19/11/2014

Dieta Dukan e anticoncepcional

| |

A Dieta Dukan tem vários pontos polêmicos e de dúvidas. Mas nada provocava mais contundentemente a histeria coletiva da mulherada nos grupos do Facebook como quando alguma menina aparecia grávida. Nossa! A mulherada pirava e a razão fugia para uma ilha isolada do Pacífico. Nessas horas lembro de explicar a situação e permanecer no vácuo porque ninguém lia absolutamente nada, rs... A grande questão era: o farelo de aveia interfere no efeito do anticoncepcional?

A resposta é: sim e não. Calma, vamos entender bem o processo.

O farelo de aveia é riquíssimo em fibras. E as fibras, como se sabe, diminuem a absorção de gorduras pelo organismo. Acontece que as fibras não diminuem apenas a absorção de gorduras pelo organismo: diminuem a absorção de todas as outras substâncias também. E isso inclui medicamentos. 

No entanto, essa absorção não é algo tão grande a ponto de fazer com que um medicamento perca seu efeito, se usada uma porção segura do farelo. Não podemos nos esquecer que os medicamentos todos são pensados levando em consideração o tanto deles que se perde no processo de metabolização. Portanto eles não são fracos a ponto de perderem o efeito com a alimentação. 

O Dr. Dukan fala em seu livro sobre isso. Mesmo um anticoncepcional de baixa dosagem não perde seu efeito se consumido com uma porção de até três colheres de farelo de aveia diárias. 


Ou seja: o farelo de aveia, se consumido em uma dose segura, não corta o efeito do anticoncepcional. E se você tiver muito medo, basta evitar utilizar o farelo juntamente com o anticoncepcional, se isso te deixa mais tranquila.

Em todos os casos, absolutamente todos (e olha que foram muitos), o que houve e que causou a gravidez de várias meninas foi um dos seguintes fatores:
  • esquecimento do anticoncepcional por um ou mais dias;
  • relação sexual sem nenhum tipo de proteção;
  • preservativo furado;
Fora estas questões, temos também o fator de que a perda de peso melhora o funcionamento hormonal e nos deixa mais atraentes, logo... bom, vocês sabem, rs...

O fato é que é preciso parcimônia no uso do farelo de aveia, mas não há motivo para histeria coletiva. Se você segue a Dukan e faz tudo direitinho, fique tranquila, não há perigo. 

Bom, espero que o post tenha tirado suas dúvidas. Caso alguém tenha alguma dúvida extra, basta me perguntar nos comentários, através da página do Facebook ou formulário de contato.

Beijão!
Comentário(s)
Comentário(s)