Dicas Saúde

Os 8 remédios naturais - Ar puro

06:00Denny Baptista


Olá turma! Dando continuidade aos posts sobre os 8 remédios naturais, hoje o destaque é para o ar puro. Que o ar puro é essencial à vida não é sequer preciso relembrar, afinal de contas é um dos processos involuntários de nosso organismo. Mas hoje quero relembrar os motivos disso!

A respiração é um ato involuntário do organismo. Por ser essencial à vida, o organismo tem um mecanismo automático para conseguir o oxigênio que precisa. Apesar de essencial, o ar puro é considerado um remédio natural (porque, convenhamos, ar puro e de qualidade não é algo tão simples de se conseguir hoje em dia), pois se utilizado da maneira correta ele traz inúmeros benefícios ao nosso organismo. 

Como a respiração acontece 

Basicamente o oxigênio entra em nosso organismo pelas vias aéreas, enche os pulmões, e de lá é encaminhado para todos nossos órgãos, através da corrente sanguínea. Algumas peculiaridades:
  • Em repouso, um adulto consome cerca de 8 litros de oxigênio por minutos, o que corresponde a 500 litros por hora e cerca de 12m³ por dia. 
  • O oxigênio é formado por uma mistura de gases. Em condições "normais" a composição tem cerca de 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio e 1% de gases diversos. Essas porcentagens podem mudar de acordo com a altitude, poluição, etc.

No entanto há uma grande diferença entre respirar e respirar corretamente. E mais diferença ainda entre ar puro e poluído.

Respiração e organismo

O ar puro é importantíssimo para nosso organismo pelos motivos abaixo (principalmente, pois há muitos outros):

  • Auxilia na eliminação de resíduos das células;
  • Melhora o funcionamento do sistema respiratório;
  • Aumenta a imunidade;
  • Melhora o desempenho cerebral;
  • Estimula a atividade sexual;
  • Torna o organismo mais resistente à poluição;
  • Melhora a vitalidade física, intelectual e psíquica;
  • Previne o stress;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Equilibra e regulariza as funções do organismo;
  • Melhora o humor;
  • Previne a depressão e ansiedade.


Como respirar corretamente

Toda criança nasce já respirando. A troca gasosa de oxigênio acontece ainda no útero da mãe. Mas quando o bebê nasce é que os pulmões de fato passam a funcionar. E é por isso que o bebê chora logo após nascer: porque as primeiras ingestões de ar pelos pulmões doem. É um órgão novo tendo contato com o ar, e esse contato inicial gera uma ardência que faz com que os pequerruchos chorem. E é por isso que causa estranheza quando um bebê não chora, pois se há dor, o fato de ele não chorar pode significar que não está plenamente consciente. 

A respiração automática é perfeita nos bebês: começa da parte inferior dos pulmões (com uma super ajuda do diafragma), e vai enchendo os pulmões plenamente até expandi-los totalmente, como na imagem abaixo:

Imagem: Portal Hapkido
O que acontece é que com o passar dos anos, nós temos a tendência a uma respiração mais superficial, que não preenche totalmente os pulmões - e também não fornece todo o oxigênio ideal - e que não se inicia de baixo para cima. Sabe a maniazinha de murchar a barriga? Pois então, ela ajuda nessa respiração errada. Observe sua respiração: a barriga se expande primeiro que o peito, ou o contrário? Se sua barriga se expande primeiro que o peito, tudo certo. Se o peito expande primeiro, ou se só o peito expande durante a respiração, é preciso reformular isso! 

Alguns exercícios podem ajudar a melhorar a qualidade da respiração. Respirar profunda e lentamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca é um exercício simples, mas que ajuda muito a melhorar a oxigenação do corpo, ajudando a clarear a mente, acalmar e fugir da ansiedade. 

Dicas para aproveitar melhor o ar puro

Algumas dicas podem te ajudar a melhorar a qualidade do ar, ou evitar que a situação dele piore. Veja algumas: 
  • Procure ficar sempre em um lugar bem arejado;
  • Abra as janelas da casa / escritório e deixe o ar circular livremente;
  • Procure fazer exercícios em um lugar próximo à natureza, para aproveitar o momento em um ambiente com o ar mais puro possível;
  • Periodicamente passe um dia em um parque ou fazenda com muitas árvores e ar de boa qualidade para "recarregar" o organismo;
  • Evite utilizar venenos e produtos tóxicos em um lugar fechado;
  • Mantenha o ar condicionado sempre limpo;
  • Não abuse dos umidificadores de ar, use-os somente quado necessário;
  • Mantenha em casa plantas que ajudem a purificar o ar.
10 plantas purificadoras do ar

As plantas, eu seu processo de fotossíntese (a maneira que a planta tem de produzir seu próprio alimento), utiliza gás carbônico como combustível, devolvendo oxigênio de boa qualidade ao ambiente. Algumas inclusive eliminar detritos tóxicos do ar. Vejamos alguns exemplares que você pode ter em casa e que ajudam muito nesse processo:


Da esquerda para a direita e de cima para baixo:
  1. Lírio da paz
  1. Hera inglesa
  1. Espada de São Jorge
  1. Samambaia Boston
  1. Clorofito
  1. Aloe Vera (babosa)
  1. Jiboia
  1. Palmeira Ráfia
  1. Gerbera
  1. Azaleia

Bom, creio que este post deu uma relembrada naquilo que é essencial sobre o ar puro, e a dica das plantas eu guardei pra vida - já tenho uma, e vou pôr algumas na wishlist!

Espero que tenham curtido o post!

Beijocão!

Se você curte o blog, pode me acompanhar nas redes sociais:

Você pode gostar destes também

0 comentários

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato