03/02/2014

Dieta Dukan - Fase Cruzeiro

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Agora você já sabe do que se trata a Dieta Dukan, certo? Se não, vá para este post. Já entendeu a fase ataque, né? Se não, vá para este post. Hoje é dia de conhecer a Fase Cruzeiro, a mais importante fase da Dieta Dukan. 

Depois de ir ao site oficial Dukan, de ter calculado o tempo que você - aproximadamente - precisará passar em cada fase, você começa a dieta. A Fase Ataque, já explicada em posts anteriores, é importante pois prepara seu corpo para a dieta. É restritiva sim, mas como já falei, com um pouquinho só de empenho, você encontrará centenas de receitas que podem ser feitas, doces, salgadas, entradas, e tudo o mais, que vão te permitir seguir um cardápio variado que vai impedir que você deslize.

O peso ideal 

Terminado esse período, você entrará diretamente na Fase Cruzeiro, fase que você deverá seguir até atingir seu peso desejado. É importante lembrar que nem sempre o peso desejado é o peso ideal. No site Dukan você preencherá um formulário que pede diversas informações sobre você: idade, sexo, altura, peso, circunferência do pulso, quantidade de dietas já seguidas. Cada uma dessas informações tem relação com o que é ideal para você. 
  • idade - todos sabemos que o metabolismo vai ficando mais lento com o decorrer dos anos.Este dado é importante para saber qual a velocidade de emagrecimento que seu corpo é capaz de alcançar.
  • sexo - é sabido também, que o metabolismo masculino é mais rápido que o feminino, portanto esta informação é mais uma das que possibilita a personalização do seu peso ideal.
  • altura - sua altura tem relação direta com o peso ideal para você.
  • peso - seu peso é a informação mais importante desse formulário, por motivos óbvios. Aqui são apenas você e o computador, portanto, seja sincero. 
  • circunferência do pulso - a circunferência do pulso, região que acumula o mínimo de gordura, é importante para definir sua densidade óssea. Cada pessoa tem ossos de larguras, densidades e, consequentemente, pesos diferentes. Logo, uma pessoa com ossatura mais espessa pesará mais para ter o mesmo corpo que o de uma pessoa de ossatura menos espessa.
  • quantidade de dietas seguidas - a cada dieta séria que fazemos, nosso corpo fica um pouco mais resistente à próxima. Logo, teremos mais resistência a perder peso, logo o tempo para perder os quilos extra será maior.
Entendida esta parte importante, vamos passar à dieta em si. Depois da fase Ataque, com certeza você estará com saudades dos legumes e verduras, certo? ESPERO QUE SIM AMIGS. A partir da fase Cruzeiro, vários deles serão reintroduzidos na sua alimentação. Mais à frente falaremos dos legumes e verduras permitidos.

A alternância

Uma característica da fase Cruzeiro é a alternância dos chamados dias de PP e dias de PL

PP - Proteínas Puras
PL - Proteínas + Legumes  

Nesta fase, graças à entrada dos legumes e verduras, a perda de peso não vai acontecer naqueeela rapidez de antes, ok? Isso acontece porque a predominância de proteínas faz com que o corpo pare de reter líquidos. O retorno dos legumes e verduras favorece uma maior retenção hídrica. Isso não significa que verduras e legumes retenham líquidos a ponto de inchar seu corpo, mas significa que as proteínas, na verdade, praticamente expelem líquidos do seu corpo. Bueno? Bueno. A perda de peso continuará, mas em ritmo mais lento e também mais saudável para o seu organismo. Nos dias de PP você verá o ponteiro baixar. Nos dias de PL, provavelmente ele não irá descer, ou quem sabe até subirá uns gramas. Mas o novo dia de PP compensará esse ganho.

Uma dica: pese-se em dias de PL, pela manhã, após o dia de PP. No dia de PP você deve ter perdido peso, e durante a noite mais um pouquinho. Então, antes de começar o dia de PL, pese-se pela manhã, sem roupas, e preferencialmente depois de ir ao banheiro. 

