Dicas Pessoalidades

Páscoa

19:25Unknown

Hoje, sexta-feira santa. Logo, no domingo, temos a Páscoa. Você sabe quando a Páscoa começou a ser comemorada?

Imagem: Guia Me

A Páscoa teve sua comemoração há mais de 3 mil anos atrás. Em sua origem, é comemorada pelos judeus. O povo judeu foi escravo do Egito por inúmeros anos. Então, após todo esse tempo, Moisés, que havia nascido judeu, mas criado pela princesa do Egito, tomou à frente do povo e pediu várias vezes para que Faraó o libertasse. E por diversas vezes o dito-cujo aceitou, depois desistiu. Não vou entrar em detalhes maiores, senão a história se prolongará demais. Finalmente, então, os judeus foram libertados da escravidão. E suas gerações futuras passaram a comemorar a Páscoa. A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach e significa passagem. A passagem do povo judeu pelo deserto, por cerca de 40 anos, até chegarem à terra que lhes era de direito. Nesta época, os judeus comiam (não sei se ainda fazem isso) carne de carneiro com ervas amargas (para lembrar o quão dura foi sua vida na época da escravidão) e pães sem fermento (o fermento simboliza o pecado), em silêncio e reflexão.


Como vocês percebem, a Páscoa, originalmente, não é uma comemoração ocidental, e nem mesmo cristã, já que os judeus, em sua essência, não acreditam em Jesus Cristo da maneira que os cristãos crêem. Mas, no cristianismo, a Páscoa comemora a ressurreição de Jesus, que foi crucificado numa sexta-feira, morto no mesmo dia, descansou durante o sábado e, no domingo, ressuscitou. Comemora-se nessa data, a passagem de Jesus, da morte, para a vida, a ressurreição, a esperança, o recomeço.



Com o tempo foram criados diversos símbolos, entre eles ovos de chocolate e o coelhinho. O ovo é uma tradição antiga, cultivada por diversos povos. Mas, inicialmente, era utilizados ovos de galinha, que eram coloridos à mão e usados como decoração ou presentes, quando cheio de amendoins açucarados. A tradição do ovo de chocolate começou com os Pâtissiers (confeiteiros) franceses, que esvaziavam ovos de galinha, e os recheavam com chocolate, pintando-os depois por fora. Os pais costumavam esconder esses ovos no jardim, e as crianças tinham de encontrá-los. Foi só no final do Séc. XIX que os ovos passaram a ser somente feitos de chocolate.


A origem do coelho como símbolo da Páscoa tem várias explicações, todas plausíveis. Uma das mais interessantes é a de que, como o coelho era considerado por alguns povos da antigüidade como símbolo da Lua, passou a ser considerado símbolo da Páscoa pelo fato de a data da Páscoa ser determinada pela Lua. Mas a história mais legal é a seguinte: Uma mulher pintou ovos de páscoa para seus filhos e os escondeu para que estes os procurassem. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Então, foi espalhada a história de que o coelho seria o responsável por deixar os ovos de chocolate. Bacana, né?


Na sexta-feira santa, os católicos (principalmente) têm o costume de comer peixe. O peixe, na simbologia pascal, significa a vida mergulhada na graça de Cristo, através do batismo. Por isso, o peixe é o alimento símbolo desse dia. Muitos seguem essa tradição, independente da religião, já que é uma época propícia a se encontrar bons preços e aquela coisa toda.

E então, já sabiam de tudo isso?


Seja qual for a nacionalidade, religião, ou a falta de uma, o importante na Páscoa é a reflexão. Tirar um dia, um final de semana para repensar nossa vida, rever pontos positivos e negativos, verificar se nossas resoluções de Ano Novo estao funcionando, enfim, dar uma parada para fazer um balanço geral e, de quebra, compartilhar amor e carinho com quem queremos bem.

Neste ano, meu marido e eu decidimos que nós mesmos iríamos fazer os ovos de chocolate para nossa família. Achei que daria errado, mas foi bem bacana. Foi não, está sendo. Já terminamos os ovos da família. Amanhã faremos cada um, um ovo para o outro. O recheio, formato, jeito, embalagem, tudo especial e personalizado. Acho bem mais legal que ovos prontos, porque nada como algo feito especialmente para você.
E aí, o que você vai fazer nesta Páscoa? Conta pra mim!

Uma FELIZ PÁSCOA A TODOS!

Beijos.

Atualização: Encontrei esse vídeo no YouTube hoje, adorei! Perfeito para a Páscoa! Quem tem Twitter vai gostar também! Então, compartilho com vocês!

O Evangelho segundo o Twitter


Você pode gostar destes também

3 comentários

  1. Gracinha de post!

    A Páscoa desse ano vai ser como a de todos os outros, só a gente aqui em casa e etc. hahahah

    Feliz Páscoa, Dê! ♥

    ResponderExcluir
  2. Lindaaa mensagem
    ja estou te seguindo
    Me visite qdo puder
    Forca e determinacao sempreee
    Bj
    Otimo findi

    ResponderExcluir
  3. Ai que saudades do tempo da escolinha, quando a gente pintava ovinhos de galinha e colocava amendoim doce dentro... Maior nostalgia ese post! =D

    Passarei a páscoa com minha família, graças a Deus! Vamos à missa mais tarde. Pena que meu marido não estará conosco, vai passar a páscoa na estrada voltando pra SP, tadinho.

    Feliz Páscoa pra você! Bjoo

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato