25/11/2014

Respirar para acalmar



O dia a dia nos oprime com tantas preocupações, ocupações e a ansiedade muitas vezes nos deixa quase malucos! Não é verdade? Hoje quero compartilhar com vocês algumas coisas que aprendi sobre o modo como o controle da respiração pode nos ajudar a controlar a ansiedade e nervosismo e, então, melhorar a qualidade de vida em geral.

A ansiedade é o mal do século. Ela é o "fantasma" por trás da compulsão alimentar, depressão e, diz a medicina, doenças das mais diversas, inclusive tumores e cânceres. Por isso é essencial buscar o controle sobre o nervosismo. 

Há cerca de 10 anos convivo com o transtorno de ansiedade generalizada no meu dia a dia, já tendo perdido o controle sobre isso e precisado recorrer diversas vezes a tratamentos com medicação específica. Inclusive já sofri com a Síndrome do Pânico, Hoje, depois de muito tempo de aprendizado, tentativas e erros, já sei de várias coisas que me ajudam a controlar a ansiedade quando ela bate forte, e consigo aliviar muito a situação sem precisar recorrer a remédios. Um dos segredos principais é a respiração. Há pequenos e valiosos truques respiratórios que nos ajudam a retomar o controle sobre o nervosismo e evitar ou debelar crises mais fortes. Vou deixar aqui algumas dicas que realmente me ajudaram, na prática a conseguir esse equilíbrio - que não é fácil, mas que pode sim ser controlado. 

  • Busque tranquilidade. Em meio a uma crise de ansiedade ou nervosismo, se possível, busque um lugar calmo, livre ao máximo de barulho. Sente-se em posição confortável e procure relaxar, respirando fundo. 
  • Respire profundamente. Inspire e expire, o mais vagarosamente possível e concentre-se apenas nisso. A inspiração e a expiração devem ter o mesmo tempo. Procure sentir a respiração e pensar apenas nesse movimento. 
  • Coloque as mãos sobre as pernas ou toque o abdômen. O importante aqui é ficar na posição que te deixe mais à vontade. As mãos sobre o abdômen ajudam a focar mais na respiração, pois você sentirá os movimentos e isso pode ajudar na concentração. 
  • Foque apenas na respiração. Se você tiver a chance de ouvir alguma música calma, ouça. Mas foque no exercício respiratório até que a mente vá se acalmando. Tenha paciência. 
  • Faça exercícios respiratórios ao acordar e antes de dormir. Cotidianamente, este hábito já te ajudará a começar bem o dia. Sente-se em um lugar confortável, respire e inspire vagarosamente de 10 a 15 vezes. 

São dicas simples, mas que ajudam muito! E às vezes achamos que, por ser tudo tão simples, não funciona. Eu mesma achei isso por muito tempo. No entanto, quando não via mais saída, decidi tentar, e vi que funcionou muito mais que remédios. Eu as usei em momentos bastante tensos e ajudaram a me manter sob controle, e debelar a crise ansiosa. Espero que estas dicas possam ajudar alguém.

Se você, leitor, tiver alguma dica para lidar com a ansiedade ou depressão, deixe seu depoimento nos comentários, aqui no blog, na fanpage, ou mesmo através do formulário de contato.

Beijão, uma ótima terça-feira!

2 comentários:

  1. "Respirar fundo" é a primeira coisa que mandam a gente fazer quando está nervosa, e a gente fica fula com a ordem, mas a coisa incrivelmente funciona!

    Eu tenho controlado as minhas crises de ansiedade trocando os acontecimentos que as desencadearam por outros. Eu não consigo NÃO me preocupar com as coisas, então distraio o que me atormenta por assuntos menos urgentes. Por exemplo, tô perdendo o sono porque semana que vem tenho AQUELA aula difícil pra dar. Aí paro e penso: "Pô, é só semana que vem. O que tem de importante pra amanhã? Ah, lavar roupa." Então foco meus pensamentos na roupa de amanhã e me proíbo de pensar na aula da semana que vem. E tem funcionado, eu respiro fundo e digo "Calma, Manu, um dia de cada vez!" e esqueço. Aí, quando chega o dia e não tenho mais como evitar pensar na tal aula difícil, projeto meus pensamentos pra alguma coisa legal que vai acontecer depois. Por exemplo: "Não vejo a hora de chegar em casa pra assistir aquele episódio novo de Star Trek!", e então a aula difícil fica menos assustadora, porque sei que, depois que ela acabar, eu vou pra casa e morrer de amor com a tv, haha. Talvez não seja um método científico e nem seja recomendado, mas minhas crises diminuíram muito depois que comecei a me policiar assim. Beijo, Dê cara-gêmea ♥

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  2. Gostei muito das dicas, Denny. Vou experimentar, com certeza. Obrigada.

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