22/06/2014

Dieta Dukan e queda de cabelo

| |

Você começou uma dieta - qualquer dieta - e a queda de cabelo apareceu. Para alguns ela chega devagarinho. Para outros, é avassaladora e traz o desespero consigo. Usei a dieta Dukan no título, mas este problema não é exclusivo dela, mas da maioria das dietas. E o problema não são as dietas em si, mas quem as faz que, normalmente, não toma as precauções necessárias para evitar este tipo de problema. Com a redução da variedade de alimentos, muitos preferem gastar as calorias da dieta em porcarias, e não sobra cota para alimentos "de verdade". Então o corpo grita mesmo. Muitos recomendam polivitamínicos, mas nem sempre essa é a solução, já que a maioria das dietas procura utilizar apenas alimentos saudáveis e mesmo assim a queda acontece. Vamos tratar desse assunto e tentar dirimir as dúvidas, ok?

Dieta Dukan e as vitaminas 

Com relação à falta de vitaminas no organismo: a Dukan permite alimentos com TODOS os nutrientes necessários ao corpo. É só um pouco de boa vontade para variar ao máximo o cardápio. Temos mais de 100 alimentos permitidos, mais os tolerados, não há porque deixar a monotonia do tomate + alface tomar conta da dieta! Mas é fato que MUITOS deixam isso acontecer. Se ficarmos sempre nos mesmos, vem o perigo da hipovitaminose, pois acabamos priorizando apenas algumas vitaminas em detrimento de outras. Mas se você não tem tempo, não consegue ou não tem acesso a todos os legumes e verduras ideais, um polivitamínico pode ajudar a te manter saudável. O Centrum Mulher, Lavitan Mulher ajudam muito. Há outros manipuláveis, basta fazer a observação de estar em dieta para evitar que se usem componentes que venham a trazer ganho de peso. No entanto, é preciso cautela com os polivitamínicos. Nosso corpo, na maioria das vezes, não necessita de todos os nutrientes ofertados por eles, e o excesso de alguns pode trazer problemas, caracterizando um baita tiro no pé. Um exemplo é o zinco que, se usado em excesso, pode causar queda de cabelo, exatamente o que se pretende combater. Neste caso, o ideal é ir a um médico e solicitar uma hemograma completo, pedindo para ver a questão das vitaminas e se há carências. O ideal é, em caso de hipovitaminose, suplementar apenas as vitaminas que necessitam disso. Por isso a importância do exame.

Um erro comum na Dukan - Dias de PL 

Outra coisa que o Dr. Dukan fala no livro, é sobre em dias de PL priorizar os legumes em detrimento das proteínas: errado! Os legumes entram como coadjuvantes, para facilitar o prosseguimento da dieta e evitar hipovitaminoses. Se você comia 3 sobrecoxas no almoço em dia de PP, em dia de PL vai comer as mesmas 3 sobrecoxas, mas vai enriquecer sua refeição com legumes e verduras. Entendeu? O que acontece é que quando você passa a ingerir menos proteína,  seu corpo busca energia atacando cabelos e unhas, e aí é batata: cabelos caindo e unhas fracas. Ou seja: se temos tantos alimentos permitidos, é um grande erro ficar só na mesma meia dúzia de sempre. Então podemos mais uma vez ver que polivitaminicos ajudam em alguns casos. Mas em outros só cuidando a questão da proteína pra resolver totalmente. O ideal é consumir 1g de proteína por kg de peso corporal para evitar que o corpo busque as reservas de energia nos cabelos e unhas. Algumas citações do livro "Eu não consigo emagrecer", pg 35 e 36:

"Contudo, o homem não dispõe de meios metabólicos para sintetizar proteínas. Ora, o simples fato de viver, de garantir a manutenção do sistema muscular, a renovação de glóbulos vermelhos, a cicatrização de feridas, o crescimento dos cabelos e até o funcionamento da memória, todas essas operações vitais necessitam das proteínas, um mínimo cotidiano de 1 grama por quilo de peso corporal. Em caso de insuficiência de proteínas, o organismo é obrigado a esgotar as próprias reservas, principalmente seus músculos, mas também a pele ou mesmo os ossos."

Outra citação, do livro "O método Dukan Ilustrado", pg 65, na sessão que fala sobre os erros a serem evitados:

"Como estamos em um plano em que a liberdade de escolha dos alimentos e de quantidades  é um princípio básico, não cometa um erro comum, que consiste em se alimentar apenas com legumes. Seria perigoso privar-se das proteínas. Qual é o perigo? O de não atender mais às necessidades vitais em proteínas que o ser humano não sabe sintetizar, fazendo com que o corpo desconte na sua massa muscular, na sua pele e nos seus cabelos."

Estresse

O estresse é o grande vilão da maioria dos problemas em nosso organismo. Ele desencadeia desde tristezas até câncer. Muitas quedas de cabelo são causadas por ele, por isso é importante manter uma vida o mais tranquila possível e prover meios para tranquilizar-se, como atividade física, leitura, meditação enfim, o que for melhor para você. Procure alimentar pensamentos positivos. Se uma dieta for dispendiosa e trazer sofrimento extremo a você, ela não é a ideal para este momento, pois com a cabeça focando nisso, dificilmente você terá sucesso. Se, ainda sim, você quer segui-la, então precisa mudar o foco dos seus pensamentos e ver os lados positivos, os ganhos e evitar pensar apenas nas dificuldades. Você só tem a ganhar.

Interações medicamentosas

Alguns medicamentos, quando misturados a outros, podem causar diversos problemas, entre eles a queda de cabelos. O uso contínuo de medicamentos pode também intoxicar o organismo e depois de algum tempo estressá-lo e culminar em diversos problemas, entre eles, a queda de cabelo também. Portanto, atenção à auto medicação. Mesmo analgésicos podem trazer grandes problemas ao organismo quando utilizados sem extrema necessidade ou levianamente. 

O que fiz para, enfim, resolver meu problema de queda de cabelo?

Outra dica massa, que me ajudou demais é o levedo de cerveja e gelatina. Mandei manipular o levedo e a gelatina em cápsulas de 500mg, paguei R$6,00 em cada pote com 30 cápsulas, e tomo uma por dia. A Dukan não piorou minha queda de cabelo, mas venho lutando contra isso há anos, e já tinha algumas falhas bem feias. E essas duas cápsulas, em menos de uma semana, já fizeram a queda cair a praticamente zero!

O levedo de cerveja, além de fornecer vitaminas do complexo B entre outras, ajuda demais na desintoxicação do organismo. A gelatina contém colágeno que auxilia na queda. Como minha queda vinha sendo causada por anos de auto medicação inconsequente, meu organismo estava intoxicado e este foi o recurso que, enfim, encontrei para resolver meu problema. Ambos, levedo de cerveja e gelatina são permitidas na Dukan, mas em cápsulas o consumo é facilitado e muito! 

Há 3 semanas adotei o uso do Lavitan HAIR que é específico para cabelos fracos, com queda, etc. O resultado deste combo levedura de cerveja + cápsulas de gelatina + Lavitan Hair meu marido percebeu há alguns dias: estou cheinha de novos cabelinhos!!!! Ou seja: um sucesso! As falhas já estão diminuindo a olhos vistos.

A DICA PRINCIPAL É DESCOBRIR O QUE FUNCIONA PARA VOCÊ. NÃO SAIR UTILIZANDO TODAS AS DICAS DE REMÉDIOS, POLIVITAMÍNICOS, PRODUTOS PARA CABELOS, POIS ISSO PODE PIORAR MUITO O QUADRO. Tome as medidas nutricionais cabíveis. Então, busque ajuda médica e tratamento individualizado. Lembre-se: o que serve para você, não serve para o outro. E o que serve para o outro, pode piorar o seu problema!

Muitas pessoas seguem a dieta X ou a dieta Y, não se informam adequadamente, muitas vezes não seguem os parâmetros desta e, quando há algum problema, culpam totalmente o método. A dieta Dukan em si não causa queda de cabelos. Há quem tenha o problema e não admita os erros cometidos na dieta, bata o pé, mas quem está por perto sabe a realidade. Quem causa a queda é quem não toma os devidos cuidados com relação à sua saúde, não segue as orientações corretamente. Portanto, atenção sempre. Sua saúde em primeiro lugar!

Fica a dica gente! Beijão!

Comentário(s)
Comentário(s)