10/04/2014

Série Dukan Ataque - Alimentos permitidos

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Há alguns dias venho querendo seguir com minhas séries de posts sobre a dieta Dukan e o Focus T25 - ainda falta "resenhar" uma série de exercícios. Decidi começar pela Dukan. O tempo está curto e estes posts estão sendo construídos aos poucos, mas contém informações preciosas. 

Se você ainda não conhece a dieta Dukan, acesse este post AQUI. Para entender melhor a fase Ataque, vá até este post AQUI.

Tenho participado de alguns grupos sobre a Dukan no Facebook, e estou percebendo o tanto de informações desencontradas e erradas que são veiculadas na maioria deles. Muitos sequer lêem o livro e reproduzem dicas erradas. Outros tentam adaptar a dieta a seus gostos e desejos pessoais e repassam suas "dicas" como sendo a dieta Dukan. Há ainda quem leia o livro, entenda errado e opine muito. No meio disso tudo, é fácil se perder nos princípios da dieta. Há muitos "eu acho que" envolvidos. Muitos posts de blogs mesmo passam informações erradas. 

Esta série de posts tem como fontes de pesquisa única e exclusivamente os livros e o site oficial Dukan.

Que fique claro que eu não tenho absolutamente nada contra adaptações. Inclusive vocês sabem que fiz uma Dukan adaptada por vários meses. No entanto, em fóruns específicos desta dieta, acho extremamente irresponsável reproduzir estas adaptações como sendo a dieta oficial. Eu mesma nunca fiz isso. E este post fala especificamente sobre ela, sem alterações pessoais, ok?

A primeira parte - e importantíssima - são os alimentos permitidos. A fase Ataque se caracteriza pela permissão para comer apenas proteínas puras. Como ela dura no máximo 7 dias (mais que isso - e no máximo 10 - só com acompanhamento médico) ela não traz prejuízos ao organismo. Mas não deve ser seguida por mais tempo que o necessário. Vamos à lista dos alimentos permitidos. Passarei a lista por partes e complementarei com algumas informações inportantes, ok? Vamos lá!

Todas estas carnes podem ser moídas para que se façam almôndegas, hamburgueres e outros. O hamburguer feito dessa forma mais "cadeira" (carne moída + requeijão ou ovo para dar liga) é permitido. Já o congelado, só é permitido se tiver no máximo 10% de gordura. As carnes devem ser cozidas, assadas u grelhadas, jamais fritas ou preparadas com qualquer tipo de gordura. 

Há apenas uma pequena observação em relação ao fígado: apesar de trazer inúmeros benefícios, deve ser consumido com moderação para quem possui taxas alteradas de colesterol. 

Não há restrições com relação aos peixes. A única restrição é aos enlatados conservados em óleo: não devem ser consumidos em fase alguma da dieta, uma vez que a Dukan tolera muito pouco as gorduras.

Não há restrição alguma aos frutos do mar, desde que não sejam preparados com óleo algum. 

Das aves permitidas, a única restrição é em relação à pele: não deve ser consumida. 

Os embutidos devem ser sem pele e com gordura entre 2% e 4%.

O farelo de aveia é o protagonista da Dieka Dukan e seu uso é obrigatório. Não se deve ultrapassar a quantidade permitida sob pena de se ganhar peso. O farelo de trigo atua como preventivo da constipação e deve ser usado para quem tem problemas do gênero, mas seu uso é totalmente facultativo. 

Com relação aos ovos, as claras são liberadas sem restrições. Para quem tem taxas alteradas de colesterol se aconselha o consumo de no máximo 4 gemas na semana.

Aqui a salvação dos vegetarianos!

Esta seção merece uma atenção especial. Os laticínios liberados são apenas os 0% DE GORDURA. O único requeijão que atende a esse padrão é realmente o Danúbio. Os requeijões light não são permitidos, apenas a partir da fase Cruzeiro, como tolerados. Os queijos também, apenas os 0%, não os light. Os iogurtes devem ser apenas os desnatados e naturais. Sem frutas, não adoçados, sem gordura. Os de fruta devem ter apenas o aroma de fruta, nunca a própria fruta. E os laticínios obedecem à regra de consumo máximo diário. Alguns defendem o uso de 1 litro / 1 quilo por dia no máximo. Mas a única referência que encontrei a isso foi no livro "Eu não consigo emagrecer" e a transcrevo abaixo:

"Em uma dieta que deve ser seguida por cinco dias consecutivos para, em seguida, ser retomada em alternância, durante semanas ou meses, a experiência prova que a presença da lactose não atenua a performance da dieta de proteínas puras e que os laticínios magros, única fonte de frescor e untuosidade, podem ser consumidos sem limitações ou, ao menos, sem passar de 700 ou 800 gramas por dia."

Essa observação se deve ao fato de a lactose ser um açúcar também. Então o consumo diário máximo permitido é de 700 a 800 gramas OU mililitros (faça a equivalência de peso e medida), ok?


Os condimentos tolerados, devem ser utilizados com muita parcimônia e apenas para dar um leve sabor aos alimentos. Nada de picar uma cebola inteira, de usar duas ou três colheres de creme de leite light, ou molhar constantemente seus sashimis no shoyu. Eles devem ser usados apenas como tempero, e em pequeníssimas quantidades. 

O que beber?

Outra dúvida constante são as bebidas. Você deve beber muita água: isso auxilia na síntese das proteínas pelos rins, e não permite que estes fiquem sobrecarregados. Outras bebidas que você pode utilizar: água mineral com ou sem gás, refrigerantes zero (com zero calorias por porção), chás naturais o mais caseiros possíveis - evite sempre os enlatados ou em caixinhas, sua formulação contém diversos aditivos químicos que podem estagnar ou dificultar a perda de peso.

Os adoçantes

O aspartame é indicado, bem como o stevia. Sacarina, ciclamato e sucralose  podem ser utilizados, mas o Dr. Dukan recomenda que se varie bastante entre um e outros, fazendo praticamente um rodízio para não sobrecarregar o organismo com nenhum destes.

Doces

Uma das queixas de quem faz dietas é a ausência de doces. Na Dieta Dukan, além da enorme variedade de doces que se podem fazer com os alimentos permitidos, adoçantes e essências, a gelatina diet pode ser consumida e alguns chicletes sem açúcar (mas sem exagero).

Bom, é isso!Em breve, uma sugestão de cardápio para 7 dias de Ataque e lista de compras!

Beijão!
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