Blogagem Coletiva Pessoalidades

Postagem Coletiva: Por um amanhã sustentável!

00:01Unknown

Bom, como prometido hoje, dia 31/01/2009 a postagem é exclusivamente sobre sustentabilidade.

Todoa conhecemos os efeitos do desquilíbrio ecológico no nosso planeta. Efeitos que vão desde chuvas e secas excessivas, a terremotos e furacões onde antes não ocorriam. E sabemos que o que vem pela frente não é nada animador.

Mas também sabemos que bastam pequenas atitudes do nosso dia-a-dia para ajudar a fazer deste mundo um lugar melhor para se viver.

Durante a semana estive assistindo a alguns programas de tv a cabo que falavam muito sobre desenvolvimento sustentável e ouvi muitas dicas sobre atitudes rotineiras que podem fazer a diferença. Claro que vai fazer muito mais diferença se você "espalhar" essas dicas e conseguir mais adeptos! O programa que mais gostei foi o "Eco Renovação" do Discovery Home & Health.

Vi sobre casas construídas com materiais recicláveis e muito mais duráveis que os demais, tetos captadores de energia solar, caixas captadoras de água da chuva, sistema de climatização do ambiente ecologicamente feito, carros movidos à ar comprimido (e, diga-se de passagem a preços de carros comuns), etc e talz. Mas tudo isso, ao menos para mim, ainda é um pouco distante (embora estejam sim nos meus planos). Então, por hora, vamos fazer o que é possível.

Primeiramente, vamos a algumas indicações:

  1. Antes de mais nada, indico a vocês que assistam aos documentário "Uma verdade inconveniente" do ex-candidato a presidente dos EUA Al Gore. É um DVD muito fácil de se encontrar (em qualquer locadora), a linguagem utilizada é fácil e não é maçante em momento algum. Mostra de maneiras bastante didáticas os efeitos do aquecimento global no nosso planeta. Vocês podem encontrar uma bela amostra de cerca de 9min. no You Tube, clicando AQUI. Vale a pena ver.
  2. Também indico o site Planeta Sustentável(para conhecer, basta clicar no nome do site), da Editora Abril. Tem muitas, muitas dicas sobre maneiras de tornar o mundo mais sustentável e diminuir o consumo de vários itens. Passem lá dar uma espiada!
Agora, vamos às dicas:
  • Nas compras, utilize sacolas retornáveis, como as disponibilizadas (ao preço de R$2,00, vale a pena) pelos supermercados da rede Walmart (nacional, BIG, etc), de algodão cru, muito fortes e práticas, cabem na bolsa!
  • Economize a água do banho. Ligue o chuveiro apenas na hora de se molhar e depois no enxágue, faça a limpeza do corpo e cabelos com o chuveiro desligado.
  • Na hora de lavar a loça, utilize a água apenas no enxágue.
  • As mesmas medidas valem para a escovação dos dentes!
  • Não lave as calçadas e, quando for construir, dê preferência a materiais que possam ser limpos com um pano molhado, evitando o desperdício de água.
  • Evitar o consumo de copos plásticos descartáveis. Para isso, vale compar um copo plástico retrátil e levar sempre na bolsa.
  • Armazenar óleo de cozinha em garrafas pet. Caso não haja ponto de recolhimento em sua cidade, aguarde que essa semana passo a receita de sabão líquido e sabão "firme" feitos com óleo de cozinha, que a querida da Nair me enviou! Economiza e evita o desperdício!
  • Não jogar pilhas e baterias no lixo, guarde-as em garrafas pet para depois de cheias, entregá-las a algum posto de recolhimento (vários supermercados fazem isso, e o Banco Real tem o Papa-Pilha).
  • Consertar todas as torneiras que tenham vazamento.
  • Verificar se a válvula hidra não está vazando.
  • Evitar imprimir qualquer coisa, pois há o uso excessivo do papel que vem das árvores e vocês já sabem o resto...
  • Evitar trocar equipamentos que tenham bateria (celulares, etc) apenas por um modismo ou por ter enjoado. Trocá-los apenas quando houver real necessidade.
  • Doar as roupas que não se utilizam mais, ou utilizá-las para a confecção de acolchoados, tapetes etc, evitando que sejam apenas jogadas fora e poluam o ambiente.
  • Regular sempre o motor do carro para evitar excesso de poluentes pelo cano de descarga.
  • Ao desligar um equipamento, tirá-lo da tomada. O modo standby consome energia.
  • Ao preparar uma receita, aquecer apenas a água necessária e aproveitar ao máximo os alimentos, evitando o desperdício. Pode-se também utilizá-los para fazer adubo orgânico.

Bom, são apenas algumas dicas, mas que todos podemos fazer. Conforme vou encontrando novas coisas, vou postando-as num lugarzinho de destaque aqui no blog, ok?


Beijinhos!

Você pode gostar destes também

19 comentários

  1. Opaaaaa,eu sou uam menina politicamente correta...huhuh
    que não joga lixo na rua e que não gasta agua atoa,já é um bom começo neeeh?
    Caraaaaaaamba,RJ e vc RS???Como vc aguenta???
    EU tambem moro no RS *_*

    ResponderExcluir
  2. Dê, tento fazer minha parte aki!!...Adorei as dicas, se cada um fizesse as coisas como devia com certeza as futuras ferações seriam melhor recebida!

    Um beijo gde, ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. ops gerações!uHUAHA...dá um desconto tá tardeeee.

    ResponderExcluir
  4. Adorei mesmo a sua inciativa..
    Se todo ser humano fizesse um pouquinho daquilo que sabe, muita coisa já teriamos evitado.. e as coisas estaria andando bem mais rapído para uma evolução sem medo.

    Beijos e bom sabado.

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa sua idéia!!!
    A algum tempo,uns 4 meses fiz um trabalho socioambiental,foi maravilhoso!!! Quero dar continuidade nessa minha conquista de um planeta sustentavel!!!

    ResponderExcluir
  6. Denny, indiquei vc pra uma brincadeirinha no meu blog passa lá ta! bezo,
    tenha um abençoado fim d semana... mil

    beijosss

    ResponderExcluir
  7. Oi miga, vc é mto atenciosa...
    obrigada pelos conselhos...
    vou chegar lá, e já perdi peso...passa lá tá ?
    Obrigada
    bjos
    Ju

    ResponderExcluir
  8. Eu faço a minha parte amore,mas lendo suas dicas,percebi que nem todo mundo se preocupa com a preservação do meio ambiente,vc acredita que na minha cidade,nenhum supermercado têm sacola retornável?e eu detesto essas sacolinhas de plástico,além se rasgarem e deixar as compras no chão,só acumula espaço no armário...vou ligar e sugeri no supermercado que eu faço compras,não custa tentar né?rsrs

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. OI!
    EU JA FACO MUITO DAS COISAS CITADAS POR VOCE NO POST. ONDE EU MORO, NOS TEMOS COLETA SELETIVA. SAO 3 CAMINHOES QUE PASSAM NO DIA DA COLETA: 1 PARA OS RECICLAVEIS, 1 PARA A GRAMA E PLANTAS E O ULTIMO PRA O LIXO DEGRADAVEL. LEGAL NE? E AINDA TEMOS A OPCAO EM ESCOLHER SACOLA DE PAPEL OU DE PLASTICO NA HORA DA COMPRA. ELES SEMPRE EPRGUNTAM: PLASTICO OU PAPEL? GERALMENTE PECO PAPEL, MAS AINDA PECO PLASTICO POIS ALGUNS PRODUTOS GELADOS MOLHAM NO FUNDO. EU RECICLO AS SACOLINAHS PLASTICAS COLOCANDO O LIXO , ASSIM ECONOMIZO NA COMPRA DO SACO DE LIXO. TAMBEM RECICLO LATINAHS E GARRAFINHAS PLASTICAS. AQUI TEMOS POSTOS DE TROCA. EU ATE TENHO UMA SACOLA QUE GANHEI PRA FAZER COMPRAS, MAS UMA SO NAO DA NE?

    AINDA PODEMOS RECICLAR NA ALIMENTACAO, USANDO A CASCA DE ALGUNS LEGUMES NA CONFECCAO DE OUTROA ALIMENTOS. RECICLANDO A COMIDA, USANDO SOBRAS NO PREPARO DE OUTROS PRATOS AO INVES DO DISPERDICIO, ENFIM, E MUITA COISA LEGAL QUE DEVEMOS APRENDER E PRATICAR.
    PARABENS PELO POST. A DIVULGACAO E CONCIENTIOZACAO POR PARTE DOS QUE LEEM E FUNDAMENTAL.

    BEIJO E UM FINAL DE SEMANA LIGHT E SUSTENTAVEL HEHE

    ResponderExcluir
  10. Amigaaaaaaaa amei teu post, tenho q ir correndo escrever o meu kkkkkkkkk (esqueci, pensa!!!!!! me mata alzheimer)

    ResponderExcluir
  11. Oi Denny!

    Bom final de semana! Eu procuro adotar no meu dia a dia práticas para um amanhã sustentável ;). Ainda tenho muito que evoluir. Mais mudando os hábitos aos poucos vamos levar muitos benefícios para o meio ambiente e consequentemente para nós. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. ... corrigindo... Mais mudando os hábitos = MAS (sem i) rs rs rs

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o post e a iniciativa. ;-)
    Pena que não participei!

    Voltei a ativa. Não esquece me 'seguir' de novo no blog porque perdi tudo!... Beijocas

    ResponderExcluir
  14. BOA SORTE AMIGA VALEU POR PARTICIPAR NAUM ESQUECE DO SELINHO DO SORTEIO NO TEU BLOG PRA EFETIVAR A PARTICIPAÇÃO1
    BJKS

    ResponderExcluir
  15. Olá Denny!
    A tempos a tráz lhe fazia visitas mais constantes... Agora vi em minha lista: Na atualização do meu blog tinha perdido alguns links e não tinha linkadao novamente... o seu era um deles,
    Resolvido: linkada again
    to te acompanhando!
    Vitória e paz para nós!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. oie amiga...passando rapidinho pra deixar um mega beijo...amanhã volto com mais calma. tá!!?

    beijosss

    ResponderExcluir
  17. Ameiiiiiiiiiiiii seu novo canto amei as mudanças ficou demais.

    To pasando para desejar uma ótima semanaaaaa!!

    bjsssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Pois eh isso mesmo...... pequenas mudanças no hábito fazem sim a diferença!!!

    Bjoa

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato