Pessoalidades

Consequências da obesidade - Um depoimento

22:46Denny Baptista


Das piores coisas que os anos passados na obesidade me trouxeram, sem dúvida as doenças e desconfortos ganham de lavada. Ainda sou considerada obesa, segundo os atuais cálculos de IMC - precisaria chegar pelo menos aos 80kg para entrar na faixa de sobrepeso. Mas com certeza os 32kg a menos até o momento já me trouxeram inúmeros avanços.

Das inúmeras coisas que o excesso de peso e o uso desenfreado de medicamentos me trouxeram, posso citar algumas, extremamente incômodas. Azia constante. Insônia insuportável. Dores lancinantes nos pés e pernas. Insuficiência respiratória (tenho asma e o quadro vinha "evoluindo"). Arritmia cardíaca. Queda de cabelo. Alergias diversas. Articulações comprometidas.

Acontece que ainda hoje, e para o resto da minha vida, algumas consequências disso tudo ficarão. Quando dobro meus joelhos, eles fazem o som de isopor sendo comprimido. Levei meses para que não doessem tanto durante a atividade física. Agora que os joelhos só estalam e não doem mais, e que meus pulmões me permitem seguir o treino aeróbico sem problemas, tenho sofrido muito com dores nas costas, o que não me permite seguir o cronograma do Focus T25 corretamente. E olha que reiniciei na Fase Alpha. 

Tudo consequência do sobrepeso. Minha coluna já estava arruinada há tempos. E tenho muito seio, precisarei recorrer a uma redução de mama. Mas os médicos insistem que eu tenha filhos primeiro - filhos estes que nem sei se poderei ter. Com o impacto dos saltos e pulos nos treinos, creio ter lesionado uma vértebra, pois a dor é bastante pontual. Agora resta esperar vaga dentro do meu plano de saúde para uma consulta. 

Estas coisas me deixam triste. Muito triste. Pois mais que a aparência no espelho, que as roupas horrorosas me escolhendo, foi a total falta de qualidade de vida que me fez dar o basta. Foi bom por ser o que eu precisava para o "start" na dieta. Mas as consequências, ainda hoje, são bastante severas.

Por isso se você está aí, acima do peso, desmotivado, eu peço: MEXA-SE. Eu cheguei ao meu limite. Passei muito além. Quase DOBREI meu peso em 4 anos. E o resultado é realmente destruidor. Não vale a pena. Faça algo por você HOJE. Eu hoje colho as consequências. Faça escolhas melhores que as minhas então! 

Mas, para mostrar que estou na luta, e que já fiz um bom tanto do caminho de volta, mais um antes e depois. Na verdade o antes não creio que seja dos 119kg, acho que eu não tive coragem de me fotografar nessa fase. Mas é a mais próxima disso que tenho. Beijo!

P.S.: estou cerca de 1kg mais magra (ou menos gorda) que na foto da direita. O peso está oscilando demais, entre 86 e 89, minha ginecologista disse que por hora, até resolver minha questão hormonal, estou no lucro ainda. Encaminhei exames, tenho mais uns a fazer e logo devo ter respostas concretas para contar a vocês. Bjs

Você pode gostar destes também

3 comentários

  1. Texto maravilhoso e... Como entendo cada desses tópicos... Mais sucesso, Denny

    ResponderExcluir
  2. Você tá ótima! 32kgs com dieta e atividade física, muito bom! Eu já perdi 15kgs, mas ainda faltam muitos... Primeiro pretendo chegar aos 90, depois avanço mais... Parabéns! Se puder me seguir, podemos trocar experiências e apoio! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, por acaso encontrei o seu blog através de uma pesquisa que fazia sobre os exercícios T25 e fiquei muito encantado com a sua experiência de partilhar aquilo que pensa, que vive, enfim ... Eu me chamdo Orlando, tenho 32 anos, sou brasileiro mas vivo em Portugal já tem 6 anos. Sempre sofri de efeito sanfona, um pouco mais gordinho, um pouco mais magrinho, mas passado os dois primeiros anos em Portugal, quando a vida melhorou bastante e me casei, engordei muito. Veja bem, tenho 1.74m, cheguei a Portugal com 26 anos pesando 74kg e dois anos depois cheguei aos 89kg. Fiquei super deprimido, parte da minha compulsão por comer foi stress do trabalho, e assim fiquei até os 31 anos, sofrendo de ansiedade por me sentir gordo. Conheci a dieta Dukan e foi uma maravilha, não tão fácil, mas motivador, perdi muito peso, como nunca antes, cheguei a pesar 59kg, 30 kg em 4 meses e meio ... Fiquei muito magro e resolvi que era momento de estabilizar, fiz tudo bonitinho. Hoje em dia, 7 meses do fim da dieta me mantenho nos 65kg, mas confesso que queria voltar para os 62kg porque me sinto magro e mais confortável, mas morro de preguiça de fazer a proteína pura de novo, EHHE. Encontrei o T25 e comecei a fazer, hoje terminei a primeira semana mas fiquei muito triste porque só perdi 200g mesmo almoçando e jantando salado, grelhados e lanchando iogurtes magros ... Diz-me uma coisa? Com o passar das semanas os exercícios fazem perder peso? Quase me dá vontade de voltar para a PP por umas semanas para chegar ao peso que quero. Bom, fica aqui o meu relato mas tb meu abraço, fiquei muito encantado com o seu blog e sua história. Beijinhos de Portugal :D

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato