Pessoalidades

Sinceridade e publiposts - é possível esta coexistência

06:00Denny Baptista


Eu tenho este blog há MUITO tempo. Mais de 6 anos. E antes dele tive outros, totalizando mais de uma década de blog (putz, tô velha!). Durante todo esse tempo o blog oscilou entre períodos de maior produção de posts e de produção zero. Mas do ano passado para cá fui engatando uma sequência bacana, e estou intensificando cada vez mais. Eu AMO isso. Muito. Escrever, produzir bons posts, compartilhar coisas que aprendo, experiências que vivo, é algo que e faz muito feliz, que faço com amor. 

Com o passar do tempo o blog foi melhorando, estou aprendendo mais sobre fotografia (mas o caminho ainda é longo!), investindo em algumas coisas aqui, outras ali. Criei o canal no YouTube, e a audiência do blog aos poucos foi aumentando. Mas de uma coisa nunca abri, nem abrirei mão: da sinceridade. 

Infelizmente passamos por um período em que as empresas passaram a enxergar o blog e algumas decidiram se aproveitar disso de maneiras não muito bacanas. Claro, estas empresas só conseguem fazer o que fazer porque alguém aceita. Nesse tempo todo de blog, já recebi várias propostas de trabalhos e parcerias. Há todo tipo de proposta: desde empresas que enviam os posts prontos para você publicar como "sua opinião", a outras que enviam produtos e te deixam livre para falar ou não deles. Aí entra o problema: as pessoas não sabem muitas vezes separar oque é opinião de verdade do que é "opinião paga", e isso faz com que olhem com desconfiança para todo tipo de publipost, principalmente de blogs menores. Há aqui aquela ideia errônea de que porque um blog é pequeno, vende-se com facilidade. Não é bem assim.

Neste post quero apenas falar sobre como EU lido com isso - e sei que muitas meninas também agem assim. 

Quando uma empresa entra em contato comigo, primeiramente eu faço uma pesquisa a respeito dela. Jamais colocarei em risco a credibilidade do meu blog com uma parceria irresponsável. Pesquisa feita, dou prosseguimento ao contato e faço a análise da proposta. Porque há propostas que chegam a ser desrespeitosas. E há boas propostas. Entre as boas propostas eu ainda faço a seleção da que se enquadra no meu perfil e do blog. Não tem cabimento eu fazer propaganda de pneu se nem sei dirigir. Precisa fazer sentido.

Feito isso, vem o principal: eu produzo meus posts e não topo post pronto. E só aceito porpostas que permitam a exposição do que eu penso sinceramente sobre o assunto ou produto. Mas aqui cabe um adendo: eu não fico queimando filme de nada ou ninguém sem motivo. Se por exemplo, eu recebi uma caixa com produtos, falo no blog apenas sobre aqueles que eu gostei. Porque gosto é muito pessoal, e não há motivo para falar mal de algum produto que não se encaixou no meu gosto pessoal. A menos que o produto tenha algum problema grave de qualidade ou ponha a saúde das pessoas em risco. Aí há o alerta. Do contrário, apenas ignoro. No entanto, se há um produto bacana, mas que tem pontos negativos, os pontos negativos sempre são citados.

Eu não recebo centenas de propostas, é claro! Meu blog é pequeno. Mas antes de mais nada, prezo pela qualidade dele. Porque é meu nome que vem atrelado, minha reputação, minha honra. E isso marca alguma compra. 

Também é importante sempre sinalizar os posts como publieditoriais, isso é lei inclusive. Mas nem todos os publieditoriais são necessariamente pagos. Por exemplo: sou parceira da Dieta Dukan Brasil, e falo constantemente sobre isso no blog. No entanto, eles não me pagam para estes posts, eu já falava muito sobre isso antes mesmo da parceria, e continuarei falando. Então, não é todo post sobre a Dieta Dukan que é publi. E os não publis, obviamente não são sinalizados como publis.

O importante nisso tudo é sempre frisar que se eu falar a respeito de algum produto, é porque utilizei e gostei de verdade. E se alguém me perguntar sobre algo, eu vou dizer. Minhas opiniões não estão à venda. Quem sabe devido a isso o blog tem um crescimento mais comedido. Mas ele precisa ser como a minha honra: sólido. 

Então é possível sim existir a coexistência entre sinceridade e publiposts. Basta firmar parcerias dignas e falar sobre coisas nas quais acreditamos de verdade. Porque aí tudo acontece naturalmente. 

Beijão!

Me siga nas redes sociais e fique por dentro de tudo!
SNAPCHAT: @dennybap / PERISCOPE: @dennybaptista

Você pode gostar destes também

2 comentários

  1. Concordo Denny, da mesmo para ser sincero e ainda sim fazer alguns publis, nunca quis fazer propaganda do que não concordo. Tem que ser pessoal, tem que ser de verdade!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa Denny!! Um xero lindona! Gostei da explicação! rs

    ResponderExcluir

Se você deseja uma resposta a alguma pergunta específica, por gentileza use uma das opções abaixo:

- Deixe seu e-mail, pois o sistema de comentários do blogger não notifica quando respondo, e te responderei por e-mail;

- Envie sua pergunta pelo formulário de contato do blog, do lado direito e deixe seu e-mail para que eu lhe responda;

Beijão!

Formulário de contato