06/01/2015

Dieta Dukan - Prós e contras

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Olá turma! Então, como dito ontem, já estou de volta à Dukan! Não está sendo tão difícil, já que eu conheço muito bem o método, e já sei o caminho das pedras. Por hora nenhuma grande provação, mas sei que o desafio de dividir uma casa com um "não-dukaniano" que ama gordices não é moleza. Ainda bem que ele até me ajuda bastante, rs... Bom, mas hoje venho falar dos prós e contras desta dieta. Como todo método de emagrecimento, ela tem seus pontos positivos e seus pontos negativos. Vamos vê-los:

Prós
  • É muito eficaz;
  • A perda de peso é rápida e constante;
  • Possui um "método de saída" que evita que o ganho de pesa ocorra após chegar ao peso ideal;
  • Auxilia no combate à retenção de líquidos;
  • Possui um método de controle que pode ser feito pela vida toda e evita o ganho de peso;
  • Ajuda a baixar as taxas de colesterol, triglicerídeos (uma vez que só são permitidos carnes e laticínios com baixíssimo teor de gordura) e glicose;
  • É estimulante;
  • Como as proteínas são digeridas lentamente pelo organismo, a sensação de saciedade vem rapidamente e a fome diminui bastante com o passar dos dias;
  • Não limita a quantidade de ingestão dos alimentos permitidos;
  • Se seguida corretamente, traz muita disposição e bem estar.
Contras
  • É preciso segui-la o mais à risca possível para que se tenha resultados;
  • Pode causar prisão de ventre se não houver o consumo adequado de água;
  • Possui uma lista limitada (apesar de bem vasta) de alimentos permitidos que deve ser respeitada;
  • Se não for seguido o "método de saída" corretamente, o peso retorna rapidamente;
  • Limita o uso de frutas nas duas primeiras fases, o que para alguns é muito difícil;
  • Não há muitos produtos prontos ideais para a dieta à venda nos supermercados;
  • É preciso fazer a maioria dos pratos, o que demanda bastante tempo e organização;
  • A fase ataque pode trazer consigo sintomas desagradáveis como dores de cabeça, tonturas e enjoo - mas essa fase passa.
A Dukan também traz consigo vários mitos, reproduzidos por muitas pessoas desinformadas. Aos poucos vou fazendo posts sobre os principais deles. O importante é cada um fazer a dieta que seja mais adequada para o seu caso. Há pessoas que conseguem seguir uma dieta mais tranquila, e há as pessoas como eu, que só funcionam com restrições mesmo. Eu prefiro poder comer à vontade de menos alimentos do que limitar a quantidade deles, pois sei que não tenho controle e exagero. Então é aquilo: cada um decide e faz o que acha melhor para si mesmo!

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Beijão!
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