Pessoalidades

Deixa eu falar uma coisa...

01:20Denny Baptista

Quando você chega no limite do sobrepeso, como eu cheguei, e começa enfim a emagrecer, precisa se preparar para muitas coisas. E uma dessas coisas é ouvir frases do tipo:

"Como você está bem! VOCÊ ESTAVA HORRÍVEL/GORDA DEMAIS."

Cara, pode parar no ponto de exclamação sem problemas. Ouvi isso de uma pessoa muito querida quando emagreci para o meu casamento, e isso me machucou muito, muito. Quando voltei a engordar e ganhei muito mais peso ainda, por meses fui atormentada por esse comentário, que martelava na minha cabeça e me fazia ter vergonha de sair na rua. Eu não estava bem, minha cabeça não estava bem, então isso servia de gatilho pra minha mente frágil ficar ainda mais fraca. 

Com 60 ou 160 kgs, a pessoa dentro do corpo ainda é a mesma. Nunca, jamais, devemos esquecer que o corpo é apenas uma CASCA. E que a pessoa que "habita" ali dentro ainda é uma pessoa, com sentimentos, com conflitos, e tudo o mais. 

Uma pessoa muito acima do peso dificilmente chegou a esse ponto por vontade própria. Alguma coisa saiu errado, seja doença, seja transtorno depressivo, ansiedade, enfim, algo não estava bem! Mas, se a pessoa ganhou peso por opção e vontade própria, e se sente bem com isso, quem somos nós para julgar? O livre arbítrio serve para todas as áreas da vida.

Não é preciso que se elogie sempre, ainda que isso faça um bem enorme e incentive quem está em processo de emagrecimento. Mas se, ao elogiar, você decidir lembrar a pessoa do quanto VOCÊ a achava feia, não faça. Guarde o elogio para si e apenas a cumprimente com um singelo OI. 

Eu não me irrito com quem fala isso (e olha que tenho ouvido muito isso ultimamente), porque na maioria das vezes a pessoa não faz por mal mesmo! Acho que nem lembro da maioria das pessoas que me falaram isso nos últimos dias, porque procuro deletar isso da cabeça. Hoje consigo fazer isso, mas não consegui por muito tempo, e várias pessoas sofrem demais com esse tipo de comentário. Mas acho válido alertar, porque mesmo sabendo que o comentário foi sem má intenção, o fato de você saber ali que a pessoa te achava feia ou pensava mal de ti, machuca um bocado. 

Postei isso hoje no Facebook, ao final de um dia em que ouvi isso duas vezes. Olha, na hora fiquei com vergonha, pra caramba, dei aquele sorrisão amarelo, e saí de fininho. Depois deixei pra lá. Mas não podia deixar de puxar essa reflexão aqui no blog, porque sei que muitas pessoas passam por isso e também sentem o mesmo que eu.

A única maneira é relevarmos e nos colocarmos acima disso. É preciso força, esforço e paciência para relevar. Mas a gente consegue.

Bom domingo pessoal!

Beijão!

Você pode gostar destes também

6 comentários

  1. "Com 60 ou 160 kgs, a pessoa dentro do corpo ainda é a mesma."
    Falou tudo!!
    Respeito é outro nível, né não?

    Bjoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssima Ann! Respeito é bom e todo mundo gosta!

      Beeeijo! ;)

      Excluir
  2. É Dennica... Também ouvi isso umas vezes e tudo depende muito de como agente tá por dentro pra poder apreender de um jeito que não faça mal né!? Essa semana estava eu numa loja de calçados e ao para esperar o vendedor e me sentar, passei por uma senhora que nunca me viu e fez a seguinte pergunta: "É menino ou menina?", respondi: "Menina!"... rssss... comecei a gargalhar por dentro por mais que a situação fosse absurdamente constrangedora, não estou grávida e de repente a tal filha tinha até nome! Depois eu comecei a pensar: taí viu, o que é que esse povo tem haver com a vida alheia?! Cadê o bom senso? E se eu tivesse respondido que era gorda, coisa nem um pouco difícil de se notar, e se eu tivesse sido grossa? Pra não gastar meu precioso português e não ter que dar maiores explicações apenas confirmei... Mas causou certo incomodo... É cada uma... Bjx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil não se incomodar, né? Neste dia eu levei na esportiva, porque quem comentou era uma pessoa meio pancada da cabeça, hahahaha... Não me irrito mais tanto com isso, mas já me machucou muito comentários assim!

      Beeeijo gata!

      Excluir
  3. Amei esse post!
    Sinto muito isso na pele. Uma tia outro dia viu uma foto minha ( quando estava magra) e disse logo, como você estava bonita aqui! Fiquei pensando nossa como agora estou feia!
    O pior que estou com um pé engessado e nem exercícios estou fazendo, só tendo paciência para não me estressar de vez.

    Feliz Ano Novo! E muitas realizações e alegrias em 2014.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ana, como o povo é sem noção, né? Também já ouvi essa, quando uma pessoa, vendo fotos do meu casamento, comentou que nem parecia eu "de tão bonita", hahahaha... É de cair os butiá do bolso!

      Imagino como esteja sendo complicado ter o pé engessado! Mas passe por essa fase com calma, que é o melhor pra você! Quando à essa gente, ah, fica feio pra eles ser inconveniente assim!


      Beeeeijo!

      Excluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato