Dieta Dukan Dukan

Dieta Dukan e anticoncepcional

09:00Denny Baptista


A Dieta Dukan tem vários pontos polêmicos e de dúvidas. Mas nada provocava mais contundentemente a histeria coletiva da mulherada nos grupos do Facebook como quando alguma menina aparecia grávida. Nossa! A mulherada pirava e a razão fugia para uma ilha isolada do Pacífico. Nessas horas lembro de explicar a situação e permanecer no vácuo porque ninguém lia absolutamente nada, rs... A grande questão era: o farelo de aveia interfere no efeito do anticoncepcional?

A resposta é: sim e não. Calma, vamos entender bem o processo.

O farelo de aveia é riquíssimo em fibras. E as fibras, como se sabe, diminuem a absorção de gorduras pelo organismo. Acontece que as fibras não diminuem apenas a absorção de gorduras pelo organismo: diminuem a absorção de todas as outras substâncias também. E isso inclui medicamentos. 

No entanto, essa absorção não é algo tão grande a ponto de fazer com que um medicamento perca seu efeito, se usada uma porção segura do farelo. Não podemos nos esquecer que os medicamentos todos são pensados levando em consideração o tanto deles que se perde no processo de metabolização. Portanto eles não são fracos a ponto de perderem o efeito com a alimentação. 

O Dr. Dukan fala em seu livro sobre isso. Mesmo um anticoncepcional de baixa dosagem não perde seu efeito se consumido com uma porção de até três colheres de farelo de aveia diárias. 


Ou seja: o farelo de aveia, se consumido em uma dose segura, não corta o efeito do anticoncepcional. E se você tiver muito medo, basta evitar utilizar o farelo juntamente com o anticoncepcional, se isso te deixa mais tranquila.

Em todos os casos, absolutamente todos (e olha que foram muitos), o que houve e que causou a gravidez de várias meninas foi um dos seguintes fatores:
  • esquecimento do anticoncepcional por um ou mais dias;
  • relação sexual sem nenhum tipo de proteção;
  • preservativo furado;
Fora estas questões, temos também o fator de que a perda de peso melhora o funcionamento hormonal e nos deixa mais atraentes, logo... bom, vocês sabem, rs...

O fato é que é preciso parcimônia no uso do farelo de aveia, mas não há motivo para histeria coletiva. Se você segue a Dukan e faz tudo direitinho, fique tranquila, não há perigo. 

Bom, espero que o post tenha tirado suas dúvidas. Caso alguém tenha alguma dúvida extra, basta me perguntar nos comentários, através da página do Facebook ou formulário de contato.

Beijão!

Você pode gostar destes também

4 comentários

  1. Que susto, quase parei a dieta por medo, ainda nao fiz nem um ano de casamento, ta cedo demais pra engravidar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, fique tranquila! Não se assuste não hehehe...

      Beeeijo!

      Excluir
  2. Então basta tirar o farelo de aveia que no caso não corre nenhum risco do anticoncepcional perder o efeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Bianca. Não é necessário tirar o farelo de aveia, pq ele não corta o efeito do anticoncepcional. O farelo de aveia é parte obrigatória e essencial da Dieta Dukan, não deve ser retirado de forma alguma.

      Beijo!

      Excluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato