09/10/2014

Receitinha da Semana: Flan Dukan / Diet de baunilha com calda de cacau e café

| |

Buenas turma! Hoje trago para vocês uma receitinha que criei ontem. Não é nada de novo, nada de muito mirabolante, mas eu sou dessas que gosta de inventar mesmo, rs. E tento o estímulo do blog, tenho procurado cada vez mais testar ou criar coisas novas.  Essa receitinha é mais uma dessas minhas "invencisses", mas não é nada incomum. Um flan saboroso, magrinho, com uma calda gostosa por cima. E além de delicioso, ficou lindinho! Vamos então à receita?

Flan Dukan / Diet de baunilha com calda de cacau e café

Calda

- 100 ml de leite desnatado
- 1 colher de sopa de cacau em pó sem açúcar
- 1 colher de chá de café solúvel
- 1 colher de sopa de adoçante culinário (usei Lowçucar)
- 1 colher de chá rasa de amido de milho

Misture bem os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até começar a engrossar. Não deixe apurar muito. Começou a engrossar, desliga, ok? Forre o fundo de forminhas individuais ou mesmo ramequins com a calda. Eu usei umas mini forminhas de pudim que comprei há uns tempos e estavam paradas aqui.

Flan

- 300ml de leite desnatado + 30 ml
- 4 colheres de sopa de adoçante culinário
- 2 gemas 
- 2 colheres de sopa cheias de amido de milho
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Misture todos os ingredientes, exceto os 30 ml de leite e o amido de milho. Mexa sem parar até começar a borbulhar. Misture o amido de milho e o leite e despeje no creme fervendo e continue mexendo sem parar até engrossar bem, por cerca de 2 a 3 minutos. Despeje nas forminhas em cima da calda, bem devagar para a calda não subir. Leve à geladeira por cerca de 3 horas pelo menos ou até firmar bem. Sirva gelado!

Dica: para que ele solte da fôrma, basta deixá-lo de cabeça para baixo sobre um prato, ele escorrega logo.

Olhem a carinha dele de pertinho, estava boooom!


Orientações para quem faz a Dukan:
  • Permitido a partir da Fase Cruzeiro, por conter tolerados.
  • Dividir em cerca de 8 porções, cada porção contando como UM tolerado. Na Fase Cruzeiro você pode consumir até 2 tolerados ao dia, na Estabilização até 3. 
Beijão!
Comentário(s)
Comentário(s)