06/10/2015

Como limpar elementos químicos de vegetais

| |
Imagem: Stockvault

Ir à sessão de hortifruti dos supermercados, para quem está antenado às últimas notícias sobre saúde e qualidade de vida, muitas vezes pode ser desanimador. Os vegetais estão cada vez mais lindos, graúdos, e mais cheios de agrotóxicos e outros químicos. Se quisermos orgânicos precisamos primeiramente contar com a sorte de encontrá-los e então ter algum $$ a mais para comprá-los. Onde moro só encontro orgânicos em um supermercado, numa variedade bem pequena e com um preço meio salgado (mas ok, vale a pena!). Basicamente tenho à disposição folhas, repolho roxo, cenourinhas baby, beterrabas baby, broto de feijão, cogumelos, tomates cereja e eventualmente algo a mais. 

Então eu fico pensando que muitas vezes não temos a chance de nos furtar do tanto de químicos que nos são empurrados goela abaixo, e que sim, vão nos matando e minando nossa saúde dia a dia. No entanto, há maneiras de melhorar um pouco a situação. 

Há algum tempo atrás o Dr. Victor Sorrentino disponibilizou em seu snapchat ( vicksorrentino ) uma fórmula que higieniza os vegetais, eliminando vários químicos deles. Claro que não chega a deixar seu vegetal turbinado em um orgânico, mas já melhora muito a qualidade do que você consumirá. Vamos à fórmula?


Solução para higienizar vegetais

- 5ml de tintura de iodo a 2% para cada litro de água

Modo de uso

- Mergulhe os vegetais nesta mistura. 
- Deixe-os descansar por cerca de 1 hora, em recipiente abrigado da luz, pois o iodo oxida com a luz.
- Decorrido o tempo, descarte a água, que então estará contaminada.
- Lave os vegetais com água corrente, de preferência ozonizada.


É importante deixar claro que os vegetais não ficam com a cor ou mesmo o sabor diferentes.

Bom, esta é a dica de ouro do dia, espero que tenham curtido!

Beijão!

 Me siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
SNAPCHAT: @dennybap / PERISCOPE: @dennybaptista
Comentário(s)
Comentário(s)