Dieta Dukan Dukan

Dieta Dukan e queda de cabelo

22:10Denny Baptista


Você começou uma dieta - qualquer dieta - e a queda de cabelo apareceu. Para alguns ela chega devagarinho. Para outros, é avassaladora e traz o desespero consigo. Usei a dieta Dukan no título, mas este problema não é exclusivo dela, mas da maioria das dietas. E o problema não são as dietas em si, mas quem as faz que, normalmente, não toma as precauções necessárias para evitar este tipo de problema. Com a redução da variedade de alimentos, muitos preferem gastar as calorias da dieta em porcarias, e não sobra cota para alimentos "de verdade". Então o corpo grita mesmo. Muitos recomendam polivitamínicos, mas nem sempre essa é a solução, já que a maioria das dietas procura utilizar apenas alimentos saudáveis e mesmo assim a queda acontece. Vamos tratar desse assunto e tentar dirimir as dúvidas, ok?

Dieta Dukan e as vitaminas 

Com relação à falta de vitaminas no organismo: a Dukan permite alimentos com TODOS os nutrientes necessários ao corpo. É só um pouco de boa vontade para variar ao máximo o cardápio. Temos mais de 100 alimentos permitidos, mais os tolerados, não há porque deixar a monotonia do tomate + alface tomar conta da dieta! Mas é fato que MUITOS deixam isso acontecer. Se ficarmos sempre nos mesmos, vem o perigo da hipovitaminose, pois acabamos priorizando apenas algumas vitaminas em detrimento de outras. Mas se você não tem tempo, não consegue ou não tem acesso a todos os legumes e verduras ideais, um polivitamínico pode ajudar a te manter saudável. O Centrum Mulher, Lavitan Mulher ajudam muito. Há outros manipuláveis, basta fazer a observação de estar em dieta para evitar que se usem componentes que venham a trazer ganho de peso. No entanto, é preciso cautela com os polivitamínicos. Nosso corpo, na maioria das vezes, não necessita de todos os nutrientes ofertados por eles, e o excesso de alguns pode trazer problemas, caracterizando um baita tiro no pé. Um exemplo é o zinco que, se usado em excesso, pode causar queda de cabelo, exatamente o que se pretende combater. Neste caso, o ideal é ir a um médico e solicitar uma hemograma completo, pedindo para ver a questão das vitaminas e se há carências. O ideal é, em caso de hipovitaminose, suplementar apenas as vitaminas que necessitam disso. Por isso a importância do exame.

Um erro comum na Dukan - Dias de PL 

Outra coisa que o Dr. Dukan fala no livro, é sobre em dias de PL priorizar os legumes em detrimento das proteínas: errado! Os legumes entram como coadjuvantes, para facilitar o prosseguimento da dieta e evitar hipovitaminoses. Se você comia 3 sobrecoxas no almoço em dia de PP, em dia de PL vai comer as mesmas 3 sobrecoxas, mas vai enriquecer sua refeição com legumes e verduras. Entendeu? O que acontece é que quando você passa a ingerir menos proteína,  seu corpo busca energia atacando cabelos e unhas, e aí é batata: cabelos caindo e unhas fracas. Ou seja: se temos tantos alimentos permitidos, é um grande erro ficar só na mesma meia dúzia de sempre. Então podemos mais uma vez ver que polivitaminicos ajudam em alguns casos. Mas em outros só cuidando a questão da proteína pra resolver totalmente. O ideal é consumir 1g de proteína por kg de peso corporal para evitar que o corpo busque as reservas de energia nos cabelos e unhas. Algumas citações do livro "Eu não consigo emagrecer", pg 35 e 36:

"Contudo, o homem não dispõe de meios metabólicos para sintetizar proteínas. Ora, o simples fato de viver, de garantir a manutenção do sistema muscular, a renovação de glóbulos vermelhos, a cicatrização de feridas, o crescimento dos cabelos e até o funcionamento da memória, todas essas operações vitais necessitam das proteínas, um mínimo cotidiano de 1 grama por quilo de peso corporal. Em caso de insuficiência de proteínas, o organismo é obrigado a esgotar as próprias reservas, principalmente seus músculos, mas também a pele ou mesmo os ossos."

Outra citação, do livro "O método Dukan Ilustrado", pg 65, na sessão que fala sobre os erros a serem evitados:

"Como estamos em um plano em que a liberdade de escolha dos alimentos e de quantidades  é um princípio básico, não cometa um erro comum, que consiste em se alimentar apenas com legumes. Seria perigoso privar-se das proteínas. Qual é o perigo? O de não atender mais às necessidades vitais em proteínas que o ser humano não sabe sintetizar, fazendo com que o corpo desconte na sua massa muscular, na sua pele e nos seus cabelos."

Estresse

O estresse é o grande vilão da maioria dos problemas em nosso organismo. Ele desencadeia desde tristezas até câncer. Muitas quedas de cabelo são causadas por ele, por isso é importante manter uma vida o mais tranquila possível e prover meios para tranquilizar-se, como atividade física, leitura, meditação enfim, o que for melhor para você. Procure alimentar pensamentos positivos. Se uma dieta for dispendiosa e trazer sofrimento extremo a você, ela não é a ideal para este momento, pois com a cabeça focando nisso, dificilmente você terá sucesso. Se, ainda sim, você quer segui-la, então precisa mudar o foco dos seus pensamentos e ver os lados positivos, os ganhos e evitar pensar apenas nas dificuldades. Você só tem a ganhar.

Interações medicamentosas

Alguns medicamentos, quando misturados a outros, podem causar diversos problemas, entre eles a queda de cabelos. O uso contínuo de medicamentos pode também intoxicar o organismo e depois de algum tempo estressá-lo e culminar em diversos problemas, entre eles, a queda de cabelo também. Portanto, atenção à auto medicação. Mesmo analgésicos podem trazer grandes problemas ao organismo quando utilizados sem extrema necessidade ou levianamente. 

O que fiz para, enfim, resolver meu problema de queda de cabelo?

Outra dica massa, que me ajudou demais é o levedo de cerveja e gelatina. Mandei manipular o levedo e a gelatina em cápsulas de 500mg, paguei R$6,00 em cada pote com 30 cápsulas, e tomo uma por dia. A Dukan não piorou minha queda de cabelo, mas venho lutando contra isso há anos, e já tinha algumas falhas bem feias. E essas duas cápsulas, em menos de uma semana, já fizeram a queda cair a praticamente zero!

O levedo de cerveja, além de fornecer vitaminas do complexo B entre outras, ajuda demais na desintoxicação do organismo. A gelatina contém colágeno que auxilia na queda. Como minha queda vinha sendo causada por anos de auto medicação inconsequente, meu organismo estava intoxicado e este foi o recurso que, enfim, encontrei para resolver meu problema. Ambos, levedo de cerveja e gelatina são permitidas na Dukan, mas em cápsulas o consumo é facilitado e muito! 

Há 3 semanas adotei o uso do Lavitan HAIR que é específico para cabelos fracos, com queda, etc. O resultado deste combo levedura de cerveja + cápsulas de gelatina + Lavitan Hair meu marido percebeu há alguns dias: estou cheinha de novos cabelinhos!!!! Ou seja: um sucesso! As falhas já estão diminuindo a olhos vistos.

A DICA PRINCIPAL É DESCOBRIR O QUE FUNCIONA PARA VOCÊ. NÃO SAIR UTILIZANDO TODAS AS DICAS DE REMÉDIOS, POLIVITAMÍNICOS, PRODUTOS PARA CABELOS, POIS ISSO PODE PIORAR MUITO O QUADRO. Tome as medidas nutricionais cabíveis. Então, busque ajuda médica e tratamento individualizado. Lembre-se: o que serve para você, não serve para o outro. E o que serve para o outro, pode piorar o seu problema!

Muitas pessoas seguem a dieta X ou a dieta Y, não se informam adequadamente, muitas vezes não seguem os parâmetros desta e, quando há algum problema, culpam totalmente o método. A dieta Dukan em si não causa queda de cabelos. Há quem tenha o problema e não admita os erros cometidos na dieta, bata o pé, mas quem está por perto sabe a realidade. Quem causa a queda é quem não toma os devidos cuidados com relação à sua saúde, não segue as orientações corretamente. Portanto, atenção sempre. Sua saúde em primeiro lugar!

Fica a dica gente! Beijão!

Você pode gostar destes também

4 comentários

  1. Eu nunca fiz dukan e mesmo assim tenho queda de cabelo desde sempre. Dai resolvi ir á dermato e ela me passou o famosoo pantogar, vamos ver se resolve, ela disse que melhora o aspecto das unhas também.

    Boa sorte pra nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pantogar é famoso mesmo nessa questão cabelos e unhas. Mas ele leva uns 3 meses para surtir efeito de fato. No entanto, resultados ótimos!

      Beeeeijo Bruna!

      Excluir
  2. Oie.. Adorei seu cantinho.. Boa sorteee.. Quando quiser, me visite também.. BEijoss

    ResponderExcluir
  3. Oi Danny, adorei o seu blog. Estou fazendo a dieta Dukan e já estou na fase consolidação. Meu cabelo começou a cair demais e já pensei até em desistir da dieta, mas me indicaram Pantogar. posso tomar fazendo a dieta? Bjos querida.

    josineidemorena@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato