Receitas Receitas Salgadas

Receitinha da Semana - Tapioca com recheio de omelete

09:00Denny Baptista



A tapioca ganhou o status de "queridinha" da vez. Musas "fit" e afins caíram de cabeça nesse prato popular no Brasil desde que o mundo é mundo. E não é de graça, já que a tapioca traz consigo inúmeros benefícios. É uma alternativa bacana ao pãozinho do desjejum, pois como é feita de um ingrediente só, é melhor assimilada pelo organismo. Vejamos alguns benefícios:
  • 1 porção de 50g (cerca de 2 colheres de sopa) - tem apenas 70 calorias.
  • Não possui glinadina, uma substância presente no pão que aumenta a inflamação do organismo e a gordura abdominal;
  • Serve como uma refeição completa, desde que seja combinada com um recheio saudável;
  • É neutra, ajudando a estabilizar o PH do corpo, o que é muito importante na prevenção de doenças, tumores e cânceres, que se propagam em ambientes ácidos;
  • Melhora a flora intestinal;
  • Diminui a acidez intestinal;
A tapioca possui um alto índice glicêmico, mas você pode balancear isso acrescentando chia no preparo dela, ou algum tipo de gordura boa no recheio. 

Então hoje eu trouxe a receita de uma tapioca bacana, com um recheio que auxilia a baixar o índice glicêmico dela e serve como uma boa refeição! Vamos lá!


Tapioca com recheio de omelete

Ingredientes
  • 2 ovos
  • 2 colheres de goma de tapioca hidratada
  • sal e pimenta a gosto
  • algumas gotinhas de óleo
Como fazer

Quebre os ovos em um recipiente, uma pitada de sal e pimenta e bata levemente para misturar. Em uma frigideira antiaderente, ponha algumas gotinhas de óleo e limpe o excesso com um papel toalha. Frite os ovos até o ponto desejado. Reserve.

Em uma frigideira antiaderente morna sem untar, despeje a goma de tapioca no centro da frigideira. Espalhe com uma colher até formar uma camada fina e redonda, como uma panqueca. Deixe ela ali, paradinha, por cerca de 3 minutos, até que ela comece a entortar levemente nas bordas. Vire e ponha o recheio sobre a massa. Com a espátula, dobre a tapioca ao meio, retire, ponha em um prato e sirva. Fica deliciosa!

Só recentemente passei a encontrar a goma de tapioca hidratada na minha cidade. Até então, meu marido e eu fazíamos com o método artesanal: polvilho doce + água + muito muque pra peneirar! Agora passei a encontrar na Milaneska Saúde, lojinha de produtos naturais aqui de Santo Ângelo, e no Armazém do Alimento, lojinha do mesmo gênero, mas que conta com uma fruteira bem bacana também! Por aqui ainda acho meio carinho, custa em torno de R$8,00 o pacote, mas é o que temos, paciência!

Espero que tenham curtido a receita! Vocês também curtem tapioca?

Beijão!

Você pode gostar destes também

3 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato