Pessoalidades Saúde

Problemas hormonais e a solução para a minha queda de cabelo

14:46Denny Baptista



Ando rara por aqui, mas o motivo todos já sabem. Muito trabalho, pouco tempo. Lembram que falei que meu peso estava estagnado? Descobri o motivo. Comecei há uns dias com uns calorões estranhos. Estava paradinha na minha e de repente parecia que meu corpo ia incendiar! E a cada dia os episódios aumentavam. Então me lembrei que já tive isso uma vez, aos 23 anos. Meus hormônios, mais uma vez, querendo me pôr na menopausa antes do tempo. Inclusive, nem menstruei no último mês. Mas não, não é bebê, rs. Na verdade, neste exato momento, estou totalmente infértil. Isso me deixa triste, muito triste, porque quero ser mãe e quero reverter esse quadro! Eu nem sei se reverti totalmente aos 23, já que desde lá uso anticoncepcional direto e isso recomeçou quando decidi parar de usar anticoncepcional. 

Como todos sabem, quando os hormônios fazem isso, a balança sobe. Hoje criei coragem e me pesei: 90kg cravados. Quase 5kg a mais! E em dieta, e fazendo atividade física intensa diariamente. Eu meio que já esperava algo do tipo, mas não achei que seria tanto. Triste, mais um pouco.

Bom, o fato é que, neste primeiro momento, estou tentando a reposição hormonal fitoterápica. Estou utilizando isoflavona 100mg, cápsulas de amora, e soja na alimentação. Os calorões diminuíram de frequência, mas ainda acontecem, e ainda não menstruei. Eu não queria mesmo fazer reposição hormonal química, pois da última vez que fiz a ginecologista me disse que eu não engordaria e ganhei 4kg. Vocês sabem do quanto tenho me empenhado nos últimos dias, não quero mais esse peso pra mim! Já estou arrasada com esse resultado da balança, não me peso há umas 3 semanas temendo isso já. Mas, claro, minha vontade de ser mãe fica acima disso tudo, se for preciso farei. 

Bom, mas vocês viram que isso começou quando parei de tomar anticoncepcional, certo? Eu não parei de tomar pra ser mãe, ainda, rs. Eu decidi desintoxicar meu organismo. Venho de uns 10 anos recheados de remédios de todo tipo: pra asma, triglicérides, antidepressivos, analgésicos, antialérgicos, remédios pra emagrecer, antiinflamatórios e muitos outros. Infelizmente sou do tipo que nunca teve medo de remédios. Já me auto mediquei muito nessa minha vida, e não sigam meu exemplo, isso é horrível. Como tenho dores o tempo todo, alergias e luto com a ansiedade há muito tempo, me achava no direito de abusar do que fosse preciso para ter alguma qualidade de vida. Lembro que no auge da minha insônia, cheguei a misturar 2 pílulas de um relaxante muscular com antialérgico, analgésico e Dramin, torcendo pra mistura me dar sono. Fui muito irresponsável e pus minha saúde em risco diversas vezes. Então meu organismo anda uma bagunça, tenho dúzias de desconfortos (dores, queda de cabelo, insônia, etc), e muitos podem ser causados por esse tipo de coisa. Nenhum médico me disse isso, pois o que eles têm feito por mim é verificar os sintomas e me medicar - mais uma vez. 

Então, por conta, decidi cessar todo tipo de medicação por algum tempo e depois voltar a usar só o que for extremamente necessário. Nisso entrou o anticoncepcional também. Acho que ele poderia estar mascarando esse problema hormonal, pois no que parei de tomar, começaram os sintomas. ENFIM, comecei esse novo caminho. 

O estopim pra isso foi a queda de cabelo. Eu estou com o cabelo ralo demais, principalmente na parte de cima. Na maioria das fotos que publico no Instagram, acabo cortando o topo da cabeça por isso. E não é deficiência nutricional, disso eu tenho certeza. Até porque já tomei polivitamínicos por um tempo e não adiantou coisa nenhum. Essa queda de cabelo está acontecendo, gradualmente, há muitos anos. Mas piorou nos últimos tempos. Ao lavar o cabelo, saía um maço na mão. Quando ia pentear, por mais cuidadosa que fosse, mais um maço, E tem cabelo por todo lado nessa casa, o lençol vive cheio, é demais. Então li aqui, ali, e decidi começar a usar levedo de cerveja que, entre outras coisas, é desintoxicante. Para mais informações sobre a levedura de cerveja, acesse ESTE link). Comprei em uma farmácia de manipulação, cápsulas de 500mg, por R$6,00 = 30 cápsulas. Aproveitei e peguei também 30 cápsulas de gelatina, que contém colágeno e outros benefícios, pra ajudar na questão da queda de cabelo. 

O resultado foi IMEDIATO. Em 3 dias de uso a queda simplesmente normalizou! Porque digo "normalizou"? Porque até 100 fios por dia é considerado normal, ok? Mas tenho perdido menos que isso. Apesar de não contar um por um, sei que é menos que isso. Então, já me acalmei nessa parte. Estou tentando evitar remédios ao máximo. Há uns dias apelei para o antialérgico porque ou eu ficava em casa deitada no escuro espirrando e com dor de cabeça e no nariz, ou tomava antialérgico e ia trabalhar. Como não ir trabalhar é a última opção da vida da maioria das pessoas - e me incluo nestas - usei um antialérgico mais leve, que não dá tanto sono, mas que resolveu o problema. Ainda tenho dores pontuais pelo corpo, e às vezes dor de cabeça, mas estou conseguindo ficar sem analgésico. Estou evitando começar a usar minha bombinha de prevenção da asma, mas sei que logo vou precisar começar o uso diário dela - porque eu não mereço passar o que passei nos últimos invernos com relação à questão respiratória. Mas nem de longe estarei usando remédios com a mesma frequência com que usava, e não pretendo voltar àquele patamar de medicações. 

Bom, é o que tenho feito por mim. A questão do ganho de peso está me deixando pra baixo, mas menos do que achei que ficaria. Ao invés de me desesperar, estarei retornando à Fase Cruzeiro da Dukan esta semana, reiniciarei o Focus T25 da Fase Alpha também. Eu terminei o calendário normal, terminei o calendário extra que vinha fazendo também. Vou reiniciar, mas desta vez quero tentar acompanhar o grande grupo, apelando o mínimo pra Tania. Já fiz isso essa semana, e estou surpresa com o quanto meu joelho está colaborando! Me animei!

Era isso turma. Uma boa semana para vocês! Agradeço os e-mails carinhosos que tenho recebido e me desculpo por estar levando a fanpage do blog - e o próprio blog - tão à míngua. Estou precisando priorizar algumas coisas em detrimento de outras, mas acredito que ainda posso me organizar melhor, vamos ver.

Beijo!

Você pode gostar destes também

5 comentários

  1. Oi De, te entendo bem nessa questão hormonal. Eu tenho um sério distúrbio, passo anos, isso mesmo, ANOS sem menstruar. Desde a ultima vez que desceu para mim fazem 2 e 8 meses, e isso reflete muito no meu peso.
    Infelizmente até hj não encontrei um profissional dispoto a me ajudar de verdade. Sempre que vou ao médico me mandam tomar anticoncepcional, o que na verdade mascara a minha rela situação, visto que qdo paro os remédios continua tudo do mesmo jeito...
    é bem difícil essa situação, estou a 8 anos tentando engravidar e não consigo. Cada dia engordo mais. E ultimamente tenho percebido que meu controle emocional está zero... Enfim, é horrível!!!
    Mas é isso ai garota, não desista!! Vc é uma vencedora!!
    Bjão @debbie_domiciano

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que função essa tua heim!! Ninguém merece...Tu sabe que achei que perdia cabelo, mas pelo que escreveste o meu caso não é tanto assim... Espero que consigas solucionar todos os teus problemas, saúde sempre em primeiro lugar né..beijoss

    ResponderExcluir
  3. Tua saúde acima de tudo, Denny! Espero que as coisas vão normalizando pra ti e tu possa viver sossegada pelo menos um tempo huashauhsaush
    E tu tomando remédio demais e eu de menos... nenhuma das duas coisas faz bem :(
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Valeu muito o teu comentário!! Achei ótimas as dicas!! Obrigadaa beijosss

    ResponderExcluir
  5. Denny, foca na saúde neste momento, o resultado positivo na balança vai vir com o tempo mesmo. Meu grande problema é a SOP, mas vou levando a vida e deixando ela me levar. =D

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato