Campanhas Saúde

Outubro Rosa 2015 - Como prevenir o câncer de mama

06:00Denny Baptista



Todos os anos, no mês de outubro é feita a Campanha Outubro Rosa. Esta campanha tem como finalidade alertar para a necessidade da prevenção do câncer de mama através da realização do exame de toque, de consultas médicas regulares e da mamografia. 

Já relatei aqui a história de minha sogra, que descobriu um câncer de mama muito no início, através de um exame preventivo, e teve uma recuperação super tranquila por conta disso. Sim, perdeu uma parte da mama, sim, ficou careca, mas não precisou passar por infinitas sessões de quimioterapia exatamente por ter descoberto bem no início. Quando o câncer de mama é descoberto logo no início, as chances de cura são de 90%! Portanto é preciso examinar-se.

No entanto, a maior arma que temos contra o câncer de mama é a prevenção. Não apenas o disgnóstico - que geralmente vem tarde demais. Ações preventivas cotidianas, que nos livram da doença e de muitas outras mais. Hábitos de vida saudáveis. Muitas pessoas fazem "muxoxo" ao ouvir falar em vida saudável, em cuidar da saúde, e o discurso de que a vida é curta demais para não aproveitar acaba indo por terra quando uma doença como esta bate às portas. todos somos invencíveis e inatingíveis - até o diagnóstico. 

Para a prevenção deste e de outros tipos de câncer, se faz necessário a adoção de hábitos saudáveis, e aliados a estes, o consumo de alimentos que têm características "anticâncer", como:

Alimentos ricos em fibras
-  cereais integrais
- frutas (não o suco!)
- vegetais
- leguminosas
- frutas secas

Alimentos ricos em ômega 3
- peixes (principalmente na pele destes)
- sementes de chia e linhaça
- nozes

Gorduras saudáveis
- óleo de coco
- azeite de oliva

Outras atitudes que podem colaborar para evitar o câncer de mama:
- dieta equilibrada, pobre em açúcares e industrializados
- atividade física regular
- controle do peso
- visita a ginecologista no mínimo uma vez ao ano
- fazer o auto exame das mamas
- evitar álcool e cigarro


A chave para fugir desta doença está muito mais em prevenir que em remediar. Já vi muitas pessoas sentirem-se sentenciadas ao câncer de mama por terem casos na família. No entanto, por mais forte que seja a hereditariedade, se os hábitos de vida forem saudáveis, as chances de desenvolver a doença diminuem drasticamente. 

Durante o mês farei um apanhado das principais marcas que revertem parte da venda de produtos para ações preventivas de apoio a esta causa e publicarei no blog. Aí pode rolar aquela comprinha por uma boa causa hein? Rs...

Beijão!

 Me siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
SNAPCHAT: @dennybap / PERISCOPE: @dennybaptista

Você pode gostar destes também

0 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato