11/09/2014

Cozinha fácil - 10 Dicas para suas receitas darem certo

| |


Desde que comecei a publicar receitas no blog, e no Facebook, a queixa mais comum que escuto é em relação a receitas que não dão certo. Ou é o bolo que não cresce, o pudim que não cozinhou direito, o pão que abatumou, a carne que ficou ruim, etc.  Então hoje decidi fazer um post com dicas simples, fáceis e que me ajudam no dia a dia. Não há dicas que eu já não tenha testado, ok? Coisas que funcionaram e ainda funcionam comigo. Há coisas básicas, mas nas quais muitas vezes não pensamos, e nada como relembrar sempre, né?

DICAS PARA SUA RECEITA DAR CERTO

Existem alguns passo a passo simples, mas que fazem toda a diferença no resultado final. E que muitos esquecem!

  1. Siga a receita à risca. Se você for iniciante ou inseguro, então, este aspecto é fundamental. Quando não se tem muita experiência não é seguro inventar moda na cozinha. 
  2. Compre um jogo de medidores de capacidade. Aqueles baratinhos mesmo, de lojinha de R$1,99. Medidores para colheres de café, sobremesa, sopa, xícara, mililitros, etc. Eles aumentam e muito as probabilidades de sua receita sair direitinho, mantendo a proporção entre os ingredientes;
  3. Bata as misturas o suficiente. Se a receita pede para bater a massa de bolo por 5 minutos, bata por 5 minutos, mesmo que você ache que ela já está lisinha e bonita o suficiente. 
  4. Respeite a temperatura de forno e fogão. Quando, em uma receita, especifica-se a temperatura de preparo de algum alimento, procure seguir esta temperatura. Caso seu forno/fogão não tenha esta temperatura, prefira buscar outra receita que possibilite o preparo da maneira que você dispõe.
  5. Deixe os bolos esfriarem no forno. Esta é uma dica bacana para evitar que murchem, ou baixem. Como o forno está quente e vai baixando a temperatura vagarosamente, o bolo vai se adaptando mais facilmente, não sofre com o choque térmico e as chances de ele não baixar aumentam e muito. 
  6. Pré-aqueça o forno. A maioria das receitas pede que o forno seja pré-aquecido antes. Siga esta regra, que é bastante importante para o crescimento e preparação de diversos tipos de massas ou pratos. O ideal é que seja pré-aquecido por no mínimo 15 minutos. 
  7. Não substitua ingredientes se não tiver certeza. Se acontecer de você decidir fazer alguma receita, e perceber que algum ingrediente está faltando, e não sabe como substituí-lo, não arrisque. Principalmente se for iniciante. Quem tem mais experiência consegue fazer alguma substituições darem certo. Mas se não é o seu caso, espere comprar o ingrediente que falta para garantir o resultado. 
  8. Não exagere nas pitadas. Uma pitada é a porção que você consegue segurar facilmente entre seus dedos indicador e o "dedão", de um ingrediente seco, como o sal. Evite usar colheres, ou usar dedos a mais, que segurarão porções extra do ingrediente, e podem mudar o sabor da receita. 
  9. Utilize ingredientes à mesma temperatura. O ideal na maioria das receitas é que todos estejam à temperatura ambiente. Para isso retire-os da geladeira por cerca de 30 ou 40 minutos, para só então utilizá-los. O choque de temperaturas pode mudar a consistência, textura e até mesmo o sabor de algumas receitas. 
  10. Utilize ingredientes frescos. O ideal é comprar apenas aquilo que irá usar imediatamente. Depois de abertos, os produtos e ingredientes têm seu prazo de validade reduzido e se utilizados muito tempos depois, podem interferir no resultados das receitas. 
Bom, são dicas simples, mas que vale a pena seguir direitinho. Você tem alguma dica de outro para a cozinha? Compartilhe conosco!

Beijão!


Comentário(s)
Comentário(s)