Saúde

A utopia vista na televisão - Câncer de Mama

14:43Unknown

Foto: Estafermo

Quem já ouviu o monte de campanhas feitas pelo câncer de mama ou câncer de colo uterino já sabe de tudo o que se passa no país. O câncer é uma doença silenciosa que vem atacando a cada dia mais pessoas. E atire a primeira pedra quem não tem sequer um parente/conhecido que não tenha ido a óbito graças ao câncer. Triste realidade.

Mas agora não é a hora em que eu vou falar tudo aquilo que vocês estão cansadas de ouvir. Vou falar do que EU estou passando graças a isso. Não, eu não estou doente. Minha sogra está em processo de dignóstico de um possível câncer de mama, e duas de suas irmãs já perderam um seio graças à ele.

Ambas a irmãs dela descobriram o câncer já em estado avançado e perderam suas mamas. Uma delas, que conheço mais, está em pleno tratamento, entre quimioterapias e outros tratamentos para tentar redimir a doença. E aí começou a saga. A consulta inicial, a descoberta do caroço, o encaminhamento ao CACON (Centro de Alta Complexidade em Oncologia) de Ijuí/RS. A equipe do CACON está de parabéns, ultimamente tenho sido presença constante por lá e vejo como o trabalho progride rapidamente, sem morosidades desnecessárias. Bom, QUASE sem. Do diagnóstico à indicação para a cirurgia tudo foi rápido. Mas, ainda que sendo um câncer bastante agressivo e avançado, a tia do meu marido deveria entrar numa fila de espera que previa a crurgia para dali a 3, 4 meses. Para câncer, todos sabem, 4 meses podem ser a janela para a vida. Ou para a morte. Ou, logicamente, ela disporia de R$6.000,00 reais para a cirurgia e outros $$ para UTI, internação, etc. Ou seja: faz-se campanhas mil, mas na hora do "vamos ver" ainda há muito o que se fazer. Quando se depende do SUS, é um Deus-nos-acuda danado e salva-se primeiro quem tem dinheiro na mão.

Sei que há males que vêm para o bem, e disso não tenho dúvidas. Graças a essa situação com suas irmãs, minha sogra enfim decidiu fazer uma consulta. E é aí que começam algumas dicas gente.

- No auto-exame ela não sentiu NADA. Portanto, apenas o auto-exame das mamas não é o suficiente para um disgnóstico.
- Na mamografia não apareceu NADA. Faça sempre a mamografia e, caso tenha casos de câncer na família, vá além.
- O caroço só pôde ser visto na Ecografia. Eis uma maneira um pouco mais segura de se ter certeza de algum diagnóstico. A mamografia não visualiza bem caroços em mamas densas (palavras da oncologista), por isso a necessidade de uma ecografia.

Então, descuidar da saúde é um luxo ao qual não podemos nos dar. Quais as principais causas de câncer? Fatores externos somam 80 a 90% das causas de câncer: fumo, álcool, drogas, exposição a agentes químicos, stress, alimentação inadequada, etc. Os agentes internos, ou seja, genéticos, são responsáveis por apenas 10 a 20% dos casos. Ou seja: antes de pôr a culpa nos casos de câncer de sua família, e dizer que não há o que fazer, dê uma espiada no seu estilo de vida, seu prato, seus hábitos.

Já ouvi pessoa dizerem: "Meu pai fumou a vida toda e não morreu de câncer". "Meu tio era um bêbado inveterado e nunca teve nada." Opiniões, me perdoem o termo, TOTALMENTE IMBECIS, IDIOTAS E INFUNDADAS. Desculpites de quem prefere fazer o que der na telha a cuidar de sua saúde.

Como diminuir suas chances de ter um câncer (e a de seus filhos também):
  • Ingerir água filtrada ou fervida em boa quantidade
  • Inserir frutas, verduras e legumes em boa quantidade no seu cardápio
  • Diminuir o consumo de carnes, enlatados e embutidos (carnes podem ser substituídas muito bem por outras proteínas, como ovos, leite, queijo, soja, castanhas, podendo diminuir sua quantidade na alimentação diária)
  • Manter um peso saudável
  • Diminuir gorduras, frituras e doces
  • Fazer atividade física
  • Ter momentos diários de lazer, a fim de diminuir o stress
São coisas simples, mas que muitos de nós deixam de fazer por preguiça. Porque, falta de tempo atrapalha, mas não impede.

Andando pela internet encontrei o blog VidAnormal que contém o depoimento da Carolina, mãe da Ana Luiza, uma garotinha linda de 7 anos, que, após anos sem ter sequer uma gripe ou febre, foi diagnosticada com um agressivo tipo de câncer cerebral, o rabdomiossarcoma (que tem incidência de cura de apenas 20%), com metástases nos pulmões, perna, medula e em algumas vértebras. A pequenina ainda está em tratamento, conseguiu vencer as metástases e, no mês passado se submeteu à cirurgia para retirada do tumor, com sucesso. Que tal dar uma passadinha lá para espiar esta história emocionante e, de quebra, dar alguma forcinha?


Mais informações sobre o câncer, como tipos, estatísticas, etc, espiem o site do INCA (Instituto Nacional de Câncer) - http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home


Beijos.

Você pode gostar destes também

3 comentários

  1. SUS é só pra SUSto mesmo. Quando meu pai enfartou da segunda vez, recorremos ao SUS e quebramos a cara o descobrir que, aqui na cidade, NENHUM cardiologista atende pelo SUS. Ou seja, "amo minha profissão, sonho em curar os doentes e salvar a humanidade ♥" - MAS ME PAGUE. Muito triste e revoltante.

    E a conversinha do "ah meu tio fumava árvores e nunca teve fungos" é idiotice mesmo. Seu tio é seu tio, você é você. Cada um tem seu organismo e cada organismo tem um jeito diferente de reagir às coisas. Só porque seu tio foi indisciplinado não quer dizer que você tenha que ser, até mesmo por uma questão de bom senso.

    No mais, torcendo pela sua sogra, se Deus quiser não há de ser nada! :)

    Beijão Dê! ♥

    ResponderExcluir
  2. Querida. Muito explicativo seu post...isso pode salvar vidas!!Parabéns!
    Tudo de melhor para sua sogra e suas tias..Tudo dará certo. Melhoras para elas!
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Muito bom saber dessa ecografia, pq muitas vezes a gente faz os exames de praxe, achando que estamos fazendo TUDO possível, mas sempre há mais. Post esclarecedor! =D

    Muita força, que Deus abençoe sua sogra e as irmãs.

    Bjoo

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato