24/11/2013

3 litros de água diários - Minha experiência

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Desde que comecei a fazer uma dieta restritiva, iniciei uma fase também de auto conhecimento. Tenho me observado mais, e ficado atenta aos sinais do meu corpo. Li muito sobre dietas ricas em proteínas e pobres em carboidratos. Uma das coisas que sempre se falava era sobre a questão da prisão de ventre que pode ocorrer. Nunca tive problema com isso, mas senti que o intestino ficou mais lento na primeira semana e tive um pequeno desconforto na segunda. Então caprichei no consumo de legumes e verduras, e dos farelos também. Me esforcei para ingerir os 2l de água recomendados. Logo a situação normalizou. 

Outra coisa que se falava bastante era sobre a sobrecarga renal que esse tipo de dieta poderia causar. Realmente, comecei a observar meu xixi meio amarelado, ainda que tomasse os 2 litros de água diários que eu considerava ideais. Então dei mais uma pesquisada (e um beijo pro tio Google!), e encontrei muitas fontes como essa matéria do site Terra, que fala sobre o consumo ideal de água. Muitas outras diziam o mesmo: o consumo ideal, para um adulto, giraria em torno de 35ml de água por Kg de peso. Então, segundo a última pesagem no médio eu deveria beber quase 3,5l de água/dia. SASSINHORA MEUZAMIGO, chegou a me dar um frio na espinha, rs... Onde é que eu iria fazer parar tudo isso de água???? Mas decidi começar. Com 3 litros. No momento não vejo como consumir esse total, já que tenho que me organizar bastante para os 2l. 

Pois bem, me muni de garrafinhas de água no trabalho e em casa e comecei a maratona. Olha minha gente... não foi moleza. Precisei baixar um aplicativo para me ajudar com os lembretes para beber água, mas o maldito só me lembrou no primeiro dia, depois acho que morreu e não consegui ressuscitar o bicho de jeito algum. Conheço outros, mas a memória interna do meu celular está deprimente, então preciso de um app que eu consiga transferir para o SD Card. Enfim... O resumo dos 3 primeiros dias: MUITO XIXI. Mas muito, mesmo! Toda hora a dona Denise dava uma escapulida pro banheiro. Mas logo meu organismo começou a acostumar e a frequência das idas ao banheiro diminuiu. Ainda vou bastante ao banheiro, a frequência aumentou, logicamente, mas estou agora num nível quase "normal", rs... 

Não posso dizer que consigo atingir a meta todos os dias. Num dia normal de trabalho isso tem sido perfeitamente possível. Me organizo para ingerir 3 garrafinhas de 500ml de água pela manhã, que é quando posso ir mais ao banheiro (HEHEHEHE), pois sou orientadora educacional e o banheiro fica perto da minha sala + 2 garrafinhas à tarde, já que tenho um 4º ano, e só vou ao banheiro na hora do recreio + 1 garrafinha à noite. Isso apenas de água pura, totalizando os 3 litros. À noite ainda ingiro cerca de 800ml de suco verde, todos os dias, há duas semanas - outro dia falo mais sobre isso - ou seja, em líquidos extrapolo os 3,5l diários, mas em água pura, sigo nos 3 litros. 

Nos finais de semana, que é quando durmo mais, não tenho uma rotina bem definida, ou em dias que têm alguma reunião na agenda, isso tudo vira uma bagunça e acabo não conseguindo alcançar a meta. Mas a vida é assim, maleável e quase sempre imprevisível. No geral, tem dado super certo! 

E os resultados, na prática?

Bom, o resultado mais visível tem sido com relação à minha pele. Estou sofrendo bastante com espinhas (a Jô me falou que isso acontece devido ao alto consumo de laticínios), e elas diminuíram MUITO nestas duas semanas. A oleosidade da pele diminuiu uns 50 a 60%, o que é um fan-tás-ti-co, porque tenho pele oleosa no nível ecati. O intestino vem funcionando ainda melhor! Ou seja, só benefícios! Estou bem feliz e vou continuar me esforçando para sempre atingir a meta de consumo de água, os resultados valem demais a pena!

E você, quanto bebe de água? 
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