Pessoalidades

Dieta Dukan e eu - Uma pausa

19:38Denny Baptista


Olá! Hoje vim dar notícias a respeito do meu drama pessoal. Eu já havia comentado em outro post sobre uma consulta com outro ginecologista. Fui na nova consulta, e foi muito bom. Este médico foi um dos poucos com quem já tive contato que se mostrou realmente interessado em me ajudar de alguma forma. Já ando cansada de médicos que atendem rapidamente, ouvem os sintomas isoladamente, medicam e te dão tchauzinho. Este se mostrou despreocupado com o tempo da consulta - falamos por 30 a 40 minutos - e me fez muitas perguntas. Perguntas estas que a ginecologista anterior não fez antes de me dar um disgnóstico tão definitivo, tais como: quantos anos eu tinha quando comecei a menstruar; casos semelhantes na família; ciclos menstruais; medicamentos que uso ou usei recentemente; um pouco da minha via cotidiana, e uma infinidade de outras coisas. 
A conclusão que ele chegou é de que é muito cedo para concluir algo. Sim, meus hormônios indicam uma menopausa precoce. Mas estes são meus níveis hormonais HOJE. Ele me disse o que a minha ginecologista lá de Palmeira disse quando isso aconteceu pela primeira vez: pode ter N causas. Pode ser que meus hormônios apenas estejam malucos e isso volte ao normal. Como podem, obviamente, não voltar. 

O fato é que tudo foi mais animador, porque ele me deu esperança. Disse que, ao contrário do afirmado anteriormente, meu útero não é pequeno. E ele acha muito difícil eu ser portadora de hipogonadismo hipergonadotrófico pelo fato de sempre ter menstruado normalmente, sem pausas, sem atrasos, dos 11 aos 23, quando iniciei o uso de pílulas anticoncepcionais. Mas conversamos muito e ele traçou uma linha de ação. Vamos começar a investigar e eliminar possibilidades. 

Uma das possíveis causas é a dieta. Calma que eu já explico isso. Disse a ele que faço a Dukan e perguntei se ele achava que ela poderia ter causado essa bagunça. Ele elogiou a dieta, disse ser uma das melhores que ele conhece e que não acredita que a Dukan, especificamente, tenha causado essa bagunça hormonal. Mas que DIETAS em si, podem sempre alterar os hormônios, pois a perda de gordura, a redução de porções ou mesmo a retirada de alguns grupos alimentares do cardápio podem causar isso em algumas pessoas mais sensíveis. Esse PODE ser uma das causas dos hormônios malucos. E, como esta foi a maior mudança que aconteceu na minha vida nos últimos meses, decidiu começar por aí. Ele, então, me pediu para parar com a dieta. Quer que eu me alimente de todos os grupos alimentares, tomando o cuidado óbvio para evitar engordar novamente, pelos próximos 3 a 5 meses. E vamos refazendo os exames hormonais periodicamente para ir monitorando a situação. 

Foi uma decisão bastante difícil para mim. Uma porque estou completamente adaptada à dieta. Outra por que ajudo a moderar um grupo Dukan no Facebook, e sou tida como um exemplo para muita gente lá. Isso traz uma grande responsabilidade. Mas pensei, pensei, protelei, conversei com o marido e ontem, dei o aviso no grupo Dukan do Whatsapp, e do Facebook. 

O ponto é que eu ainda tenho MUITO peso para perder. Mas não posso ser irresponsável a ponto de brecar algo tão decisivo da minha vida só para dizer que segui até o fim uma dieta X. A Dukan foi muito importante para mim, e pretendo retomá-la num momento mais oportuno. A partir de amanhã começarei com a boa e velha Reeducação Alimentar, mas nos moldes da Fase de Consolidação da Dukan, com algumas brechas solicitadas pelo médico. Então, me impus algumas metas para melhoria da minha saúde como um todo:
  • Usar o máximo de alimentos orgânicos e naturais que puder;
  • Utilizar alimentos integrais, sempre;
  • Buscar opções mais saudáveis de lanches e snacks;
  • Manter a frequência da atividade física. 
São metas pequeninhas, mas quero ir incorporando um modo de vida mais saudável. Ando cogitando voltar a ser lacto-ovo-vegetariana, mas dessa vez estou estudando o que fazer para manter-me saudável e bem nutrida de proteínas. Enfim, uma nova etapa recomeça, e vamos ver no que vai dar isso!

Torçam por mim? 

Beijos!

P.S.: ando pensando em gravar uns vídeos, tipo vlog. O que vocês acham da ideia? Sobre o que gostariam que eu tratasse aqui? 

Você pode gostar destes também

5 comentários

  1. Que alegria Denny ver que há esperanças, e que ainda existem médicos responsáveis e competentes!!! Boa sorte e grave vlog sim, acho que sobre sua rotina seria bem interessante, principalmente alimentação!! Bjinhos @debbie_domiciano

    ResponderExcluir
  2. Segundas e terceiras opiniões são muito importantes. Estou rezando para que tudo fique bem e se resolva. Um beijo e um carinho! =D

    ResponderExcluir
  3. :) Boa sorte nessa nova fase!!! Daqui a pouco com certeza, você receberá o seu "presente abençoado!!! " :) Adorei a ideia do vlog, acho legal tratar assuntos variados: beleza, receitinhas lights e naturais, debater assuntos atuais e etc... :) Ana

    ResponderExcluir
  4. Difícil ter que determinar prioridades, né?! É tudo muito importante pra você! Mas digo que fiquei feliz aqui, e aliviada também, com o feedback de um outro especialista sobre o seu problema. Vamos com fé de que a coisa seja realmente uma bagunça hormonal nada bem-vinda, e que isso possa eventualmente se normalizar e dar certo! Por mais que ele tenha dito que talvez seja isso, e talvez não, ainda é 50% de chance, e 50% é muuuuuito melhor do que nada, como a antipática lá tinha sugerido (aliás, DECRETADO). Assim sendo, força na reeducação alimentar, foque nos resultados, e tudo vai dar certo. E, ah, amo a ideia de tu gravar vídeos (assim a gente se sente mais "próximo")! Eu mesma tinha vontade, às vezes, mas odeio meu sotaque e perco a coragem :(
    Beijão, cara-gêmea, te desejo muita sorte e sucesso!!

    ResponderExcluir
  5. É esses médicos de hoje estão complicados e atendendo muito mal e fico feliz por você ter encontrado um que realmente entendesse seus problemas e que te ajudou.....agora essa dieta eu não fiz..prefiro optar por cousas mais 'normais' rsrsrrsrs

    Beijos
    * Blog da Pâm #SobreDietas

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato