08/05/2015

Corticoides: porque engordam e como voltar a perder peso

| |
Ilustração: Hiro.

Olá turma! Sabem, eu sou uma usuária frequente de corticoides. Já fui muito, muito, muito mais. E já fazia mais de meio ano desde minha última crise alérgica. No entanto, neste final de semana a alergia voltou com tudo e os corticoides acabam entrando no pacote, já que os antialérgicos sem corticoides (loratadina, por exemplo) não funcionam nadinha em mim. Para vocês terem ideia da violência da coisa, comprei um corticoide forte (pedi um forte, porque a coisa estava feia!) e a farmacêutica recomendou usar UM por dia, avisando que este dava muito sono. Tomei um, não deu nem sono e nem sumiu com a alergia. Algumas horas depois, tomei outro. Para resumir, em um único dia usei 4 comprimidos, e então a alergia cedeu - mas o sono não veio não, rs. Ainda estou tomando antialérgico, mas desde segunda-feira tenho me mantido bem com um ao dia apenas. Mas o problema é: o ganho de peso.

Cada organismo responde de um jeito e corticoide é batata para engordar. Alguns mais rapidamente, outros mais devagar. Eu ganhei 3kg nessa brincadeira, assim vapt-vupt. Confesso que não esperava tanto, tomei um susto quando subi na balança! Mas estou acostumada com ganho de peso quando uso esse tipo de medicamento. Mas a pergunta que sempre fica é: porque corticoide engorda?

Corticoide x ganho de peso

Existem diversos textos na internet tratando do assunto. Mas a maioria deles usa uma linguagem muito técnica e confunde se você não fizer uma leitura (e releitura) atenta. Então vou tentar explicar da maneira mais simples possível os motivos que levam você a ganhar peso com o uso de corticoides. É importante lembrar que se você usa um corticoide mais fraco e um comprimido de vez em quando, ele não chega a influenciar grandemente no ganho de peso, certo? 

A cortisona, elemento principal dos corticoides faz com que o peso aumente de várias maneiras:
  • Aumenta a fome. A fome aumenta porque a cortisona prejudica a ação da insulina no organismo. Isso gera uma sensação de descontrole da fome. No meu caso, não sinto isso, confesso. Minha fome não aumenta não. 
  • Faz com que seu organismo estoque gordura. Além de prejudicar a função da insulina, os corticoides fazem com que a produção de açúcar aumente, e seu organismo passa a aproveitar de maneira muito mais eficaz (o que não é exatamente vantagem) todo o açúcar que você ingere, estocando essa energia excedente em forma de gordura. 
  • Aumenta a retenção de líquidos. Muito do ganho de peso gerado pelo uso deste tipo de medicamento se deve a uma retenção líquida causada pela cortisona. 
Como voltar a perder peso depois do uso de corticoides?

Bom, por experiência própria, sei que não é fácil voltar a perder peso logo em seguida ao uso de corticoide. É preciso foco, determinação e muita paciência. Às vezes meu organismo responde bem e em alguns dias volto a perder peso. Outras vezes leva algumas semanas. Mas há coisinhas que podemos fazer que ajudam nessa tarefa:
  • Drenagem linfática para ajudar a eliminar o excesso de líquidos retidos;
  • Uso de meia calça compressora, se você usa corticoides muito frequentemente, pode ajudar a evitar o inchaço nas pernas; 
  • Controlar a ingestão de alimentos ricos em sódio como refrigerantes, embutidos, conservas, etc; 
  • Usar ervas aromáticas, e temperos naturais ao invés do sal;
  • Diminuir o consumo de gorduras;
  • Aumentar a ingestão de líquidos;
  • Intensificar a atividade física;
  • Fazer uso de chás diuréticos para auxiliar na retenção de líquidos.
São medidas simples, que já estou aplicando e que com certeza irão ajudar no processo! 

É sempre importante lembrar que há situações em que é inevitável utilizar este tipo de medicamento, pois algumas crises alérgicas ou doenças podem até matar se não forem tratadas. Mas ele também não deve ser usado como uma espécie de muleta para explicar a não perda de peso (se você quer perder peso), ou abandono de uma dieta, se você precisa. Se há um problema, a melhor solução é atacar de frente para minimizar as consequências e logo voltar ao ritmo. O corticoide prejudica sim, mas quem decide o que vai acontecer é você!

Beijão!

Se você curte o blog, pode me acompanhar nas redes sociais:

Comentário(s)
Comentário(s)