05/01/2014

Receitinha - Sorvete de limão DIET

| |
Eu já havia testado uma receita de sorvete, e achei que não ficou muito bacana. Derretia muito facilmente, criava cristais de gelo, e no final parecia mais uma mousse gelada - mas sem a consistência de uma mousse.

Fiz mais uns testes, dei uma pesquisada na internet, e cheguei a essa delicinha de hoje, que comi no lanche pós treino, porque como é fonte de proteína (por conta do iogurte), faz o papel direitinho. Vejam só:


Vamos à receita?

Sorvete de Limão DIET

Ingredientes:

- 4 potes de iogurte desnatado bem gelado
- suco de 1 limão (usei o tahiti)
- 1 colher de sopa cheia de adoçante culinário (usei o Tal & Qual, mas você pode usar outro, ou até mesmo o líquido)
- 1 colher de chá de CMC

Como fazer

Bata no liquidificador o iogurte com os demais ingredientes por cerca de 3 minutos. Ponha em um refratário e leve ao congelador ou freezer por tempo suficiente para que congele. Pus no congelador por umas 2 horas e já estava no ponto.

Rende duas porções como a da foto! São grandes hein, rs...

Sobre o CMC - CMC é a sigla para carboximetilcelulose. É um espessante muito utilizado por confeiteiros para dar firmeza a glacês e outras coberturas, além de sorvetes, cremes, etc, e substitui a goma xantana. Pessoas com doença celíaca (problemas na digestão de glúten) usam muito esse ingrediente, pois ele substitui o glúten no sentido de dar mais elasticidade às massas. 
Procurei algo sobre a utilização dele no site Dukan e em fóruns e não encontrei menção alguma sobre ele, muito menos indicação de ser ou não permitido na dieta. EU, particularmente, não acho que ele atrapalhe a dieta, no meu caso nunca senti diferença nenhuma no quesito perda de peso com a utilização dele, até porque é um produto que não se usa muito e quando se usa é em pequenas quantidades, como no caso dessa receita.
Ele também tem propriedades levemente laxantes e saciadoras, por isso é utilizado em algumas receitas nesse sentido. 
No caso específico de sorvetes, ele ajuda a dar cremosidade e estabilidade, ou seja, ele ajuda o sorvete a não derreter tão rápido, e a não formar cristais de gelo. E não acrescenta sabor algum à receita. 

Portanto, a utilização dele fica a critério de cada um, e se não desejar utilizar, basta omiti-lo da receita. ;)

Bom, é isso turma!

Beeeeijo e quem fizer a receita, conta aí!

UPDATE! Quem tem amigo esperto tem tudo né, rs... A +Wonder Pat , amiga lienda do meu core, trabalha na área de farmácia, e passou a seguinte informação: "CMC nem é metabolizado pelo organismo. Não temos enzimas para metabolizar a celulose. Não atrapalha na dieta não. Tbem é usado em capsulas de alguns medicamentos como excipiente! As pessoas já ingeriram muita CMC sem saber. Pode usar sem medo!" Coisa mais linda essa menina né? Então, aviso dado: CMC tá liberado, hehehehe...
Comentário(s)
Comentário(s)