As regras da Fase Cruzeiro

1 - A alternância de dias de PP e dias de PL - você tem total liberdade de alternar os dias na quantidade desejada. Por exemplo: 1 dia de PP + 1 dia de PL - que é usada pela maioria dos dukanianos - ou 5 dias de PP + 5 dias de PL (importante não ultrapassar os 5 dias). É importante lembrar que você deve levar em consideração que nos dias de PP você terá uma tendência à constipação (as proteínas, como eu disse, praticamente expelem água do organismo, e isso torna o bolo fecal menos hidratado e prejudica seu trânsito pelo intestino), por isso os seguidores da dieta procuram alternar os dias a fim de minimizar este problema (em posts adiante falarei mais sobre como evitar este problema). 

2 - À vontade, mas sob certas condições - as proteínas continuam sendo à vontade. Os legumes também. No entanto é preciso atenção ao seu preparo: cozidos, grelhados ou assados. Se for acrescentada alguma gordura no preparo, seu uso já se torna limitado. Também é importante aproveitar este momento para reeducar seu organismo, não exagerando nas quantidades para evitar a dilatação do estômago e a criação do hábito de comer a todo instante, ok? Você deve se alimentar sempre que tiver fome, mas não a todo instante, pois isto se torna prejudicial. Aproveite o momento para se reeducar!

3 - Evitar armadilhas - todo processo de emagrecimento contém certas "armadilhas", às quais é preciso ficar de olho. Uma delas é se descabelar por não ter perdido 3 kg em uma semana. CADA CORPO É DIFERENTE DO OUTRO. Não caia na bobeira de se comparar com a pessoa "X". Há pessoas que têm facilidade maior e outras menor. PACIÊNCIA. Lembre-se: sua mente é seu maior inimigo. Se você ficar perdendo tempo com negativismo, amigs, põe a viola no saco e desiste da dieta. E de qualquer outra dieta. Jogue a seu favor, pense positivo! Outra armadilha MUITO comum: nos dias de PL se alimentar apenas de legumes. Querido, querida, seu organismo já está trabalhando com um baixíssimo nível de carboidratos que faz com que ele consuma suas reservas de gordura, a cetose, da qual já falei, certo? Aí, você exclui essas gorduras da sua dieta e só come legumes. Beleza. Seu organismo vai consumir o carboidrato e atacar seus músculos, pele, unhas e cabelos, enfraquecendo tudo isso e consumindo a massa muscular. Entendeu o perigo? 

Os farelos

O farelo de aveia continua sendo obrigatório nesta fase.  Mas o consumo passa a ser de 2 colheres de sopa por dia. No Ataque você consumia 1,5 colheres, lembra? Agora aumenta um pouquinho!

O farelo de trigo deve ser usado para evitar a constipação, na quantidade de 1 colher de sopa por dia, ou, no caso de constipação mais séria, 2 colheres de sopa por dia.

Os alimentos permitidos

Nesta fase, de 72 alimentos permitidos, com a entrada dos legumes e verduras, temos à disposição 100 alimentos que podem ser usados à vontade + os alimentos tolerados. A lista dos alimentos permitidos você encontra no blog Bem Bela, da Pri Mayer, neste post

Durante os próximos dias, irei esmiuçar esta fase ok? Falaremos sobre a atividade física, o consumo de água, mitos e verdades, a questão da prisão de ventre, suplementação, os alimentos tolerados e várias receitinhas para você! 

Se você tiver dúvidas sobre esta fase, use o formulário de contado ao lado direito do blog, e envie sua pergunta. Aos poucos irei respondendo todas. 

Boa semana pessoal!


Beijocão!

Este texto foi redigido por mim, após a leitura dos livros e pesquisas na internet. Não contém citações, nem foi retirado de nenhum outro lugar. Portanto, não copie! Além de ilegal, isso é muito feio. Se quiser replicar algum trecho, fale comigo através do formulário de contato à direita do blog. Terei o maior prazer em respondê-lo. :)
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