Saúde

Comida para ser feliz - COMO ASSIM?

08:30Denny Baptista

Imagem: www.nosotros2.com 

A comida pode ser um problema para uma fatia muito grande da população mundial - o excesso ou a falta dela. E ela traz consigo muito mais que o simples prazer do comer. Alguns alimentos podem, definitivamente, ajudar você a ser mais feliz. Em contrapartida, alguns causam desequilíbrios em nosso corpo que podem agravar casos de depressão e ansiedade.

Não é segredo para ninguém que muitas pessoas que se encontram acima do peso sofrem com diversos transtornos alimentares, psiquiátricos, psicológicos, e afins. A depressão, ansiedade e essa parentaiada de doenças que só nos estragam, costumam acompanhar os quilinhos a mais.

Pra começar pergunto: você sabe o que são neurotransmissores? Neurotransmissores são um conjunto de substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre as células do nosso cérebro. Para que nos sintamos felizes, satisfeitos, tranquilos e bem dispostos, é preciso que esses meninos trabalhem direitinho e estejam em quantidade suficiente. O nome dos três principais moços dessa equação: serotonina, dopamina e noradrenalina.  A serotonina é derivada de uma substância chamada triptofano, e  a dopamina e a noradrenalina são produzidas com ajuda de outra substância: a tirosina.

Hoje quero compartilhar com vocês alguns alimentos recheadinhos dessas substâncias poderosas, em níveis suficientes para mexer com seu humor... e positivamente! Legal, né?



Vamos conhecer esses lindos então!

Vegetais verdes (couve, rúcula, espinafre, alface, etc) - a nossa saladinha de todo dia é rica em magnésio, mineral que se encontra em níveis mais baixos em pessoas com depressão. Ou seja, a matemática é simples: mais magnésio, menos tristeza, logo mais alegria!

Abóbora - a danada é rica em zinco, mineral que mantém as células nervosas vivas, e um dos responsáveis por converter o triptofano em serotonina, o tal hormônio da felicidade. Boa hein? Outros alimentos ricos em zinco: ostras, camarão, carne bovina, de frango e peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

Chocolate - UEBA! Além de delicioso, ele tem uma substância chamada feniletilamina, que também eleva os níveis de endorfina. Maaaas - porque não podia ser perfeito né, aff - o açúcar e a gordura presentes nele podem dar uma derrubadinha no humor. Por isso vale a pena investir nos amargos, que fazem valer a pena. Você também encontra a feniletilamina no ginseng e na catuaba!

Ginseng - em forma de chá, ou até cápsulas, essa erva melhora a resposta do nosso corpo ao stress e diminui a ansiedade. Também ajuda a dar um up no astral e  dá disposição. Que combo hein?

Atum - o atum é cheio de vitamina B6 (além de ômega 3 e 6). Essa vitamina é essencial na produção de serotonina - aquele moço chamado hormônio da felicidade. Ou seja... nem precisa explicar né? Você também encontra essa vitamina no gérmen de trigo, no farelo de trigo (oi Dukan!), carnes bovina, de frango, peru e bacalhau, couve de bruxelas, banana e manga.

Laranja - a laranja contém uma outra substância, chamada inositol, que regula os níveis de serotonina e e insulina, o que ajuda pra caramba a aliviar a depressão e as mudanças de humor. Alimentos ricos em fibra como citrinos, maçãs, bagas, uvas passas, aveia grão inteiro, trigo integral, arroz integral, quinoa, nozes, amêndoas, os pecans, sementes de girassol, sementes de abóbora, grão, lentilhas, feijão preto, feijão pinto, ervilhas, legumes e amendoim são excelentes fontes de inositol.

Feijão branco - o feijão branco contém dopamina. E da dopamina deriva a noradrenalina, que promove sensações de prazer e disposição. Maçã, beterraba e melancia também entram nesse time.

Queijo cottage - o cottage faz parte dos queijos com baixo teor de gordura. E esses queijos são fonte de triptofano que, por sua vez, produz melatonina que tem efeito indutor do sono. PRE-CI-SO! Você também encontra o triptofano na castanha-de-caju, castanha-do-pará, amêndoas, amendoim, nozes, abacaxi, abacate, banana, uva, caqui, tâmara, maçã, pera, melancia, morango, goiaba, manga, mamão, laranja, tangerina, batata-doce, batata inglesa, berinjela, feijão, ervilha...

Milho - o milho é rico - riquíssimo na verdade - em vitamina B1, que melhora o humor, o estado de alerta e dá mais disposição. Pra vocês terem ideia, 1 espiga contém 1/4 da quantidade diária necessária da vitamina para nossos organismo. Amendoim, arroz integral, beterraba, cereais integrais, ervilha, feijão, etc, também são ricos em vitamina B1!

Couve-flor - a couve-flor é rica em vitamina C. Na falta de vitamina C, a produção de dopamina é inibida. E a dopamina é responsável por promover a sensação de bem-estar, e melhora a absorção de ferro. Mas descobri que a goiaba tem 4 vezes mais vitamina C que a couve hein! Tá explicada a felicidade do Chico Bento, rs.

Então meu povo, corre pro supermercado!

Beijão e uma linda semana para vocês!

<3

Você pode gostar destes também

2 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato