), carnes, ovos, mel. Fim. Sem industrializados, e sem grãos também. É uma dieta mais voltada para pessoas que buscam qualidade de vida, saúde e manter ou ganhar peso de forma saudável.

PRIMAL – Eu ainda não havia falado diretamente dela aqui. É uma abordagem semelhante à paleo, mas que permite o consumo de laticínios para quem não tem problema com eles. No entanto, esta permissão se estende aos laticínios "bons" como queijos (dando preferência aos mais gordos), iogurtes (naturais, integrais, claro!), manteiga, creme de leite (o mais fresco possível), nata, leite fermentado (kefir). Não entra o leite em si, ok? E tudo, o mais artesanal e sem processamento possível.

LOWCARB HIGHT FAT (LCHF) e VERY LOWCARB KETOGENIC (VLCKD ou Cetogênica) –  Eu já havia tratado da lowcarb, mas não havia falado muito da cetogênica. Estas abordagens são ideais para quem precisa emagrecer, mas quer fazê-lo com saúde e sem passar fome. nestas há O controle de carboidratos (um controle mais moderado na lowcarb, um controle mais intenso na cetogênica). Este controle normalmente mantém a insulina baixa e faz com que o corpo use a gordura como principal combustível e no caso da VLCKD, corpos cetônicos - não confundir aqui cetose com cetoacidose diabética (até profissionais de nutrição confundem, triste). Estas abordagens também são utilizadas como terapias par atratamento de doenças como: diabetes, autoimunes, SOP (síndrome dos ovários policísticos), esteatose hepática (a famigerada "gordura no fígado", síndrome metabólica, depressão, ansiedade, bipolaridade, câncer, entre outras.

Bom, feita esta introdução, vamos aos links!


Lista de profissionais alinhados com lowcarb - http://profissionaislowcarb.blogspot.com.br/

Sobre comida de verdadehttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

Diferença entre lowcarb e paleohttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/02/diferenca-entre-low-carb-e-paleo.html

Que vegetais comer na lowcarbhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/10/os-vegetais-de-baixo-amido-low-carb-nao.html

Que frutas comer na lowcarbhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/01/quais-frutas-comer-e-em-que-quantidade.html

Qual o limite no consumo de gorduras na LCHFhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/12/low-carb-high-fat-quando-high-torna-se.html

Quais gorduras comer maishttp://primalbrasil.com.br/quais-gorduras-voce-deveria-comer-mais/

Dieta cetogênica na práticahttp://primalbrasil.com.br/7409-2/

Como seguir a dieta cetogênica para emagrecer - http://primalbrasil.com.br/dieta-cetogenica-para-emagrecer/

Quanta gordura consumir na cetogênica? http://primalbrasil.com.br/quanta-gordura-consumir-na-dieta-cetogenica/

Dieta cetogênica no tratamento e prevenção de doenças - http://primalbrasil.com.br/7479-2/

Mitos sobre a dieta cetogênica - http://primalbrasil.com.br/7419-2/

Dieta cetogênica e o cérebrohttp://primalbrasil.com.br/dieta-cetogenica/

Densidade nutricional e superfoodshttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/06/densidade-nutricional-e-superfoods.html

Quanto carboidrato consumirhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/04/30-gramas-de-carboidratos-muito-ou-pouco.html

Quanta proteína consumir? http://primalbrasil.com.br/quanta-proteina-consumir/

Mal estar em lowcarbhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2016/02/como-evitar-o-mal-estar-em-low-carb-sal.html

Jejum intermitentehttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/02/jejum-intermitente.html

Jejum intermitente: prós e contrashttp://primalbrasil.com.br/7512-2/

Jejum e massa magra - http://www.paleodiario.com/2016/09/jejum-e-massa-magra.html

Laticínios: lowcarb x paleohttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2015/02/laticinios-low-carb-versus-paleo.html

Você deveria comer laticínios? http://primalbrasil.com.br/voce-deveria-comer-laticinios/

Gordura vegetal x gordura animalhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/03/gordura-vegetal-versus-gordura-animal.html

Produtos light - http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/10/cuidado-com-produtos-light.html

Paleo ou lowcarb - qual seguir? http://www.lowcarb-paleo.com.br/2012/04/paleo-ou-low-carb.html

Lowcarb e diabeteshttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/07/low-carb-e-diabetes.html

Paleo e doenças autoimuneshttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2014/03/paleo-e-auto-imunidade.html

Atividade física e carboidratos (é necessário pré-treino?)http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/06/prezado-dr-souto-exercicio-sem.html

O alimento "x" é proibido?http://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/02/prezado-dr-souto-este-alimento-e.html

Ovários policísticos e lowcarbhttp://www.lowcarb-paleo.com.br/2013/05/ovarios-policisticos-melhoram-com-low.html

"Efeitos colaterais" da dieta lowcarbhttp://www.paleodiario.com/2015/09/efeitos-colaterais-das-dietas-low-carb.html

Quanto carboidrato comer para perder pesohttp://www.paleodiario.com/2014/01/quanto-de-carboidrato-voce-deveria.html

LCHF para inicianteshttp://www.paleodiario.com/2013/11/lchf-para-iniciantes.html

A "moda" do jejum intermitentehttp://www.paleodiario.com/2016/11/a-moda-do-jejum-intermitente.html

Quanta proteína é excessivahttp://www.paleodiario.com/2016/09/quanta-proteina-e-excessivo.html

Com o aumento na ingestão de gordura, aumentam as celulites? http://www.paleodiario.com/2016/09/dieta-lowcarb-causa-celulite.html

O mito de que a gordura faz malhttp://primalbrasil.com.br/o-mito-que-a-gordura-faz-mal/

Bom, estes são alguns dos vários links que temos à disposição. Sugiro dar um giro legal por estes sites, que têm muita informação de qualidade, com bom embasamento científico - que é o que a gente gosta, rs...

Espero que tenham curtido!

Beijão!
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