Atividade Física Dicas

Caminhada - afinal de contas, emagrece ou não?

08:00Denny Baptista


Como falei há alguns posts, tenho percebido que a cada dia mais recebemos informações desencontradas de profissionais de saúde, nutrição, educadores físicos, enfim, cada um parece ter uma verdade a ser "revelada", que geralmente faz contraponto à informação que outro passa. Uma das informações que alguns educadores físicos resolveram passar é a de que a caminhada ão serve para o emagrecimento. Inclusive escutei (digo escutei porque assisti a um vídeo) um certo mocinho por aí afirmando que a caminhada engorda. Quando ouvi quase cuspi todo meu chá no notebook né. 

A ciência através de testes em laboratório, tomografias computadorizadas, hemogramas, eletrocardiogramas, já provou por A + B que a caminhada ajuda sim no emagrecimento. O que acontece é que geralmente quem vai contra isso, ou está naquele patamar do sabe-tudo (que geralmente sabe infinitamente menos do que pensa saber) ou quer vender algum produto ou treinamento que leva seu nome. Essa é a realidade da coisa meus amigos. Mas vamos aos fatos: o que a caminhada pode fazer por você?

  • Emagrece - sim, a caminhada emagrece! Se você for sedentário então, o resultado é ainda melhor. Uma caminhada no capricho pode queimar entre 300 a 500 calorias por hora. 
  • Regula o intestino - os movimentos que você realiza durante a caminhada auxiliam na motilidade intestinal também, ajudando no processo todo. 
  • Traz bem-estar - como toda atividade física, ao final de sua realização, os sentimentos de ansiedade e stress diminuem consideravelmente. Isso porque o organismo libera a nossa querida - e já conhecida - endorfina na corrente sanguínea, trazendo essa sensação agradável. 
  • Cuida do coração - Toda atividade aeróbica diminui as taxas de colesterol ruim e melhora o sistema cardiovascular, o que diminui as chances de problemas cardíacos. 
  • Diminui o inchaço - Com a contribuição na circulação sanguínea, a retenção hídrica se torna menos também. 
  • Fortalece o sistema imunológico - A caminhada melhora as defesas do organismo, reduzindo o risco de infecções, principalmente nas vias aéreas superiores. 
  • Regulariza a glicose - Quem tem diabetes não pode abrir mão da caminhada, pois durante a prática deste exercício, a insulina é produzida pelo organismo em maior quantidade, uma vez que fígado e pâncreas são estimulados. Mais insulina no sangue, maior a capacidade de absorção da glicose pelas células. 
  • Deixa os ossos mais fortes - o impacto das passadas fortalece a massa muscular, e esta retarda a perda de massa óssea. 
  • Diminui as chances de câncer de mama - a realização regular deste tipo de exercício diminui a incidência de tumores nas mamas. 
  • Melhora a qualidade do sono - a caminhada faz com que o corpo aumenta a produção de substâncias que logo após o exercício nos deixam bem dispostos e depois nos ajudam a relaxar mais rapidamente. E com o gasto calórico, ao final do dia fica mais fácil desacelerar. 
  • Diminui a gordura visceral - o ato de caminhar faz com que este tipo de gordura - aquela que fica entre os órgãos e detona a saúde como um todo - diminua consideravelmente. 
Agora, uma pergunta importante: quanto caminhar?

Segundo diversos especialistas, 30 minutos diários são suficientes - ou cerca de 2:30h por semana. Se você puder caminhar mais, melhor. 

E qual o ritmo?

O ideal é caminhar no ritmo máximo possível. Cada um tem seu limite, que vai aumentando conforme ganha-se condicionamento. Mas o mais importante para a perda de peso, é variar a intensidade da caminhada: quanto mais variada a intensidade, maior a metabolização de gordura como fonte de energia. Ou seja: caminhe ora bem rápido, ora mais devagar. 

Bom, eu voltei a caminhar. Esta semana que passou (de domingo a domingo) caminhei 7 vezes, em média 1:20h por vez. No começo eu não queria isso, porque acho que é muito tempo gasto, mas eu sentia que precisava acelerar meu emagrecimento, afinal de contas ninguém em sã consciência quer ficar eternamente em dieta. Então, comecei. E já estou gostando demais. Tanto que hoje no domingo, tenho caminhado de manhã e fico me coçando para caminhar à tardinha novamente, rs... Tem sido de grande ajuda para pôr a cabeça no lugar, e extravasar a energia - tenho me sentido com muita energia acumulada em alguns momentos do dia. Até fiz umas fotos de cada caminhada - no começo timidamente, sempre tem gente caminhando e fico com vergonha, rs... Mas aproveito quando vejo que não há ninguém a vista para o click comprobatório do dia, rs... 


E você, que tipo de atividade física faz? Conta aí!

Beijo!

Se você curte o blog, pode me acompanhar nas redes sociais:

Você pode gostar destes também

2 comentários

  1. Sempre percebo essa coisa também, o que você faz para emagrecer não serve, só serve o que eu tenho para te vender. Também sinto na balança e no condicionamento a diferença. Sem contar que nada melhor que ter aquele tempo para refletir.

    ResponderExcluir
  2. Caminhas é uma beleza para perder gordura na barriga eu amo!!

    Beijinhos,
    Blog da Pâm!!

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato