Dicas Saúde

Alimentos que protegem a pele do sol

20:22Denny Baptista


Olá turma, tudo bem? Verão bombando, calor matando, certo? CERTÍSSIMO. Eu já sou uma pessoa tricolor. Ou mais. Porque, como aqui não tem praia e não tenho frequentado locais/casas de amigos com piscina, o braço está de uma cor, a barriga de outra, a perna de uma terceira cor e se eu for analisar com cuidado acho que tem bem mais de 3 tons na minha pele, rs... O sol é um espetáculo à parte. Um instrumento mundial de tortura. Penso 10 vezes antes de sair na rua, e quando saio é agoniante. Há momentos que dá vontade e se jogar na primeira poça de água suja que possa surgir e ficar ali, quietinha, chorando em posição fetal. Tá doido meu! Mas o problema não reside apenas na sensação e calor: o câncer de pele ronda bonito nessa época. E não apenas ele, como o envelhecimento precoce e as manchas na pele (melasmas).

Há diversos tipos de protetores/bloqueadores, com os mais diversos níveis de proteção solar. No entanto, não se sabe até que ponto eles são suficientes, e cada pele tem uma necessidade. Mas há maneiras de melhorar a proteção solar da pele com a alimentação. E também evitar o aparecimento de manchas e envelhecimento precoce a pele. Uma alimentação equilibrada pode melhorar a situação e impedir que os danos sejam maiores. Abaixo, alguns alimentos que podem ajudar nisso:
  • Amêndoas - ricas em vitamina E. A vitamina E ajuda na proteção das células contra a luz ultravioleta, sendo um excelente bloqueador solar. 
  • Cenoura e goiaba - excelentes fontes de betacaroteno, que é precursor da vitamina A. Um dos principais benefícios a vitamina A é impedir os danos dos radicais livres que são gerados pela exposição ao sol. 
  • Cacau - recheado de flavonoides, que são antioxidantes  capazes de proteger a pele dos danos do sol. O consumo diário aumenta a proteção contra os raios UV.
  • Espinafre - rico em ácido fólico, que auxilia na renovação da pele, prevenindo o envelhecimento causado pela exposição ao sol.
  • Tomate - quando aquecido libera licopeno, substância importantíssima, que ajuda o organismo a eliminar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce causado pela exposição solar. 
Portanto, capriche na ingestão destes alimentos e aproveite o verão com mais proteção!

Beijos!

Você pode gostar destes também

1 comentários

  1. Oi Denny ;)
    Realmente, o verão chegou com tudo esse ano, e as pessoas ainda acham que a gente só tem que proteger a pele na praia ou piscina.
    Mas, bora nos cuidar pq ninguem pode fazer isso por nós, né?
    Beijos,

    http://julianamoreire.blogspot.com

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato