21/08/2014

Farelo de Aveia - Tudo sobre esse grão nutritivo e seu uso na dieta Dukan (e em outras também)

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Quando se fala em farelo, a maioria das pessoas liga a expressão ao sentido de resto, sobra, lixo. No entanto, no que se refere a grãos, o farelo de aveia pode ser uma parte do grão extremamente benéfica à saúde e uma grande carta na manga em dietas diversas, e reeducação alimentar. Na dieta Dukan ele é item obrigatório! Mas pode e deve ser usado em dietas comuns e também como um coadjuvante na busca pela saúde e qualidade de vida. 

Mas afinal de contas, o que é o farelo de aveia?

O farelo de aveia é a camada externa do grão de aveia, que é retirada durante o refinamento do grão. Antes ele não era aproveitado, mas depois de ser estudado e suas propriedades nutritivas descobertas, passou a não ser mais descartado mas sim, utilizado na alimentação. 

Qual a diferença entre o farelo, e a farinha ou flocos de aveia?

A principal diferença entre eles está no processo de produção do cereal. Depois da colheita, é feito o processamento do grão, processo que facilita e direciona o consumo da aveia. Assim se dá origem ao farelo de aveia, à farinha de aveia e a aveia em flocos grossos ou finos. Veja as principais diferenças entre estes produtos:
  • Flocos de aveia - finos ou regulares, são ricos em carboidratos e açúcares de rápida absorção. São produzidos através da prensagem dos grãos integrais e mantém todos os açúcares/carboidratos e nutrientes. É feito pela prensagem do grão inteiro. Seu uso não é permitido na dieta Dukan por conter muito carboidrato.
  • Farinha de aveia - produzida a partir da parte mais interna do grão, a concentração de fibras neste produto é menor que a encontrada nos flocos e no farelo. É rica em açúcares/carboidrato e pobre em nutrientes. Isto a torna proibida na dieta Dukan.
  • Farelo de aveia - Por ser feito da parte mais externa do grão, é pobre em carboidratos e rico em proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose e diminuem o colesterol. Por inchar no estômago, aumentando de volume em até 30 vezes, proporciona grande saciedade. É obtido principalmente da casca do grão. É item obrigatório na Dukan, pois proporciona uma porção pequena, mas suficiente, de carboidratos complexos, além de auxiliar no preparo de diversas receitas. 
Quais os benefícios do farelo de aveia?

O farelo de aveia possui inúmeros benefícios à saúde. Vamos citar alguns:
  • Pobre em carboidratos;
  • Rico em fibras solúveis, como as beta glucanas, um tipo especial e extremamente benéfico de fibra que, ao entrar em contato com água no intestino, forma uma espécie de gel, aumentando até em 30 vezes seu volume original;
  • Rico em proteínas;
  • Possui vitaminas E e K, B1, B2, B3, B6, ácido fólico, cálcio, magnésio, zinco, ferro, potássio e fósforo, bem como gorduras monoinsaturadas, que aumentam os níveis de colesterol HDL, o chamado "bom colesterol";
  • Proporciona saciedade;
  • Diminui a absorção de gorduras pelo intestino;
  • Regula o intestino;
  • Estimula as bactérias do intestino através das fibras que também auxiliam e fortalece o sistema imunológico;
  • Auxilia na prevenção do diabetes;
  • Reduz a absorção de colesterol ruim, o que auxilia a proteger o coração;
  • Contém triptofano, precursor da serotonina, responsável pelo bom humor e bem estar.
Como uso o farelo de aveia na Dieta Dukan?

O farelo de aveia é item obrigatório na Dieta Dukan. Mas precisa ser bem dosado, para não interferir na perda de peso. Cada fase tem uma quantidade estabelecida, que não deve ser ultrapassada. 
  • Fase Ataque - 1 e 1/2 colheres de sopa por dia;
  • Fase Cruzeiro - 2 colheres de sopa por dia;
  • Fase Consolidação - 2 e 1/2 colheres de sopa por dia;
  • Fase Estabilização - 3 colheres de sopa por dia.
O farelo de aveia possibilita que sejam feitas diversas receitas que facilitam a vida de quem faz a dieta, tornando-a mais variada e saborosa.

Como posso incorporar o farelo de aveia no meu dia a dia?

O farelo de aveia pode ser utilizado de diversas formas, e não apenas na dieta Dukan. Ele é um potente aliado da saúde! Algumas maneiras de utilizá-lo:
  • em receitas de pães, bolos, pizzas, tortas, panquecas;
  • em mingaus e cremes;
  • para engrossar molhos;
  • para empanar bifes e salgadinhos;
  • como farofa, salgada ou doce.
Há alguma restrição de uso do farelo de aveia?

Uma das propriedades do farelo de aveia é a absorção de gorduras no intestino. Seguindo essa lógica, ele também acaba diminuindo a absorção de alguns nutrientes, e até mesmo medicamentos. No entanto, há uma quantidade segura que não prejudica a absorção a ponto de que algum medicamento venha a ter sua eficácia prejudicada: 3 colheres de sopa ao dia. Até esta quantidade ele não causa problemas maiores, nem na eficácia de anticoncepcionais mais fracos, como é a preocupação de muitas meninas que utilizam o farelo. 

Ele também, se consumido em excesso pode causar flatulência ou intolerância, por isso o ideal é utilizar a quantidade segura estipulada acima. 

O farelo de aveia contém glúten, principalmente por ser processado juntamente com o trigo, então deve ser evitado por quem tem intolerância. 

Eu utilizo o farelo de aveia há mais de um ano e tenho sentido em mim mesma os benefícios dele! Jamais prejudicou a absorção de medicamentos, nem do anticoncepcional - eu usava um de baixa dosagem hormonal. Portanto, considero-o seguro, dentro dos padrões estipulados e AMO receitinhas feitas com ele!

Beijão!
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